Semana da Mulher no IDB traz: reflexões, homenagens e parceria com o Instituto Embelleze
10/03/2023Jornal CriaVP é selecionado para Seminário da RSB e recebe elogios do Subprefeito do Jaçanã/Tremembé
24/03/2023Biblioteca além das 4 paredes no CEDESP Vila Paulistana
No dia 13 de março foi iniciada a Biblioteca Itinerante do CEDESP VP do 1º Semestre de 2023. O objetivo da atividade é mobilizar ações de leitura entre as famílias dos educandos e os próprios educandos, consiste em motivá-los a realizar a leitura calma, proveitosa, agradável e sem pressa para devolver o livro. Acesso à cultura, motivação para leitura e Sustentabilidade (Bibliotroca).
Ângela Lopes, responsável pela Biblioteca da Instituição, participou do Bom dia e Boa tarde, falando da história, da importância e da representatividade das mulheres na literatura.
Na sequência, iniciando a BI, cada educando pode escolher livros e levar para casa sem nenhum custo.
Essa é uma das propostas chamadas de “Biblioteca além das 4 paredes”, pois estimula constantemente a leitura em todos os seus sentidos, proporcionando o acesso direto a uma diversidade de exemplares. Como resultados temos cidadãos mais criativos, argumentadores, conhecedores de seus deveres e direitos, comunicativos, tolerantes, solidários, reflexivos e participativos.
Vila Paulistana presente na Supervisão Coletiva do Território
Em 10 de março, foi realizada a Supervisão coletiva território Jaçanã/Tremembé na Subprefeitura Jaçanã Tremembé. A Gerente Pérola do CEDESP Dom Bosco Vila Paulistana, equipe CRAS JT e gerente dos serviços socioassistenciais do território, participaram do momento.
A reunião, com a presença do Subprefeito Dario Barreto, secretário de administração e serviços André Rebechi e a assessora de suprimentos Adelaide Pavan, foi bastante produtiva pois foi muito prática, segundo Pérola. Foram abordados temas de modo geral e específicos sobre o CEDESP DOM BOSCO, onde Dario elogiou o serviço prestado, e parabenizou pela iniciativa do Jornal Cria VP (foi entregue uma cópia da 2a edição para ele). Ele se disponibilizou tanto para ir ao serviço ou receber os educandos na Subprefeitura para conversar sobre o território. Foi abordado ainda a enchente constante na região, Antonello da Messina, a importância de uma faixa amarela de estacionamento exclusivo para veículos escolares, entre outros assuntos pertinentes.
“Apesar de ter sido um dia bastante agitado, foi muito produtivo e proveitoso. Esse diálogo entre os atores do território é essencial em prol da comunidade!”, concluiu a Gerente.
Dinâmica caneta na garrafa Futebol numerado
No dia 09, foi aplicada a dinâmica da caneta na garrafa, com intuito de estimular a importância do trabalho em equipe, cooperação, comunicação, liderança, ética e profissionalismo em relação ao cumprimento de regras e procedimentos no ambiente profissional. Os educandos durante a dinâmica precisavam ficar amarrados a um barbante, onde cada um era responsável por sustentar este barbante e não deixar o mesmo afrouxar durante o percurso. Qual era o objetivo da equipe? Colocar a caneta dentro da garrafa,
cintura, não tocar com a mão no barbante, não deixar frouxo (durante todo o percurso barbante deveria se manter esticado), seguir as orientações do líder.
“A atividade do dia 9, foi importante para descobrirmos o nosso comportamento em situações que podem ocorrer no nosso ambiente de trabalho e como lidar com as pessoas no nosso dia a dia. Nessa atividade faltou comunicação, calma e companheirismo. Comunicação porque todos queriam falar ao mesmo tempo e não tinha paciência para escutar uns aos outros. Calma porque deveríamos ter paciência para parar e pensar sobre as estratégias. Companheirismos para saber lidar com as pessoas, prestar atenção em nossas atitudes e assim acabar ajudando todos”, declarou Milton Silva, Educador Responsável pela Atividade.
“Com essa atividade conseguimos demonstrar na prática a importância do trabalho em equipe, a comunicação, bem como o raciocínio lógico necessário para realizar as atividades no Programa Excel, também ficou claro que o grande diferencial nessa dinâmica não era saber jogar futebol, porém deveria utilizar outras habilidades”. (Raciocínio lógico, Agilidade, trabalho em equipe e comunicação)”, concluiu Bianca Ferreira Peboni, Atendida na Unidade.