Jovens do oratório IDB conquistam ouro na competição que reuniu mais de 180 jovens
22/09/2022Homenagens e muita gratidão no Dia Nacional do Educador Social
03/10/2022No dia 16 de setembro, foi realizado no CEDESP Dom Bosco Vila Paulistana do Instituto Dom Bosco São Paulo, a VII Feira de Profissões. Durante o momento, participaram os Educadores, Educandos da unidade, convidados e representantes da Prefeitura (parceira do Instituto) e, equipe e educandos do CEDESP Promove na Vila Albertina. O objetivo foi compartilhar informações sobre carreira e profissões e ofertar um momento de vivência prática e de interatividade de cada curso.
Na abertura, a ex-educanda do Vitória Apolinário fez uma partilha sobre suas práticas no mundo do trabalho, e como a formação na casa salesiana fez a diferença em suas experiências. Vitória já foi Jovem Aprendiz, também teve uma experiência com registro em carteira e atualmente é uma jovem empreendedora. Com o auxílio do educador Alexandro Mota, responsável pelo NEP do IDB e que também acompanhou esta caminhada inspiradora, Vitória falou de forma emocionante e motivadora.
Os Educadores juntamente com os Educandos apresentaram sobre profissões e as carreiras. Em salas temáticas lindamente decoradas, além do uso de recursos tecnológicos, os educandos explicaram como é a atuação do profissional de cada área. Apesar da ansiedade por causa das apresentações, todos os participantes e ambientes estavam muito receptivos.
As exposições foram as seguintes:
- Informática – em que funções o profissional de tecnologia atua no mercado de trabalho, juntamente com um colorido e criativo teclado na lousa indicando quais dedos usar e treino de digitação online;
- Assistente Administrativo – teorias da Administração, como os profissionais atuam nesta área e um criativo jogo usando o recurso da gameficação;
- Assistente de Recursos Humanos – diversidade, respeito e ética no processo seletivo, a importância da saúde mental dos colaboradores e segurança através de EPI;
- Montagem e recuperação de computadores – a história de tecnologia e os processos de automação através da robótica;
- Assistente de Logística – uma belíssima maquete para os educandos explicarem como são os processos logísticos numa empresa;
- Gestão de Microempresa – a importância do marketing no empreendedorismo e na criação de produtos, e também utilizaram o recurso da gameficação;
- Mundo do trabalho – lindos símbolos produzidos com material reciclado representaram as turmas e suas motivações para o curso; Matemática e raciocínio lógico – os números do nosso cotidiano estavam presentes em todas as apresentações com estudos baseados em valores e estatísticas;
- Comunicação e expressão – Os educandos colocaram todas suas habilidades em se comunicar e a desenvoltura em se expressar ao público visitante.
O destaque da feira ficou com a marca registrada da casa Salesiana e da Assistência Social – a formação humana através de um ambiente acolhedor, alegre e educativo de toda equipe de Educadores e dos Educandos.
” Foi uma experiência incrível pois tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre as profissões e áreas dos demais cursos oferecidos pelo instituto, além de demonstrar e ensinar um pouco da vivência e conhecimento adquirido dentro do nosso curso de informática. Sem dúvidas foi um grande momento de interação, trocas e diversão para todos nós no espaço que mais gostamos que é o IDB.”, declaração de Maria Eduarda Vasconcelos e Michaele Oliveira, Educandas da Unidade.
” A feira de profissões foi um grande momento dos nossos jovens prestigiarem seus colegas e também serem protagonistas do dia.
Percebemos todo envolvimento e dedicação para entregar o melhor com muita criatividade e diversidade. Parabéns a todos os educandos da Vila que a cada dia demonstra que a educação é o caminho para se tornarem excelentes cidadãos e profissionais .”, declaração de Paula Macedo, Educadora na Unidade.
“A Feira das Profissões foi uma experiência muito marcante e um grande desafio, pelo fato de ter que apresentar para pessoas desconhecidas. Isso para alguém que é muito tímida (no caso eu). Isso é um grande desafio e eu posso dizer que eu superei. Eu nunca imaginei que conseguiria.
Quando a professora disse que iríamos fazer a maquete fiquei muito animada pois gosto muito de trabalhar em grupo. A produção da maquete no começo foi um pouco desorganizada, perdemos muito tempo, mas depois tudo foi se organizando. Eu gostei muito de ter feito parte da produção, mas senti que poderia ter ajudado mais. Quem sabe em um próximo trabalho, ou desafio.”, disse Gabrielle Amaral, turma de Logística.
“Foi uma experiência muito rica em aprendizagem minha e dos educandos. Tivemos discussões, ideias diversas e controversas, mas no final conseguimos chegar a um consenso. Com muita construção coletiva e descoberta de muitos talentos. Foi tudo muito bom.”, concluiu Rachel Feliciano, Educadora na Unidade.