IDB: Combate à discriminação racial, literatura e Planejamento viram pauta entre a turma de Idosos do Castelinho Dom Bosco Zona Sul
14/07/2022Mais de 1 tonelada de tampinhas ganham novo destino na campanha sustentável realizada por jovens e adultos do Instituto Dom Bosco
19/07/2022No dia 13 de julho, foi celebrado os 32 anos do Estatuto da Criança e Adolescente – ECA. Veja as atividades realizadas no Castelinho Dom Bosco Unidade Zona Sul e na formação de Educadores no Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP Bom Retiro.
No Castelinho Dom Bosco ZS…
O CDB trabalhou a temática no dia 15 de julho com a turma do Núcleo de Convivência do Idoso – NCI através da atividade intergeracional com o Centro para Criança e Adolescente CCA e Centro para Juventude CJ. Durante o momento as crianças fizeram uma breve apresentação com frases do Estatuto. O objetivo do Estatuto, bem como da atividade, é garantir às crianças e adolescentes condições de desenvolvimento moral, físico, social e mental, de modo que possam estar preparados para a vida adulta em sociedade. A proteção das crianças e adolescentes é responsabilidade da família, sociedade e do Estado. O ECA constitui-se importante ferramenta de trabalho para os profissionais da educação em suas ações pedagógicas, como também orienta todo o sistema educacional. É um instrumento que, também, garante as políticas públicas tão necessárias à infância e à juventude em situações de risco e de vulnerabilidade social.
Durante as apresentações, a participação especial do colaborador Rogério Costa, Técnico Social do Medida Sócioeducativa MSE, na Unidade. Foi disposta ainda, uma mesa comemorativa, com doces e folhetos falando um pouco sobre o estatuto. Para finalizar, bolo de chocolate para comemorar o aniversariante do mês: o ECA.
Depoimentos:
“No aniversário do ECA revemos nossos antepassados, para pensar com mais consciência sobre o nosso futuro, cuidar de nossos jovens com amor, afeto e educação e com todos seus direitos é um dos compromissos de nossa sociedade para uma cidadania melhor, com igualdade, longevidade e cidadãos instruídos e capacitados.”, declarou Elizete Marinho, Assistente Administrativo do NCI.
“Achei muito importante falarem sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, porque muita gente acha que as crianças atrapalham, e não é isso! As crianças precisam ser valorizadas e respeitadas. A palestra faz refletir muito sobre o assunto, principalmente das leis, os poemas citados pelo colaborador Rogério foram lindos, a apresentação das crianças foi maravilhosa. A minha infância não foi fácil, pois trabalhei muito, e na época não tinha o Estatuto e as leis que existe hoje defendendo o direito da criança.”,
Rita Antônia de Souza Oliveira, 74 anos, NCI.
“Gostei muito dos trabalhos, das crianças e adolescentes que participaram, estão de parabéns.” Lindalva Francisca Viana, 68 anos, NCI.
“Bom eu achei muito interessante, interativo, gostei muito das poesias, um momento de união e fortalecimento de ideias. Um tema muito importante.”Emilly Silva, CJ, 15 anos.
“Gostei muito das poesias que relata as vivencias e histórias das crianças e adolescentes.” Thais Nicolly, 15 anos, CJ.
No CEDESP Bom Retiro…
A Educadora Maria Clara L Coelho, participou do primeiro: Fórum Regional de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente DCA da Região Sé com a presença de crianças e adolescentes. Espaço cedido pelo CCA AMA Liberdade, um momento formativo com a abertura do artista Eros Moraes, atuante na música e na poesia.