Gincana do Conhecimento agita o IDB
13/07/2021Vila Paulistana comemora 20 anos de fundação em evento on-line
13/07/2021No Mês de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, Castelinho DB e CEDESP Bom Retiro deixam seus recados
Dia 15 de junho é considerado o Dia Mundial de Conscientização do combate a Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
“O objetivo é de promover debates e ações de prevenção contra os diversos tipos de violência vivenciada pela pessoa idosa. Entretanto, é primordial observar que, por maior que seja sua vulnerabilidade, a pessoa idosa, assim como pessoas de qualquer faixa etária, tem o direito de ser tratados com dignidade e respeito, princípios humanos fundamentais para a vida em sociedade. É dentro deste contexto que devemos refletir sobre o conceito de violência contra a pessoa idosa. ”, compartilhou Elizete Marinho da Silva, responsável pelo Serviço NCI do Castelinho DB.
Para demonstrar forte apoio, não só neste mês, mas, em todos os outros onde é inaceitável agressões físicas ou verbais com os idosos, o serviço do Núcleo de Convivência do Idoso do Castelinho Dom Bosco, aos idosos e colaboradores da Obra fitinhas roxas que representam o mês, além de realizarem cartazes explicativos. No Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP, Unidade Bom Retiro, Denise Pires, Técnica Especializada em Marketing, apresentou durante os momentos de Bom dia e Boa tarde, um vídeo reflexivo da campanha (https://www.youtube.com/watch?v=49NCETzdXEY&t=82s) e o tema foi colocado conversado junto aos Educandos.
“A violência contra o idoso pode ser definida como ‘um ato único’, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa. Não se cale! Denuncie #Disque100”, finalizou Elizete.