Castelinho DB distribui mais de 1.110 litros de leite para idosos
13/07/2021IDB apoia a Campanha Junho Violeta
13/07/2021Em datas diferentes e com as medidas de segurança adequadas, CCA PROVIM, Castelinho Dom Bosco e CEDESP Bom Retiro participam de atividades de interação
A Gincana do Conhecimento, já é um tradição no Instituto Dom Bosco São Paulo – SP, há muitos “maios”, mês em que ocorre. As medidas de segurança como: máscaras, distanciamento e higienização das mãos, foram aplicadas durante todo o evento. Em datas diferentes e cada um em sua unidade, participaram da gincana o: Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor CCA PROVIM, Centro para Juventude CJ, Medidas Sócio Educativas MSE, Núcleo de Convivência de Idoso (25) – Castelinho Dom Bosco, CCA PROVOM (26) e Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP (27), ambos da unidade Bom Retiro.
O objetivo do momento é de proporcionar aos usuários momentos de interação, integração, compartilhamento de saberes, trabalho em equipe, autocuidado e autoestima. No caso do Castelinho Dom Bosco, o foco é também a convivência intergeracional entre os serviços afim de resgatar os laços entre as gerações, aliando a sabedoria e experiência de vida entre crianças, jovens e idosos.
No Castelinho, a gincana foi conduzida pela Larissa Borges e Ronnaldh Oliveira, ambos da Pastoral e Educadores/Técnicos dos diversos serviços. Todas as atividades foram realizadas na quadra respeitando o distanciamento social, onde as equipes foram divididas com representantes de cada serviço, e cada um era representado por uma cor e um grito de guerra baseado em um ícone Salesiano. As atividades realizadas foram: Grito de guerra; Qual é a música?; Perguntas e respostas; Pac Man; Chute ao gol; Verdadeiro ou falso; Complete a música; E ao final da gincana todos receberam a premiação. Para concluir o espetáculo a encenação do “Sonho dos Nove anos de Dom Bosco” com a participação dos educandos dos diversos serviços, inaugurando assim o momento de acolhida de Bom dia e Boa tarde na Unidade. Após tanto agito, o esperado cachorro quente, acompanhado de refrigerante e bolo de chocolate foi servidos a todos.
Entre os comentários: “Adorei quando vamos ter outra novamente?”, perguntou um jovem do CCA PROVIM. Já a galera do CJ, pediu por mais dança e elogiaram a peça de teatro de Ronnaldh e Larissa. Já a fala unanime dos Educadores/Técnicos foi: “Estávamos precisando de momentos como este com muita harmonia e paz. Foi dia de muita alegria e musicalidade entre todos os participantes!”
Na sede não foi diferente, muita alegria com os jovens do CCA PROVIM, onde o cronograma foi: Pac Man e Corrida com a Bolinha com o Mestre Ednilson Marciliano; Chute ao gol com José Luiz, não pense que era simplesmente cobrar um pênalti comum, o jovem deveria dar 10 voltas em círculos, o suficiente para ter mais chances de errar o gol. Circuito Musical com Marcos Ribeiro, que também atuou como DJ; O famoso Bexigão com José Marcílio e Verdadeiro ou falso sustentável com a Ângela da Biblioteca, representando inclusive a equipe da Aliança Verde de Dom Bosco. Por fim, a contagem e a premiação ficaram por conta da Equipe de Pastoral.
No CEDESP BR, por meio de diversas atividades, de caráter de brincadeiras e jogos, foram apresentados aos usuários a possibilidade de demonstrarem seus conhecimentos e principalmente trabalhar em equipe, sabendo ouvir e respeitar o outro.
Ao final das atividades na sede, bolo de prestígio para todos!
“Momento de descontração que possibilitou os usuários, embora poucos a demonstrarem de fato como são. Houve bastante interação, com muita acolhida e divertimento, os educandos participaram e ficaram muito felizes. A participação ativa dos técnicos especializados tornou uma troca mútua incentivando a participação dos usuários mais tímidos, momento de muita diversão, troca e prazeroso.”, concluiu Isabel Cabral, Assistente Técnica do CEDESP.