IDB pratica bandeira #DescarteLegal e dá novo destino a embalagens de plástico
29/09/2021Alegria: Parte Importante da Nossa Identidade
04/10/2021No dia 27 de setembro, a fim de propiciar momento de encontro, partilha, discussão, troca e construção de novos saberes a partir do Setembro Amarelo e os desafios de refletir sobre a Prevenção contra o Suicídio, os Educadores Socioeducativos do Instituto Dom Bosco São Paulo SP, Unidade Vila Paulistana, realizaram um momento virtual através do Google Meet com os atendidos do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP. A reunião foi promovida por Flávia Sousa, Mundo do Trabalho, Gaiza Santos, Matemática, Israel Marques, Formação Humana e Monique Carvalho, Psicóloga no IDB.
“O Encontro iniciou com a acolhida dos atendidos junto com a Monique. Gaiza, apresentou os objetivos do momento; e depois, passou a palavra Para Monique que numa dinâmica muito dialogal, foi nos conduzindo a construção, possibilitando com que cada um fizesse a ligação entre o tema e as realidades que nos cercam, o que foi auxiliando a entender o que é a Psicologia; qual o seu papel e como ela é importante para a garantia de Direitos. Fez memória do significado e origem do Setembro Amarelo e, depois, apresentou as Diferenças entre Psicologia e Psiquiatria. Diferenciou os principais sinais que devem nos deixar atentos, apresentou os fatores de Risco, que pode levar a esse momento de fragilidade de vulnerabilidade e, em seguida elencou fatores positivos que podem dar suporte, no processo de acolhida, escuta e se fazer presente na vida de quem sente-se aquietado. Mostrou ainda quais os principais transtornos mentais; bem como os principais sintomas.
Já caminhando para o final do bate papo, enfatizou a importância do diálogo, e sobretudo, em hipótese alguma, fazer a Automedicação. Ao final do encontro, apresentou-nos Espaços seguros de acolhida, escuta, apoio, orientação; tanto da rede pública, bem como de espaços e organizações privadas.
Concluímos o encontro agradecendo e muito a Monique, pela disponibilidade; pelo carinho e por ter-nos proporcionado esse momento tão rico, de troca, diálogo e aprendizado. ”, contribuiu Israel.
“Esse encontro está sendo fundamental, é muito importante falar sobre esse assunto tão delicado e que tantas pessoas sofrem, infelizmente vou ter que sair, foi ótimo esclarecer as dúvidas sobre o assunto e vê o quão importante é falar sobre saúde mental. Tenham um ótimo final de encontro, foi um prazer conhecer você Monique e foi um prazer participar desse encontro com os educadores e os outros colegas. Abraços.”, declarou Jaiany Ramos, participante que não pode ficar até o final da reunião.
“A palestra foi bem esclarecedora, só gratidão por tudo.”, finalizou Simone Sales, participante do Encontro.