Instituto arrecada lacres para doação de cadeiras de rodas
27/04/2023Reflexão, visitas culturais, conscientização e manifestações artísticas por crianças e adolescentes em datas do mês de abril
03/05/2023Nos dias 12 e 13 de abril, as turmas do CEDESP Vila Paulistana, do Instituto Dom Bosco, realizou um passeio cultural no MASP – Museu de arte de São Paulo – Avenida Paulista. As turmas participantes foram: Assistente Administrativo, Recursos Humanos e, Marketing, o objetivo é desenvolver a cultura, o conhecimento e outras vivencias dentro da nossa cidade ampliando perspectivas de aprendizagem.
Para a maioria, foi a primeira vez na Av. Paulista e ao museu: “Eles ficaram deslumbrados com tamanha diversidade de cultura, aprendizados, atingindo assim o objetivo, que de fato é impactá-lo, tornando-os potência para viverem essa experiência de dimensões, e lugares que sim, eles podem e devem estar presentes.”, declaração dos Educadores.
Fala, Educandos!
“No começo eu estava bem nervoso e ansioso porque eu nunca fui em um passeio como esse e o DOM BOSCO foi o primeiro a me apresentar essa experiência, e isso foi incrível. Achei que iria ficar isolado, mas fiz novas amizades e conheci pessoas novas, chegando no museu achei incrível as artes e as esculturas, a descrição de todas eram comoventes, algumas mostravam alegria outras medos. Ao final do passeio era notável que todos os meus amigos e eu estávamos muito contentes de termos vivenciado algo assim.”, Lucas Borges, Assistente Administrativo Tarde.
“Achei muito lindas as obras dentro do museu, tem exposições antigas e atuais. Ambiente calmo e organizado que dá para apreciar a beleza dos quadros e as mensagens que eles transmitem. O que mais chamou minha atenção durante a visita ao MASP foram as obras de artistas indígenas, os quadros do movimento coletivo MAHKU são encantadores!! Bem interessante, fiquei encantada com tudo foi bem divertido recomendo bastante.”, Tainá, MKT Manhã e Isabelly Alves, MKT Tarde.
“Nós da turma de RH participamos do passeio cultural para o MASP – Museu de Arte de São Paulo. Interessante pois, foi a nossa primeira vez na Av. Paulista e ao museu. Vimos várias artes diferentes super famosas de grandes artistas, estar ao lado dos nossos colegas podendo partilhar essa vivencia foi incrível. Com as artes super marcantes, conseguimos ver outras culturas, outros lugares através da exposição indígena. Agradecemos aos educadores por estarem nesse momento conosco.”, Turma de Assistente de Recursos Humanos – Manhã.
Fala, Educador!
“Pensado com muito carinho para os educandos, essa ampliação de horizontes; desenvolve nos jovens, adultos; novos meios de aprendizagem trazendo consigo conhecimentos diversos. Visita ao MASP só nos fez perceber e ter a certeza de que a nossa existência, a nossa diversidade, a nossa cultura tem um impacto muito grande em nossas vidas. A ida no Masp com os educandos foi uma experiência ótima, além de quebrar a barreira de ocupação de espaços que não estão no nosso dia-a-dia, promoveu a reflexão e debate do contexto social da realidade do olhar de diversos nomes e momentos da história da arte e, vimos a alegria no olhar dos educandos por terem indo pela primeira vez em um museu.” Educadores Ana Claudia Oliveira – RH, Crisciana Aline – ADM e Henrique Lima – MKT.
Atendidos do CJ realizam atividade sobre prevenção de IST’s
No dia 20 de abril a turma do Centro para Juventude CJ, do Castelinho Do Bosco, recebeu orientações IST’s prevenção, cuidados e tratamentos. O objetivo da atividade é conscientizar sobre três principais IST’s (Gonorreia, sífilis e HIV). Como agem no organismo, prevenção, tratamento e principais sintomas.
“Iniciamos explanando sobre as três IST ‘s, dialogando e refletindo junto com os adolescentes. Logo em seguida todos foram divididos em três subgrupos, onde houve um quiz de perguntas e respostas. Para reforçar e incentivar na temática proposta.”, disse Fernanda Nascimento, Educadora.
“Foi muito boa, todos tiveram a oportunidade de participar, de ter conhecimento e foi um momento de tirar dúvidas! Excelente ideia ter feito isso, pois é necessário os jovens saberem das infecções as relações sexuais podem causar e como nos prevenir. Camisinha é sim necessário e infecções não são brincadeira!! Por mais atividades assim!!!”, declarou Clara G. Pasternack, 16 anos, Atendida no CJ.