CEDESP comemora 30 anos de ações efetivas em prol de jovens e adultos
27/06/2023CJ: Formação com a Cummins e muita cultura na prática
28/06/2023CCA PROVIM Bom Retiro
Culinária, Sustentabilidade, atividades com as famílias, reflexão intergeracional junho roxo, exposição dos Vingadores, produção de pião, Revista Qualé e muito mais no CCA PROVIM Bom Retiro
Visita Sustentável da Biblioteca São Paulo
No dia 7 de junho, recebemos o educativo da Biblioteca São Paulo que fez um bate-papo com as turmas vinho e preta sobre os temas Consumo consciente e desperdício. Foi um momento muito especial com trocas e partilhas de experiências e indicação de livros que falam sobre os temas.
Marvel Vingadores STATION – Exposição Oficial
Crianças e adolescentes do CCA PROVIM, visitaram a exposição oficial da Marvel. Os ingressos foram doados pela Fundação Abrinq. “Os adolescentes e educadores adoraram a interatividade, os jogos e os trajes e objetos expostos!!”, declarou Myrian.
Ação intergeracional NCI Castelinho e CCA PROVIM
Celebrado o junho violeta, que celebra no dia 15 de junho o dia de Combate a violência da pessoa idosa, crianças do CCA PROVIM participaram de atividade intergeracional com as Idosas do Castelinho. O intuito foi promover a Oficina de Memória e Cognição através da Terapia Musical da unidade Castelinho Dom Bosco em atividade coletiva, que constitui um importante recurso de inclusão. “Tal ação possibilitou a integração entre a pessoa idosa e as crianças, permitindo criar laços de afetividade o que ajuda a aliviar a sensação de isolamento social, causando impacto positivo na saúde mental, fortalecendo e incentivando a prática do exercício físico por meio de brincadeiras”, Crislaine Roberta Pereira, Educadora.
“Foi um momento agradável para as idosas as quais manifestaram alegria e bem estar mediante a atividade de integração e também oportunidade de mostrarem suas potencialidades trabalhadas por meio da oficina de terapia musical. Muito mais que ‘demonstrar o que realizam’ na oficina, as idosas tiveram oportunidades de deixar na vida das crianças e adolescentes e também em todos os educadores, marcas de alegria, superação, coragem, confiança, dedicação, respeito, e tantos outros sentimentos vividos em cada momento da atividade que realizam no NCI. O sorriso no rosto de cada idosa e os comentários frente a atividade. O sentimento do grupo é de gratidão e contentamento pelo dia”, Eduardo, Oficineiro.
Nossas Bailarinas…
“A galera do balé está toda uniformizada e já em prática! Gratidão a Cia de Dança Cisne Negro!! Gratidão!!” Myrian Varallo, Gerente do Serviço
Bom dia e Boa tarde
No mês de junho, alguns temas importantes:
- Diga não ao preconceito: Abolição da escravatura
- Dia nacional da adoção em geral – (O amar, o cuidar – Pessoas e Animais)
Atividades diferenciadas
- Para espantar o frio, o educador Demétrio Furlan fez uma aulão muito especial, onde mostrou aos educandos e educadores que todos podem aprender a dançar o HIP HOP;
- Você sabe qual a importância da amizade? Essa foi uma reflexão que a Educadora Naiana Silva fez com as crianças. Para representar o que ela significa para cada um dos educandos, todos foram convidados a representá-la em um lindo desenho;
- A dança que tem um aspecto sócio político relacionado a luta e a resistência negra e periférica, foi apresentada aos Educando;
- A amizade sendo contada por fantoches na atividade do educador José Marcílio;
- A Educadora Naiana Silva trabalhou com a turma: Jogos Cooperativos. “Nessa proposta, não há eliminações, exclusões, vencedores e perdedores. O que importa é a interação entre os participantes que compreendem-se sempre como parceiros, e nunca como adversários”, declarou a Educadora;
- Refletindo a Imigração: Para o educador José Luiz de Oliveira Junior, refletir sobre é imigração é lembrar de uma parte fundamental da história brasileira. Ao final da apresentação as crianças entregaram para os educadores dois kits de brinquedos em madeira, confeccionados por elas. Na oficina de arte e madeira o jovens tambem produzirão seus piões para o campeonato que se aproxima;
- A Oficina de Culinária que está sendo trabalhada com as mães, também acontece com os Educandos que estão colocando a mão na massa;
- A turma que ganhou na competição da Rede do Bem, esteve em Jarinu como prêmio.
Revista Qualé Oficina de Jornalismo
Na oficina foi reforçada a importância da leitura e compreensão dos textos jornalísticos, pois em tempo de rapidez e excesso de informação, é preciso aprender a acompanhar de forma crítica e responsável a produção dos diferentes meios de comunicação presentes no nosso dia a dia. Foram trabalhados os temas: Solidariedade, Mudanças Climáticas, Alimentação, Produção e Reciclagem de Lixo e Qualidade do Sono pelo Educador João Paulo da Silva.
Os resultados foram belíssimas produções que estão concretizadas nesses cartazes e mostram a capacidade criativa e reflexiva dos participantes. Foi uma experiência gratificante, pois pudemos perceber o envolvimento dos educandos durante o processo e também a sua satisfação com o produto final da oficina. Nós da revista Qualé gostamos muito da oficina e agradecemos a todos a oportunidade”., Claudia Lima Gabionetta, Coordenadora Pedagógica e Estefani Arruda, Analista de Marketing.
FAMÍLIAS
Continuação da Oficina Entrenós com as Famílias
Esse novo encontro iniciou-se com uma partilha, onde cada participante pôde contar o que esse dia significava para si mesmas e como havia sido essa data especial para cada uma e seus filhos neste ano, em escuta e acolhimento. Em seguida, foi feita uma reflexão muito especial sobre os caminhos percorridos até aqui: “ERA UMA VEZ… A MINHA HISTÓRIA DE VIDA HOJE É ASSIM… E A SUA?”, permitindo que cada uma pudesse em seu tempo de fala e escuta, partilhar “Entrenós” de suas narrativas de vida. Para encerrar o encontro especial, nos direcionamos para um delicioso e aconchegante café da tarde com bolo, suco e cafezinho, onde surgiram lembranças muito potentes e bacanas dos filhos mais velhos e até mesmo de algumas delas de terem estudado no instituto e ou terem feito parte do CCA PROVIM/CEDESP BR.
Oficina de Culinária com as Famílias
As talentosas mamães, iniciaram no mês de junho a oficina de culinária com Luciana Augusto, Oficineira, onde aprenderam sobre higiene na manipulação de alimentos, precificação, como evitar a contaminação pela Salmonela. Após a aula prática, aprenderam a fazer deliciosos pães de mel. “Foi maravilhosa no Aula Excelente professora Luciana. Meus parabéns! Muito obrigada instituto Dom Bosco Bom Retiro e a equipe de Profissionais!”, Vanessa dos Santos Pardo, Mãe de Atendido.
Na segunda atividade, biscoitos caseiros deliciosos, renda garantida!
“Gostaria de agradecer em primeiro lugar ao instituto Dom Bosco por nos proporcionar essas aulas de culinária que tem sido uma experiência incrível, tenho aprendido muito, agradecer em especial a professora Luciana por nos ensinar tanto com muita dedicação e paciência. Fiz os pães de mel que ela ensinou e foi sucesso de vendas, essa semana estou fazendo os maravilhosos biscoitos que são muito bons! Além da gente aprender muita coisa também estou conseguindo fazer uma graninha extra que ajuda bastante! Muito feliz em participar dessa oficina!, Amanda Grapeia Chaves Lobo, Mãe de Atendido.
CCA e NCI Castelinho
Por meio de atividades intergeracionais, os serviços trabalharam juntos por causas importantes: combate ao trabalho infantil e conscientização e combate a violência da pessoa idosa
Combate ao trabalho infantil
No dia 12 de junho, celebramos o dia nacional e mundial de combate ao trabalho infantil.
Através de uma roda de conversa com os idosos, contando suas suas vivências quando crianças. Os Atendidos do CCA realizaram perguntas para os convidados a respeito sobre a infância deles em relação ao trabalho infantil. O objetivo é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.
“Aproveitar a infância, estudar e obedecer. Entendi que o trabalho infantil hoje é perigoso e no tempo do Sr. João eles trabalhavam na roça e brincavam muito.”, disse Miguel Bispo, Atendido do CCA.
“Achei ótimo, fez eu relembrar a minha infância, fiquei muito feliz ao estar no meio de tantas crianças.” Maria José Rodrigues dos Santos, Atendida NCI, 65 anos.
“Eu resgatei minha infância, a escola da continuidades no que a criança traz de casa, a presença dos educadores e das crianças foi maravilhoso.”, declarou Maria Elza Rodrigues dos Santos, Atendida NCI, 61 anos.
Conscientização do combate a violência contra a pessoa Idosa
No dia 14 de junho foi dia de celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa (15). Novamente juntos, CCA e NCI, em Atividade Intergeracional, que tem o objetivo da convivência e fortalecimentos de vínculos entre duas gerações.
Foi realizada uma roda de conversa, com perguntas para a convidada a respeito de como é ser idoso. Os jovens também encenaram e curtas teatrais, mostrando os direitos e o respeito devido com os mais velhos com base no estatuto do idoso.
“Gostei de conhecer a senhora Bárbara, ouvir as suas histórias e aprender a respeitar ainda mais eles.” Disse o educando Marcos Vinícius de Souza Costa.