Instituto Dom Bosco em parceria com a Fundação Abrinq fornece 480 Kits de Higiene Bucal Colgate para Crianças e Adolescentes
23/11/2021Campanha Novembro Azul NCI
25/11/2021História, informação, reflexão, cultura e luta! Porque a consciência não deve se resumir apenas a um dia.
Em mobilização ao dia da Consciência Negra (20 de novembro), os serviços do Instituto Dom Bosco São Paulo – SP, unidades: Bom Retiro, Vila Paulistana e Castelinho Dom Bosco Zona Sul, realizaram eventos como: Desfile Afro e Quilombo Salesiano, que enfatizaram a história, a cultura e a luta.
Castelinho Dom Bosco
No dia 19, os atendidos do Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor CCA PROVIM e o Centro para Juventude CJ, com o objetivo em resgatar a ancestralidade da cultura brasileira, expor a beleza afro e conscientizar com dados estatísticos, e enfatizar o racismo estrutural, propôs o dia de representatividade da beleza negra, onde foi realizado um desfile com a turma do Auxiliar de Cabelereiro, CJ, e as crianças do CCA PROVIM. As histórias e a origem dos penteados afro, exposição de cartazes informativos sobre a nossa cultura e luta, também foram expostos. O dia foi de intensa reflexão para conscientização de todos quanto a estrutura racista presente na sociedade, no vocabulário e cotidiano.
“A motivação do dia 20 tem que ser antirracista tem que ser diariamente.”, declarou Fernanda Nascimento,
Muito além de um desfile…
A moda no Brasil e no mundo é regida por um padrão capitalista eurocêntrico e branco, onde o padrão de beleza é estipulado promovendo assim segregação social.
O trabalho socioeducativo dos educadores quebrando padrões de beleza, estimulando crianças pretas a valorizar seus traços étnicos, sua cor, cabelos, nariz e boca é para além de uma atitude sócio educativa, é a resistência em busca de representatividade.
“Quando trabalhamos a autoestima das crianças pretas, resgatamos a sua história e marcamos o momento, isso significa que fortalecemos a luta dos povos que vieram de África em diásporas. O dia da consciência negra não é um dia de comemoração e sim de mobilização, trabalhar isso com as crianças é papel de educadores e instituições; No Castelinho Dom Bosco o desfile do dia da Consciência Negra foi para além de um desfile de moda, foi um desfile da beleza de nossas crianças pretas que por vezes é apagado pelo racismo. ‘Numa sociedade racista não basta não ser racista, é preciso ser antirracista’ (Angela Davis).”, finalizou Rogério da Silva Costa, Técnico Especializado do Medidas Socioeducativas MSE.
Vila Paulistana
No dia 19, o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP, da Unidade, realizou seu primeiro Quilombo Salesiano. O dia foi repleto de representações e reflexões. Os educandos foram orientados a trazer figuras daqueles que, para eles, representam essa luta do povo contra o sistema opressor e racista, além disso, durante a exposição histórica, puderam compartilhar lembranças de suas famílias, apresentando assim suas origens. “O que é minha história”. Fé, resistência, roda de capoeira, grafismo, axé, horta, cultivo, cultura e economia dos Quilombos, fizeram parte do Cronograma. Em breve todas as fotos estarão disponíveis.
Bom Retiro
No dia 22, a turma do CCA PROVIM e do CEDESP realizaram um momento formativo, contextualizando a data. A união dos serviços, resultou ainda em uma Roda de Capoeira trazendo a cultura brasileira como reflexão e esporte.
Os atendidos do CCA PROVIM da turma de Formação Humana, com Marcos Ribeiro, Educador, realizou cartazes que expressam informação e desconstrução do racismo. A turma mais jovem, guiadas por José Marcílio, Educador de Contação de Histórias, também se expressou e deixou seu recado a favor da união!