Visita ao sítio, Integração com os pais e reflexão sobre a violência contra a Mulher junto da turma do MSE, fazem parte do cronograma de abril do CJ Castelinho Dom Bosco – Unidade Zona Sul
26/04/2022Sonhos, Responsabilidade e muita Cultura no CCA Bom Retiro
04/05/2022No dia 19 é celebrado o Dia dos Povos Indígenas e os Atendidos do Instituto Dom Bosco São Paulo unidades: Bom Retiro, Vila Paulistana e Castelinho Dom Bosco Zona Sul, em formato de reflexão e aprendizado, celebraram a data nos momentos de Bom dia e Boa tarde.
A turma de Eletricista Instalador do CEDESP Bom Retiro, apresentou, a caráter, os costumes Indígenas, nossas raízes e a importância dos povos, entre outras abordagens falou sobre a presença Salesiana em Colônias e Tribos Indígenas. As crianças e adolescentes do CCA PROVIM, também apresentaram músicas e danças típicas. No CEDESP Vila Paulistana, Gerson Rocha, Educador, também conhecido como Gerson Wirá- W- Açú – Povos FULNI-Ô, compartilhou além da cultura, a importância do respeito às nossas origens. A equipe do Socioeducativo também auxiliou a ornamentar o palco. Israel Marques, Educador, participou na elaboração do momento pelo seu conhecimento e também pela sua vivência familiar.
A turma do Castelinho Dom Bosco, com o objetivo de refletir a situação real do Indígena e perceber que somos seus descendentes, trouxe ensinamentos e reflexões sobre: “O que aconteceu com o índio do Brasil? Os Indígenas perderam suas terras e foram ‘empurrados’ para as Periferias?, etc”. No quesito curiosidades trouxe a influência nos topônimos, como: Açaí – ïwasa’ – o fruto que deita água, que chora, que dá sumo; Pipoca – pi’póka: o grão que estoura e, entre outras palavras utilizadas hoje em dia. Trouxe ainda na conversa dos próprios Atendidos, o nome de logradouros, animais, frutas, nomes próprios, entre outras curiosidades que permanecem nos dias de hoje. Por fim, apresentaram a canção: Tu tu tu tupi – Coleção Zis.
“Foi bacana, deu para perceber que a criança tem um conhecimento da importância do índio para a nossa cultura – uma delas inclusive falou que éramos – primos dos índios.”, declarou Diomara Aparecida Lima, Educadora do CCA Castelinho DB.
Clique aqui para ver todas as fotos