Mundo do trabalho e protagonismo em dia entre jovens e adultos no IDB
25/05/2023Foi ela quem tudo fez: Nossa Senhora Auxiliadora e o Mês Mariano
29/05/2023CCA BR
A turma do CCA Provim realizou uma gincana em homenagem ao mês das mães.
Fala, Mãe!
“Me chamo Zenailde, sou mãe do educando João Vitor e hoje estou aqui para falar um pouco da experiência que eu tive em participar da gincana para as mães.
Não tenho palavras pra descrever o que eu senti ali, foi um mix de emoção com muita diversão em uma competição saudável onde pude ver a importância da nossa presença na vida dos nossos filhos, o brilho nos olhos de cada uma das crianças vendo as suas mães dando o seu melhor para conquistar o primeiro lugar.
Foi tudo muito mágico, muito maravilhoso!
Essa foi a primeira vez que eu participei e já quero bis, rs!
Ver os educadores com tanto carinho e paciência conosco e com as nossas crianças, não tenho palavras, é só gratidão…Muito obrigado Instituto por tudo! Quero participar mais e mais vezes, pode contar sempre comigo!”, Zenailde Pires do Nascimento, Mãe de Educando.
CCA CDB
No mês de maio, cada educador junto com educando confeccionou em sala uma lembrancinha para entrega referente ao dia das mães. Durante a atividade, o objetivo era agradar as mães e também desenvolver a sustentabilidade com as turmas. O objeto foi um porta ovos feito com pote de sorvete e EVA.
Fala, Educadora!
“Quando realizei essa atividade eu pensei no amor, carinho e abraço que as crianças iriam receber ao entregar para as mães o porta ovos.”, Diomara Lima, Educadora.
NCI CDB
O mês foi trabalhado com a Oficineira Delma com o objetivo de reconhecer a importância da mãe na família. Resgatar os valores que as famílias estão perdendo (respeito, amor, partilha,…). Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho). Conhecer direitos e deveres dos membros da família, em especial das mães. Através da oficina repleta de desafios, os(as) Atendidos(as), precisaram criar moldes de caixas e tampas.
Fala, Oficineira!
“Elas foram excelentes e a cada aula animadas com a Montagem da caixa. O resultado foi maravilhoso!”, declarou Delma.
CEDESP BR
O dia das mães foi comemorado junto com o momento de reunião de família. A homenagem foi dos Educandos que preparam um vídeo junto com a Educadora de Formação Humana, com frases “típicas de mães”, como um gesto de amor e proteção. Assista aqui
Já os Educandos tiveram um Bom dia e Boa tarde especial, onde a Isabel Cabral, Assistente Administrativa do CEDESP, trouxe a origem desta data, a importância da família e deste ser iluminado fechando com uma mensagem da própria mãe, falando do valor em ser, mãe.
Jovem Aprendiz IDB
A atividade da turma foi elaborar um porta tempero, do início ao fim, como presente para as Mamães. O momento envolveu Metrologia, com a participação do Educador Luciano Mamedio e suas habilidades no SolidWorks – Curso de Fabricação Digital 3D – CEDESP BR, onde os Jovens puderam aprender todo o processo de criação do desenho e medidas, além da participação do Aspirante Vinícius Barbosa, com suas habilidades de Engenharia. As peças foram confeccionadas na Oficina de Arte em Madeira e quando prontas, cada um deu a sua cara para o presente, personalizando e elegendo o porta tempero mais bonito.
CEDESP VP
Na Vila Paulistana foi realizado o dia da família, que contou com uma homenagem no “Bom dia e Boa tarde” às mães, elaborada pelos representantes de sala, interpretando as famosas frases de mãe: “leva o casaco, na volta a gente compra, eu vou aí e se eu achar..”.
“Apesar da comemoração do dia das mães ser uma data comercial, a VP sempre faz o dia da família, para homenagear todos os membros que proporcionam ‘esse colo acolhedor’ aos seus membros, contanto que estavam presentes, mães, avós, tias, madrinhas e pais.”, Declarou Pérola Brito, Gerente do Serviço.
Houve a dinâmica do caminho na quadra, onde de pulo em pulo no bambolê, em pares se disputava o ganhador no pedra, papel e tesoura. A ideia dessa atividade é refletir sobre que temos caminhos diferentes, cada um caminha no seu ritmo, às vezes a gente ganha e às vezes a gente perde como num simples jogo de jokenpô. A vida em família é assim, pois não se vive em linha reta, o essencial é o diálogo nessa “montanha russa” de altos e baixos, e saber lidar com inteligência emocional em todas as situações. Não se precisa estar sempre bem para o outro, pois há momentos de alegria, tristeza, raiva e frustrações, mas o essencial é ser e ter apoio do outro.
Depois na sala multiuso cada um partilhou um pouco de sua história em meio a gargalhadas e lágrimas de emoção.
Para refletir sobre a comunicação não violenta foi lido o artigo “A influência da pedagogia da palavra nas emoções” (abaixo) e depois brincamos com o jogo da memória com palavras agressivas que podem ser substituídas por falas mais acolhedoras e reflexivas.
As famílias tomaram café e almoçaram na VP, além de receberem uma lembrancinha confeccionada carinhosamente pelos voluntários: a mãe coruja, feita com sabonete, toalha de mão e EVA.
ARTIGO PÉROLA BARRANCO BRITO
Quantas vezes escutamos: cuidado com o que fala!
Você pode falar o que desejar e para qualquer pessoa, basta saber usar as palavras mais adequadas para a ocasião.
Neste artigo, estabeleci a nomenclatura de pedagogia da palavra para expressar a importância da comunicação assertiva.
Segundo Libâneo (2001), Pedagogia é a ciência que tem a educação como objeto de estudo, ou seja, este estudo auxiliará no aprendizado de maneiras e ferramentas adequadas para alcançar o objetivo desejado.
Portanto, a expressão pedagogia da palavra explicita a extrema importância da utilização eficiente e eficaz da linguagem.
A linguagem é, antes de tudo, social. Portanto, sua função inicial é a comunicação, expressão e compreensão. É por meio das relações sociais que o ser humano aprende e ensina, constrói e desconstrói conhecimento. A constante interação entre o sujeito e o mundo exterior é o processo pelo qual se dá o desenvolvimento intelectual humano (PIAGET, 1978, p. 59)
A comunicação efetiva ocorre quando a transmissão e a recepção de informações foram realizadas com sucesso.
É importante esclarecer que, quando se fala de comunicação, estão envolvidas a emissão compreensível e objetiva da informação, assim como a compreensão clara da mensagem recebida, ou seja, o diálogo não envolve somente o discurso, e sim essencialmente a escuta assertiva e qualificada.
Assim sendo, por meio das palavras e suas interpretações pode-se instigar os mais diversos sentimentos. Então, para um proveito positivo da linguagem é fundamental qualificar a fala e a escuta.
Referências Bibliográficas:
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba: Editora da UFPR, 2001.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. São Paulo: Zaher, 1978.