Mãos à obra: Manutenção e acessibilidade no CEDESP Vila Paulistana

27/08/2024
Autor desconhecido

Uma das parcerias que mantém as atividades do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Dom Bosco Vila Paulistana, é a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de São Paulo. Periodicamente são realizadas inspeções técnicas para avaliar a qualidade e segurança dos espaços. Após apontamentos nos relatórios de engenheiros e arquitetos da Prefeitura de SP, o Instituto Dom Bosco começou o levantamento dos orçamentos de acordo com a legislação vigente e a aprovação em licitação pela Coordenadoria de Administração e Finanças – setor de Coordenação de Engenharia de Manutenção CAF/CEM e Centro de Referência de Assistência Social CRAS Jaçanã / Tremembé da Prefeitura Municipal de São Paulo, para então poder utilizar corretamente o recurso público destas finalidades.

Com o intuito de melhorar os espaços de atendimento, o IDB VP, iniciou esse processo anteriormente realizando a troca de portas e fechaduras, manutenção da rede de energia elétrica, pintura do muro e da quadra poliesportiva, manutenção do telhado, telas nas janelas e portas da cozinha, reorganização dos espaços, além da obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Em continuidade, foram colocados pisos em todas as salas de atividades: Laboratório de Informática, Laboratório de Administração, Sala de Recursos Humanos e Cidadania / Comunicação, Laboratório de Montador e Reparador de Computadores, Sala de Gestor de Microempresa / Marketing e Mundo do Trabalho, Sala de Logística e sala de Multiuso,  a qual acolhe a Biblioteca e o Espaço Lúdico, e também onde acontecem as atividades socioeducativas, aulas de Matemática / Raciocínio Lógico e aulas de Inglês Corporativo / Instrumental.  Posteriormente os espaços foram adaptados para a acessibilidade, com piso tátil, banheiro acessível, rampas, saídas de emergência e corrimãos, e em consequência destas mudanças, também foi necessária a adequação da Copa no refeitório.

Além deste olhar dedicado aos espaços, também foram feitos investimentos em material pedagógico, manutenção das mesas de jogos e troca das bancadas dos laboratórios de Informática, Assistente Administrativo e Montador / Reparador de Computadores. As empresas ganhadoras das concorrências públicas, realizaram as manutenções, porém toda equipe e atendidos do CEDESP Dom Bosco VP também colaborou de forma participativa e compreensiva durante toda a execução, e sem esta cooperação coletiva, todas estas obras não seriam possíveis.

 “Esse trabalho só foi possível por causa do apoio de toda equipe, educandos e parcerias. A frase ‘Juntos somos mais fortes’ nunca fez tanto sentido, pois através da colaboração, dedicação, paciência e compreensão de todos, conseguimos atender as solicitações para um local acolhedor, adequado e seguro.”, declarou Pérola B Brito, Gerente do CEDESP Dom Bosco Vila Paulistana

“Parabéns a todos os envolvidos nesse processo de ajustes. Um espaço adequado e digno para a população. Continua lindo e acolhedor.”, concluiu Joana D´arc Gusmão – Gestora de Parcerias CRAS/JT.

Clique para ver as fotos

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
08/09/2021
CUMMINS e IDB realizam Workshop para o curso de Mecânico de Motores Ciclo Otto
03/11/2025
Parada Técnica de outubro traz resultados e o perfil do comunicador Salesiano
19/05/2023
IDB promove Bazar Solidário com preços a partir de R$ 1,0 e agita a Comunidade