Parada Técnica de Abril: Ressignificar, amar e se responsabilizar!
30/04/2024IDB presente no Encontro Formativo CMAS – Conselho Municipal de Mogi Guaçu Controle Social – Financiamento e Orçamento no SUAS
08/05/2024Março Festivo
No mês de março, além das comemorações dos aniversariantes do mês, em momento formativo, onde resumidamente foi contado toda a trajetória do instituto destacando alguns pontos de sua história, a equipe do CEDESP Bom Retiro, junto aos Atendidos, celebrou também os 105 anos do Instituto. Jogos de mesa, brinquedos infláveis como futebol de sabão e giro radical, além de muita troca de experiências intergeracionais fizeram parte do momento.
“Foi tudo muito bem aproveitado pelos usuários, mas o mais importante e enriquecedor é essa troca Intergeracional entre CEDESP e PROVIM, conviverem, trocar, dividir os mesmos espaços e brinquedos, se permitirem viver novas experiências.”, declarou Alexander Silva, Educador do CEDESP.
“Para mim participar dos 105 anos do IDB foi uma experiência única, fazer parte dessa história é sensacional. Momentos, histórias e lembranças que ficarão guardadas para o resto da vida.”, Isabelle Souza, Atendida no curso de Administração.
Seguindo as comemorações do mês, o intervalo musical foi diferente, o objetivo permaneceu: promover o fortalecimento de vínculos e convivência entre os atendidos, mas desta vez o CCA PROVIM também participou com uma homenagem especial para as mulheres: uma música autoral. O momento traz como proposta a oportunidade dos atendidos expressarem suas habilidades artísticas recitando, cantando, dançando e tocando instrumentos como violão e bateria.
A música é a arte mais importante manifestada na sociedade, portanto esse momento do intervalo musical é de extrema importância para os nossos atendidos, pois percebemos que mesmo com as inseguranças eles se desafiam em duplas ou em grupos de irem cantar e expressar o que eles gostam e o que são, além da convivência e trocas que acontece pelos gostos musicais e pela arte no geral.
“No intervalo musical além de estreitar os laços, também serve para mostrar os talentos. Neste momento vários instrumentos ficam à disposição dos educandos como violão e bateria. Eu participei cantando com meus colegas e posso dizer que foi uma experiência que jamais esquecerei. Quase todos estavam participando e cantando junto, ou com palmas ou só ouvindo e isso mostra como a música une as pessoas. A minha única crítica é que infelizmente acontece só uma vez ao mês, poderia acontecer duas vezes no mês.” Leônidas de Oliveira Pereira, Atendido no curso de RH.
Visita ao Museu da Língua Portuguesa de São Paulo
No dia 19 de abril, os educandos dos cursos de Assistente de Recursos Humanos e Auxiliar Mecânico visitaram o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo. O objetivo da visita é a demonstração sobre a comunicação: universal e diversificada, além de propor ao educando o desafio de interpretar a arte contemporânea.
Com frases, fotos e objetos de diversas formas e materiais, os monitores foram apresentando os artistas e deixaram os educandos livres para a interpretação das obras. Com isso, foi possível permitir que a imaginação de cada um fosse trabalhada de maneiras diferentes. Nesta visita-jogo foi abordado a língua como objeto cultural, a partir dos
conteúdos presentes nas experiências que fazem parte da exposição. A atividade foi realizada por meio de percurso composto por instruções, desafios e objetos presentes no próprio espaço expositivo. Cada etapa conduzia à seguinte, fornecendo uma pista-mensagem a ser unida e desvendada no final.
“Na visita ao Museu da Língua Portuguesa os educandos puderam perceber o quão ampla é a forma de comunicação. Eles viram que a forma de se comunicar e expressar ideias vai além de escritas e desenhos convencionais. A imaginação do educando e a interpretação que cada um deu às obras vistas são únicas e pessoais. A maioria deles nunca tinham ido a um museu e foi uma experiência que agregou muito ao conhecimento e crescimento de todos.”, disseram Katiane Paes e Samir Mourad, Educadores dos cursos.
“Hoje nós realizamos uma visita ao Museu da Língua Portuguesa de São Paulo. Considerando que lá tem praticamente todo nosso contexto histórico, não podemos deixar de dar ênfase no quão importante isso é para o nosso conhecimento e crescimento pessoal e para nossa formação no curso, desde que muitos dos relatos contados durante a visita, faz com que criemos mais conhecimentos que podem ser agregados positivamente no nosso futuro no mercado de trabalho. No museu as mensagens são passadas de forma clara, significativas, dinâmicas e interativas que cativam a quem está no ambiente. No geral a visita foi ótima e com toda certeza irá contribuir para com cada um que estava presente.”, Vitória Guedes, Atendida no CEDESP.
Cummins promove Workshop’s de Finanças e RH
No dia 13 de março os Atendidos dos Cursos de Assistente de Recursos Humanos e Auxiliar Administrativo participaram do Workshop de finanças com a turma da Cummins. O objetivo era entender o conceito e funcionamento do setor financeiro dentro de uma organização. Os palestrantes se apresentaram, com breve apresentação dos seus cargos, setores e da própria Organização. A abordagem financeira iniciou com análise de crédito, como é feita e quais as principais ferramentas utilizadas para chegar a uma concessão ou não. Em seguida, entraram no aspecto contábil de uma empresa, apresentando demonstrativos como balanço patrimonial e suas contas. Por fim, dicas de planejamento financeiro pessoal, como poupar e até mesmo fazer investimentos.
“Experiência riquíssima, que sem dúvidas agregou muito na formação dos educandos, que além de absorverem o conteúdo teórico tiveram a oportunidade de vivenciar na prática através de dinâmicas propostas pelos palestrantes e, essa troca acrescenta muito, possibilita aprender com os colegas.”, declarou Alexander.
“Foi uma experiência muito boa principalmente por ser a área que eu quero atuar. Uma participação incrível que vou levar para minha vida, finanças são importantes para o mundo do trabalho, aprendi bastante.”, disse Sophia Santana, curso de ADM.
Já no dia 16 de abril o momento formativo foi com a turma de Recursos humanos com a presença dos jovens adultos do CEDESP BR e também da unidade Vila Paulistana. O momento trouxe aprendizados como: RH estratégico e como aplicá-lo; apresentar os subsistemas do departamento; mostrar temas que são importantes na motivação e engajamento dos colaboradores; mencionar como é feito recrutamento e seleção numa empresa global.
As analistas de Rh Camila Iazeta e Mayara Garcia, realizaram todo o processo formativo, compartilhando ainda suas vivências e experiências profissionais e, como trilharam seus caminhos até onde estão atualmente. Os analistas trouxeram ainda ferramentas úteis para desenvolver e motivar os colaboradores, assim como a integração dos novos. O clima organizacional foi um tema bastante discutido pois, através de um bom clima, onde o colaborador é considerado parte da empresa com sentimento de pertencimento, qualidade de vida, reconhecimento, flexibilidade, entre outros, a qualidade do serviço e o nível de satisfação dos clientes só tendem a aumentar. Carreira foi outro tema abordado.
“A parceria com a Cummins Brasil traz para nós uma troca muito enriquecedora. Saber que nossos educandos estão atualizados com o mundo do trabalho através dos conhecimentos adquiridos durante o curso é muito satisfatório. Durante o momento os Atendidos participam com bastante afinco do Workshop com perguntas e trocas de vivências, além de compartilharem seus objetivos como futuros profissionais do setor de Recursos Humanos. No final definimos o que seria workshop como sendo uma agradável roda de conversa.”, disseram: Katiane Paes e Ana Claudia, Educadoras responsáveis dos cursos.
“O workshop da Cummins Brasil foi muito bem elaborado, muito informativo e importante para nós, que estamos entrando na área de recursos humanos, assim pudemos sentir um pouco como é na prática. Camila Iazeta e Mayara Gracia, conduziram com excelência e de uma forma que nos envolveu nos assuntos abordados e pudemos compreender as dificuldades e a paixão de fazer parte do setor de recursos humanos de uma empresa. Observamos que os conteúdos aplicados em sala de aula condizem com as práticas do dia a dia nas empresas. Temas como integração, clima organizacional, liderança, planejamento estratégico e plano de carreira são abordados em sala e ficamos muito felizes em saber que estamos num curso super atualizado com o mercado de trabalho.”, Depoimentos das Educandas unidade Bom Retiro: Jhenyfer Vitoria da Conceição Silva e Naely Santos Silva
“Após uma pequena palestra sobre como funciona, o que é a empresa Cummins, como a mesma atua, notei que nada poderia acontecer se não existisse a área de Recursos Humanos, área de gente e gestão. Como todas as empresas têm que ter o RH presente, estratégico. Gostei muito das representantes, fiquei muito confortável, foram muito claras e objetivas com o intuito de passar todas as informações precisas em relação ao RH. Eu amei quando fui cumprimentar e agradecer a elas e, uma delas me disse para não desistir dos estudos, prosseguir, enfrentando qualquer tipo de dificuldade sem ter medo de arriscar, que quem sabe de repente nós duas nos encontramos lá na Cummins trabalhando juntas. E, confesso que me senti grande pois, eu me menosprezo muito. Tudo o que foi apresentado foi incrível, o meu sonho de continuar e ingressar na área de RH só aumentou. Obrigada.”, Depoimento das Educanda unidade Vila Paulistana: Leila Santos Araújo da Silva.