Formação e Tour dos Voluntários na Zona Norte
12/06/2023Idosos e Crianças, juntos na Conscientização do dia Mundial da Violência contra a Pessoa idosa
15/06/2023CEDESP Vila Paulistana
VIII Feira de Profissões da VP recebe mais de 100 visitantes
Com mais de 100 visitantes, o CEDESP Vila Paulistana, abriu as portas no sábado do dia 03 de junho para realizar a VIII Feira de Profissões da Vila. O objetivo do momento foi apresentar os trabalhos desenvolvidos até o momento deste 1º. Semestre 2023 e prestar serviços de saúde prestados à comunidade pela UVIS Jaçanã Tremembé.
“Durante as apresentações, muita ansiedade e emoção. Os educandos finalizaram felizes suas apresentações com a percepção de que são capazes, pois se dedicaram muito aos trabalhos. Os familiares expressaram sua gratidão de ver tanto conhecimento e crescimento através de palmas, elogios e lágrimas de felicidade.”, declarou Pérola Brito, Gerente do Serviço.
Entre os projetos apresentados Restaurantes elaborados pela turma de Adm, Consultorias de RH, Rede Salesiana de Distribuição, pela turma de Logística, Evolução da Tecnologia, Marketing e muito mais (conforme programação). A turma de Inglês Corporativo e Instrumental elaborou cartazes de projetos sobre a importância da Língua Inglesa na vida pessoal e profissional e recepcionou gentilmente os visitantes. A turma do socioeducativo recepcionou e disponibilizou livros na sala multiuso e falou sobre a 3ª. Edição do Jornal Cria VP que está em desenvolvimento, além de ofertar mudas de plantas para serem levadas e cuidadas, expôs os trabalhos realizados durante o semestre.
A UVIS Jaçanã / Tremembé disponibilizou testes gratuitos de IST, além de orientações sobre a carteira de vacinação e saúde em geral. Todos receberam uma lembrancinha organizada carinhosamente pelos Voluntários.
Fala, Visitante!
“ADOREI! Todos estavam bastante empenhados. Foram muito dedicados na preparação. Apesar do nervoso na hora de falar com a gente, ficou tudo muito bonito. Parabéns a todos!”, Silvana Messias, Equipe de apoio CEDESP Dom Bosco Vila Paulistana.
“Quantos talentos neste lugar! Quanto potencial! Estou impressionado. Parte dos conteúdos que vi sendo apresentados, também estou estudando na Faculdade. Parabéns!”, Brunno Fernandes Teixeira, Estudante de Publicidade e Propaganda na Faculdade Zumbi dos Palmares.
“Agradecemos a oportunidade que vocês nos proporcionaram de abrir este espaço para que pudéssemos atender a população!”, Aline Modesto, UVIS Jaçanã / Tremembé.
CEDESP Bom Retiro
Balanceamento, freios e muita aula prática no curso de Mecânica Ciclo Otto
No mês de maio foram abordados temas em sala de aula, para que os educandos aprendessem a função, nome e também, diagnosticar possíveis defeitos em alguns componentes do sistema de Rodagem (Pneus, Rodas e balanceamento). Além do sistema de freio, suas funções e como realizar a reparação e substituição de todos os itens e aula prática no curso de Mecânica Ciclo Otto.
“Os educandos estão se mostrando interessados nas aulas e curiosos também. Nas aulas práticas se animam e querem participar ainda mais. Estão se desenvolvendo muito bem, fico feliz com o progresso deles.”, disse Samir Mourad, Educador do Curso.
“As aulas foram boas e muito interessantes, pois foram explicadas de acordo com os assuntos. Eu gostei muito!”, declarou João Carlos Pereira, Atendido.
Projeto Biblioteca e Marketing – Labirinto do livro: “Quem mexeu no meu Queijo”
No dia 19 de maio, com o objetivo de desenvolver o hábito da leitura, interpretação dos textos, e reflexão sobre a maneira como lidamos com mudanças durante nossas vidas, a Técnica Especializada Denise Pires e a Responsável pela Biblioteca Ângela dos Santos, desenvolveu junto aos Atendidos do Design/Marketing o Projeto “Quem mexeu no meu Queijo”, com leitura do livro e labirinto na prática. Ao invés de queijos, os Educandos deveriam encontrar bombons pela dinâmica.
O queijo, no caso, é uma metáfora para todos os objetivos que queremos alcançar, já o labirinto é a metáfora para a vida em si, ou seja, é o caminho onde as pessoas passam o tempo procurando seus objetivos. Como premiação para quem conquistou o pódio, baldes de pipoca, livro O poder da AutoResponsabilidade e muito aprendizado para todos!
“Amo esses projetos com a Biblioteca e fiquei muito feliz com a reflexão de quase todos educandos, que pararam para pensar em que ponto estavam na vida e o que estava travando o desenvolvimento de algo maior. Este livro é bem curtinho mas tem um significado enorme. Entender que a mudança é um fato e que sempre irá acontecer, pois faz parte da vida e nos prepara para este momento. Tivemos reflexões íntimas que acredito ter ajudado muito o compartilhamento com o restante da turma”., declarou Denise.
“O projeto foi bem interessante, deu um ‘UP’ para mim. Me fez refletir em que momento eu estou e como é importante se movimentar e refletir que não podemos perder tempo. Com esse projeto eu e meu irmão colocamos em prática um projeto que estava parado e nos motivou a querer fazer o melhor., disse Renato Marques da Silva, Turma da Manhã.
“O livro nos ensina que nós vamos um dia sair da nossa zona de conforto. E que temos duas opções baseadas nos personagens homenzinhos: sentar, chorar e reclamar ou, aprender a conviver com as mudanças e aceitá-las. Gostei muito da dinâmica e no final acabei com um ensinamento que vou levar para a vida inteira. Obrigada professora.”, Luiz Felipe, Turma da Tarde.
VISITAS TÉCNICAS
Visita Técnica na Emissora de Televisão Cultura – Fundação Padre Anchieta
No dia 9 de maio, a turma de Marketing e Design foram experienciar o Marketing Off-line e a compreensão dos elementos que compõem o audiovisual, de instrumentalização para a produção de conteúdos audiovisuais locais e meios de comunicação ao avanço das tecnologias diversas. Conhecer de perto como funciona a transmissão do sinal da TV, uma Redação jornalística, Rádio e seus bastidores na TV Cultura.
A visita foi guiada na parte da manhã, passando pela sala de troféus da Emissora, Estúdio Roda Viva, Núcleo de Acessibilidade, FLICTS – Área Diversidade: modelo de programação inclusiva com inserção de áudio descrição voltado para os canais esportivos do grupo, canais infantis da Disney entre outros, áreas para gravação de Libras para programação ao vivo, assim como a área de transcrição de áudio para dados, Centro de memória e outros espaços como: CEDOC – Centro de Documentação e a área de Servidores.
Durante a visita, uma conversa sobre a nova Identidade Visual e Aplicativo da Tv Cultura – Cultura Play – novo serviço de streaming gratuito que oferece conteúdos diversos da própria emissora como também das rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
“Uma experiência incrível, com muitas lembranças e aprendizado. Sou suspeita em falar pois amo te e mídia off. Precisamos sempre voltar às nossas origens para entender a nova tecnologia. Amei o boneco ‘MAU’”., Denise Pires, Educadora de Marketing.
“Eu achei a TV Cultura um lugar muito lindo e grande. Fomos conhecer a maioria dos cenários tipo Jornal TV, Roda Viva, Esporte. Também conhecemos a Rádio e personagens que foram usados em programas antigos (bonecos), como Castelo Ra-tim-bum, Cocoricó entre outros. Foi uma experiência muito boa, aprendi muito e o que me chamou mais atenção foi a cidade pequena do cenário de cocoricó no qual gravaram o desenho. Os trabalhadores se empenham muito fazendo com que tudo seja perfeito. Resumindo, o passeio foi um grande aprendizado tanto para mim como para os meus colegas. Foi uma experiência bonita e lembranças muito boas.”, Atendida do Curso.
“Para mim foi uma experiência boa, eu nunca pensei que faria uma visita dessas, foi algo impressionante uma coisa que chamou a minha atenção foi sobre a biodiversidade, esse tema que me chamou bastante atenção eu achei muito legal a TV Cultura fazer isso para as pessoas que não consegue enxergar, também vimos o bonecos que aparece no quintal da cultura e isso foi muito da hora eu realizei um sonho e isso foi algo que eu pensei que eu nunca realizaria, eu aprendi bastante coisa com esse passeio. eu agradeço ao IDB por proporcionar esse tipo de passeio.”, Atendida do Curso.
Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-ferramenta e automação Industrial
No dia 10 foi o momento da turma de Desenho Mecânico (Fabricação Digital), junto do Educador Diogo Abrantes, Técnico de Informática, visitarem a EXPOMafe. O objetivo foi
proporcionar aos Educandos um espaço interativo e dinâmico para conhecer e estar em contato com a tecnologia avançada através de máquinas, ferramentas, matérias-primas, softwares e a indústria 4.0.
A visita técnica possibilitou aos educandos conhecerem a tecnologia que envolve ao nosso redor, como a indústria 4.0 e dentro dessa temática conheceram diversos tipos de máquinas cnc, ferramentas e softwares que facilitam nos projetos desenvolvidos pelos Makes. Na exposição encontramos a impressora 3D, impressora de corte laser, torno cnc, centro de usinagem, robôs programáveis, entre outras máquinas.
Os educandos conversaram com os expositores e profissionais do ramo na qual foram apresentados os avanços da tecnologia e demonstração através de computadores utilizando a internet, ou seja, todos os projetos desenvolvidos compartilhados e guardados na nuvem.
A visita foi gratificante e permitiu mais conhecimento com a prototipagem rápida, facilitando que o Atendido planeje e se organize escolhendo em qual setor ele poderá atuar e se dedicar com exatidão.
Fala, Visitantes!
“Foi um momento de aprendizado fora da sala de aula, possibilitando aos educandos interação com a tecnologia inovadora, facilitando na construção de projetos complexos. Permitiu ver a logística de cada empresa na organização e estratégias de trabalhos práticos e conceituais em um ambiente em que precisa planejar soluções para possíveis problemas e fornecer resultados positivos.”, André Reis, Educador.
“Considerando o contexto de aprendizagem, todos os aspectos que auxiliam o conhecimento e apropriação de saberes são relevantes, sendo assim, considero importante a atividade, pois é capaz de aumentar e estabelecer forças favoráveis para a capacitação dos educandos. A nossa participação nos estandes das empresas expositoras contribuiu para a descoberta de novos recursos, máquinas e tecnologias atuais aplicadas nas técnicas de produção das indústrias. Contudo, a proposta fomenta a interação e relação interpessoal com profissionais do segmento.”, Luciano Mamedio, Educador.
“Eu gostei muito do evento, muito bem organizado. Eu me impressionei com as novas tecnologias, sendo inovadoras no mercado em geral. Aprendi muito, tive uma ampla visão de novas ferramentas, como o corte a laser com água. Na automação realmente o que me surpreendeu foi comparar o que nós tínhamos há 20 anos e agora com um simples toque você resolve tudo até em longa distância. Deveríamos participar de mais eventos igual a este. Parabéns aos organizadores e a Escola IDB que nos ofereceu este conhecimento!!!”, Gilberto Ferraz.
“Nesta visita da EXPO, vi muitas coisas relacionadas a tecnologias avançadas, muito interessante as diversas peças e máquinas úteis para empresas e etc. Fomos bem recebidos e informados, lá ganhamos vários brindes e tivemos a oportunidade de conhecer novas coisas sobre impressão 3D, foi uma experiência nova onde adquiri conhecimento.”, Andy Anderson Perez Tintaya.
Visita Museu da Língua Portuguesa – Jogo “Caça-Mensagem”
No dia 16 de maio, as Educadoras Denis e Lívia Antônio, do curso de Design e Marketing, participaram junto dos Atendidos do Jogo: “Caça-Mensagem” no Museu da Língua Portuguesa. O objetivo era de participar da Oficina através de um percurso composto por instruções, desafios e objetos presentes por todo o museu. O intuito, foi visualizar a língua como objeto cultural.
Os educadores Amanda e Sidney dividiram a turma em dois e cada grupo foi para um local distinto com o ponto final no mesmo local, o terraço. Foi feita uma dinâmica de roda em que cada participante contasse uma curiosidade própria para conhecimento dos demais. Após iniciou a ‘caça’ às ‘pistas’, mas era uma caça coletiva. A cada pista que chegava a algum objeto o/a educador/a comentava sobre o objeto e como aquilo servia para a construção do idioma português no Brasil.
“Enriquecedora, em termos de convivência e repertório, a experiência de estar num local com muito a ser mostrado e falado sobre a língua portuguesa e demais idiomas que compõe o povo brasileiro. Preciosa a dinâmica de conhecer o outro e também como o idioma português foi construído no Brasil.”, declarou Lívia.
“Adorei o espaço, agora tenho um outro olhar sobre a nossa língua. Lá no museu aprendi algumas coisas como a história da língua portuguesa; os lugares onde se fala português; os sotaques.”, Atendido do Curso.
Visita EXPO ELÉTRICA – Centro de Convenções
No dia 16 de maio, o Educador Armando Pagliuca juntos dos Educando do curso de Eletricista Predial de baixa tensão, visitaram a Expo Elétrica – Centro De Convenções. O objetivo é possibilitar que o educando conheça novos equipamentos e produtos que estão inovando o mercado, promover aos Educandos o aumento de conhecimentos relacionados a área da Elétrica, como os novos sistemas de segurança, equipamentos para atuação na área de instalações e equipamentos na área de automação.
“Excelente evento para os educandos conhecerem os equipamentos e as novidades que estão disponíveis atualmente no mercado e verem a teoria na prática. Viram uma grande variedade de equipamentos elétricos e equipamentos de proteção, acharam interessante as inovações e os testes práticos nos estande.”, declarou Armando.
Turma de RH visita a FATEC
No dia 10 de maio, a turma de RH visitou a FATEC com o objetivo de conhecer os cursos oferecidos e suas instalações, além de mostrar trabalhos elaborados por estudantes.
Guiados, os Atendidos do IDB, realizaram um percurso onde foi possível conhecer mais sobre os cursos de construção civil de edifícios, estradas, mecânica e hidráulica/ saneamento ambiental, além de trocarem experiências e informações com alunos e professores da instituição sobre as diferentes formações e o mercado de trabalho de cada área. Também foi possível conhecer as dependências da unidade e a infraestrutura acadêmica, como laboratórios e espaços de convivência.
“É importante que o jovem conheça a Fatec, saiba de seus direitos na ocupação de um espaço com ensino gratuito, seus benefícios e entenda como aquele conhecimento pode contribuir com seu futuro.”, declarou Paula Macedo, Educadora de Formação Humana.
“A experiência na Fatec foi ótima e produtiva, pois nos proporcionou conhecer áreas de estudos diversas e o todo espaço e recursos disponíveis para o aprofundamento nos estudos, além dos excelentes professores. Foi enriquecedor essa vivência.”, disse Geiziely Costa Santos.
WORKSHOP’S com a Empresa CUMMINS
Todos os momentos são realizados com os Atendidos do CEDESP Bom Retiro e Vila Paulistana, dos respectivos cursos, na Sede do IDB.
Workshop de Recursos Humanos
No dia 8 de maio, foi o momento da turma de RH receber os Voluntários da Cummins. O objetivo do Workshop, foi apresentar o Rh estratégico e como aplicá-lo; apresentar os subsistemas do Rh; mostrar temas que são importantes na motivação e engajamento dos colaboradores; mencionar como é feito recrutamento e seleção numa empresa global;
Com as presenças da gerente de Rh Silvia Matos e da analista pleno de Rh Mayara Gracia, tivemos momentos de muito aprendizado. Os convidados compartilharam suas vivências e experiências profissionais e como trilharam seus caminhos até onde estão atualmente. Foram abordados temas como: pontos de atuação do setor de Rh, os subsistemas de Rh, gestão de carreira e ferramentas úteis para desenvolver e motivar os colaboradores, assim como a integração dos novos. O clima organizacional foi um tema bastante discutido pois, através de um bom clima organizacional, onde o colaborador é considerado parte da empresa com sentimento de pertencimento, qualidade de vida, reconhecimento, flexibilidade, entre outros, a qualidade do serviço e o nível de satisfação dos clientes só tendem a aumentar.
“Recebermos profissionais que vem agregar ao nosso curso assuntos que enriquecem nosso conteúdo é sempre muito bom. Dessa forma os educandos têm a oportunidade de terem contato direto com profissionais que, através de muito estudo e dedicação, estão conseguindo trilhar o caminho do sucesso profissional. E, Além disso, podemos ver que os conteúdos aplicados em sala de aula condizem com a realidade das grandes empresas.”, declarou Katiane Paes, Educadora.
“A palestra com a Cummins foi de extrema importância para nossa turma e para nossa qualificação profissional. Achei muito legal o fato de que a Cummins trouxe mulheres do RH experientes e empoderadas, trazendo para a gente a ideia de que no Rh há vários âmbitos e que não fica apenas na admissão e demissão. Eu amei o workshop, mais ainda com as vivências da Mayara, Stella e Silvia e com toda certeza gostaria de vê-las novamente com outro workshop… Essa palestra trouxe para nós a esperança de ingressar no âmbito do RH de uma empresa e até mesmo ser em uma multinacional como a Cummins. Achei magnífico a forma como a empresa pensa na saúde de seus funcionários, é lindo ver a forma como o RH da Cummins e toda empresa são eficientes e trabalham em equipe, é perceptível que o clima organizacional e olhar humanizado para a empresa é de extrema importância para o bom desempenho de seus funcionários e o crescimento da empresa como um todo. Queria agradecer as meninas pelo workshop e se puder pedir que voltem mais vezes, pois foi de extrema importância a roda de conversa para a nossa formação como profissional e como pessoa.”, concluiu Thaissa Almeida, Atendida do Curso.
Workshop Geradores – Mecânica Ciclo Otto, Eletricista Instalador e Comandos Elétricos
A turma de Mecânica Ciclo Otto/ Eletricista e Comandos recebeu os Voluntários da Cummins no dia 11 de maio, onde foram apresentados os grupos de geradores e como são compostos em características e suas funções.
A apresentação foi voltada para geradores, mais precisamente, sua função principal que é transformar energia Química (Combustível) em energia mecânica, e por sua vez, energia mecânica em elétrica. Também foi pontuado as partes divididas de um motor diesel que compõem um gerador, que são: Motor, Alternador e Controlador.
Durante o Workshop foram distribuídos brindes aos participantes que acertassem perguntas referentes ao tema abordado, foi bem dinâmico, descontraído e proveitoso a participação neste workshop.
“O Workshop da Cummins sobre grupo geradores, foi proveitoso e somou na questão Motores ciclo diesel, reforçou os conhecimentos sobre o assunto e ampliou minha visão sobre suas aplicabilidades energéticas em diferentes seguimentos.”, declarou o Educador Samir Mourad.
“Expandiu meus pensamentos sobre energia e geração de eletricidade.”, Atendido.
Workshop Logística
Nos dias 17 e 18 de maio, foi a vez da turma de Logística do Bom Retiro e Vila Paulistana receberem os ensinamentos da empresa parceira. O workshop tem como objetivo trazer a realidade/experiência da empresa palestrante que atua no mercado há mais de 100 anos, mostrando como operam baseado na logística de cadeia de abastecimento. Durante a visita, conhecemos o ambiente organizacional da empresa e a forma como desenvolvem seu trabalho. Espaços administrativos e centro de distribuição com alta tecnologia mostraram quão organizados são.
“Esse semestre o time Cummins fez um grande workshop! Trouxe uma nova abordagem prática para realizar junto aos alunos e isso fez com que eles pudessem emergir ao conteúdo apresentado. Sem sombra de dúvidas que eles conseguiram realmente agregar no conhecimento de cada um em sala nesses dois dias.”, disse Denis Silva, Educador.
“Minha experiência com o workshop da Cummins me mostrou um caminho que posso seguir no futuro. Em alguns momentos da dinâmica realizada pensei “Nossa, eu ‘tô’ dentro da Cummins e realizando um procedimento!”. Me ajudou a ampliar meu pensamento sobre logística e perceber o quão grande essa profissão é.”, declarou Alex Magalhães, Atendido do Curso.
Workshop de Finanças – Assistente Administrativo
No dia 23 de maio, foi realizado o Workshop de Finanças com a turma de Assistente Administrativo. Entre os temas apresentados estão: Contabilidade: conceito, características, exemplos de patrimônio: ativo e passivo, exemplo de compras e vendas, tipos de impostos, DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), análise de crédito, entre outros. Ao término foi realizada uma dinâmica em grupo, onde os Atendidos tiveram de escrever alguns patrimônios (ativo circulante e não circulante, passivo circulante) no quadrante correto.
“Ótima oportunidade para adquirir conhecimentos básicos da contabilidade, além da sua contribuição para a saúde financeira das empresas.”, declarou a Educadora Antonietta Furmankiewicz.