Cummins reflete sobre racismo com jovensdo IDB

18/11/2022
Autor desconhecido

Nas vésperas do dia da Consciência Negra, a Empresa Cummins realizou uma reflexão sobre racismo com jovens de 13 a 14 anos do CCA Bom Retiro do Instituto Dom Bosco. Os momentos aconteceram nos dias 16 e 17 de novembro e, no segundo dia o CJ do Castelinho Dom Bosco Cidade Ademar com adolescentes de 17 anos, participaram da reflexão.

A Cummins, parceira do IDB desde 2018, refletiu sobre o contexto histórico do Brasil, colonização, tráfico de pessoas da África para as Américas e toda linha histórica das leis até que chegasse na lei áurea de abolição dos escravizados. Interesses econômicos e revolução industrial, fizeram parte do contexto. Além disso, a resistência e importância dos quilombos, e marginalização dos negros “pós escravidão”.

Dinâmicas sobre aceitação sobre reconhecer-se e ser negro e cotas raciais foram aplicadas com os jovens e adultos. Foi reforçado ainda que ninguém nasce preconceituoso, é uma questão cultural. A luta pelos direitos conquistou muitas oportunidades, mas ela deve continuar.

Confira os momentos e a fala da Educanda do CCA Maria Gabriela dos Santos:
https://youtu.be/sTUxqgOPvSM

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
31/07/2025
Parceiros Transformam Sonho em Alegria: Festa Julina do Instituto Dom Bosco Encanta Mais de 500 Pessoas
02/05/2023
Jovens do CEDESP Vila Paulistana visitam o centro de São Paulo e ampliam os horizontes culturais no MASP
26/03/2024
“Lixeiro é quem faz lixo!”Uma aula de conscientização com a turma da LOGA na Parada de Março do IDB