
Formação na Prática: Projetos, Workshops e Esporte marcam o encerramento do semestre no CEDESP Dom Bosco Bom Retiro
17/07/2025Na última sexta-feira do mês (25), momento reservado tradicionalmente para a Parada Técnica dos educadores do Instituto Dom Bosco, os colaboradores participaram de uma vivência diferente e significativa: um Retiro Formativo na Abadia de Santa Maria, da Ordem Beneditina, localizada na Zona Norte de São Paulo.
Reunindo cerca de 105 funcionários das unidades Bom Retiro, Vila Paulistana e Alto de Pinheiros, o encontro teve como proposta promover um tempo de pausa, reflexão e fortalecimento espiritual, pessoal e coletivo. Após o acolhimento com café da manhã preparado pelas irmãs da Abadia, o Diretor do Instituto, Padre Emerson Medeiros, deu início à programação com uma breve introdução e orientações sobre o local.
A primeira fala ficou por conta do Padre Magno Fonzar, da Pastoral, que conduziu um momento de oração e trouxe importantes reflexões sobre o equilíbrio na vida e a importância do cuidado com o ser, com foco no bem-estar dos educadores.
Na sequência, o momento formativo foi conduzido pelo Padre Roque Sibioni, que abordou o tema “Projeto de Vida”. Com profundidade e clareza, o sacerdote destacou a importância de metas, escolhas e valores que norteiam a trajetória de cada pessoa. “Escolhas estão presentes todos os dias e, para não nos deixarmos levar, precisamos ter foco em nossos propósitos”, ressaltou. Padre Roque também refletiu sobre a responsabilidade de ser Educador Social, afirmando: “Devemos fomentar a esperança e os sonhos daqueles que acreditam em nós. Projeto de vida também é atitude!”
Para aprofundar ainda mais o sentido do retiro – retirar-se para refletir –, os educadores foram convidados a um momento de silêncio e introspecção. Cada participante escolheu um local individual para meditar sobre perguntas norteadoras, como:
- Quais são minhas habilidades e competências?
- Quais os meus sonhos e legados?
- Qual o propósito do meu trabalho?
- O que me inspira a viver hoje?
- Como vejo meu futuro?
Após o almoço, Padre Roque retomou o tema, sugerindo uma mudança de perspectiva nas perguntas que nos fazemos ao longo da vida. Em vez de “Qual é a minha missão?”, propôs refletir: “Para quem sou eu?”, indicando que o verdadeiro sentido da vida é descoberto nas relações e na convivência com o outro. “Uma pessoa com projeto de vida tem uma força, um impulso que lhe dá direção”, concluiu.O dia foi encerrado com a Missa da Presença Salesiana, seguida de palmas para os aniversariantes do mês, celebrada com um lanche especial: carne louca, bolo e café, em clima de fraternidade e gratidão.