CEDESP VP reflete sobre Cyberbullying, Pedofilia e Mundo Digital com os Familiares dos Atendidos

21/05/2024
Autor desconhecido

O CEDESP Dom Bosco Vila Paulistana acolheu os familiares para o 2o. encontro de equipe e responsáveis do 1º Semestre de 2024. No 1º momento foi mostrado o vídeo sobre mundo virtual para as famílias e depois foi feita uma dinâmica. Ao final desta formação, foi servido um lanche, enquanto toda equipe ficou disponível para conversas mais particulares e pontuais. Os presentes interagiram bastante e sabem os conceitos gerais de cyberbulling e pedofilia.

Perguntas elaboradas e Respostas dos Participantes: Cyberbulling – Ofensas pela Internet, xingar no computador, assédio nas redes sociais, palavrão no celular. Pedofilia – Sexo com crianças, assediar meninas.
Você sabe quais são as páginas que seu filho(a) acessa na internet? Muitas redes sociais (Instagram, WhatsApp e tiktok foram os mais citados), jogos.
Quais os jogos preferidos de seus filhos(a) na internet?
Não sabem dizer os nomes, só o estilo: guerra, tiros/arma, competição.
Você sabia que vários jogos tem sala de bate-papo simultâneas? Sim sabem e tem receio.
Sabe com quem seu filho(a) se comunica no mundo virtual? Oficialmente não, os responsáveis que verificam os celulares dos seus filhos, leem os apelidos, mas não sabem quem são realmente. O vídeo apresentado foi realmente impactante, e percebe-se como essa realidade assusta a família.
A última pergunta: (Então quem vai conversar primeiro com seu filho: você ou o abusador?) também provoca reflexões,  mas ao mesmo tempo causa temor de como acompanhar esse mundo digital tão rápido e misterioso. Essa é a difícil arte de educar, e não fica dúvida que temos de continuar tentando sem afastar nossos filhos.

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
15/08/2024
CJ Castelinho: Visita ao Museu do Ipiranga, Reflexão sobre o ECA e Conscientização sobre a Lei Maria da Penha 
06/03/2025
CCA cria marchinha de Dom Bosco e celebra carnaval na Praça Tiradentes
05/05/2022
Páscoa Artesanal no NCI