Crianças da Cidade Ademar encenam Folclore Brasileiro
31/08/2023Psicóloga reflete com os jovens e adultos “Qual é a tua obra de arte de vida?”
05/09/2023Castelinho: Yoga no Ibirapuera, Recreação e interação promovida pelos voluntários e valorização cultural e aumento de vínculo entre os Atendidos
Voluntários do Castelinho promovem recreação em momento de integração
No dia 30 de agosto todos os voluntários (jovens, adultos e idosos), e os representantes da Pastoral do Castelinho Dom Bosco, participaram de um momento especial de apresentação dos Voluntários aos Atendidos/Serviços da Unidade
Em reunião de formação, o representante de pastoral Fabiano Martins, delegou aos voluntários que trouxessem para o dia da apresentação um evento com momento recreativo (Quiz), com perguntas sobre voluntariado e Dom Bosco, além de uma atividade com música.
“A proposta do evento foi muito boa, pois percebemos através da dinâmica dos voluntários que eles estão preparados para realizar atividades recreativas com os nossos educandos, pois partiu deles toda preparação deste evento, desde a ideia da proposta a finalização do evento.”, concluiu Joselma Lima, Técnica Psicóloga no NCI.
Yoga e Piquenique para a melhor idade no Parque Ibirapuera
No dia 31, a Oficina de Yoga e Dança Circular para os Atendidos do NCI que costuma acontecer na Unidade da Zona Sul, desta vez foi realizada em atividade externa no Parque Ibirapuera. Neste dia os familiares também foram convidados para participar.
“Estar ao ar livre também tem seus benefícios físicos, além dos aspectos visuais e emocionais, como a produção de vitamina D e aquecimento do corpo em dias mais frios, favorecidos pelos raios solares. Além disso, atividades externas promovem diversos estímulos sensoriais através da audição, tato e olfato. Após os exercícios tivemos um belo piquenique com muitas variedades. Tivemos a participação do Padre Ruan (Pastoral) que também fez atividade de yoga. Adorei!”, declarou Elizete Marinho, Administrativo.
“A realização das atividades de Dança Circular e Yoga ao ar livre, sem dúvida, foi um diferencial. A aproximação da pessoa idosa com o meio ambiente traz inúmeros benefícios enquanto estão concentrados individualmente em seu corpo, em seus pensamentos e em seus movimentos. Eles podem sentir o ar, o vento batendo em seus rosto e colocando seus mundos em harmonia. O cenário natural, a realização das atividades ao ar livre e o piquenique promovem sempre um bem estar entre os idosos. Vê o sorriso no rosto deles é uma sensação de dever cumprido, poder proporcionar para eles momentos de alegria e confraternização é muito prazeroso para nós enquanto Equipe.”, finalizou Crislaine Pereira, Técnica e Assistente Social do Serviço.
Apresentação Folclórica permite valorização cultural e vínculo entre os Atendidos
No dia 1 de setembro, seguindo as comemorações da Cultura Popular: Folclore (22 de agosto), durante os dois períodos foi apresentado no espaço social, as lendas em forma teatral, que foram criadas pelos nossos educandos. O momento é para valorizar a cultura popular brasileira incentivando e criando novas lendas enriquecendo nosso folclore.
“Os atendidos gostaram de fazer às lendas e de apresentar, outro educando relatou que foi interessante, pois eles fizeram uma atividade com pessoas de pouco vínculo. Isso trouxe interatividade e cooperação. Como educador fiquei muito satisfeito e grato, gostei da dedicação e criatividade dos atendidos. Como também o trabalho em equipe.”, apontou Clayton Santos, Educador do CJ.