Mãos na Terra: Jovens visitam Sítio de Jarinu pela primeira vez e semeiam mudas de abacate

07/04/2022
Autor desconhecido

No dia primeiro de abril, os Atendidos do Centro para Juventude CJ, Castelinho Dom Bosco Zona Sul do Instituto Dom Bosco São Paulo, visitaram o Sítio da Obra em Jarinu. Durante o dia de lazer, no momento de acolhida (Bom dia e Boa tarde), foi feita a proposta dos Educandos de 15 a 17 anos, de deixarem uma marca na primeira visita, plantamos uma muda de abacate.

Como aconteceu, Jéssica?

Em primeiro momento agradecemos por estarmos todos juntos, integrados naquele lugar e pela oportunidade de hoje aproveitarmos o que foi criado. Fizemos uma reflexão sobre como aquele lugar pode nos trazer tantas coisas boas e que podemos ter esse sentimento em diversos aspectos de nossas vidas. Pela manhã estava um vento frio, tempo nublado, deliberamos e fizemos uma proposição aos jovens: que tal deixar que o vento leve qualquer ideia ou sentimento negativo para bem longe? Em silêncio, cada um fez a sua reflexão. Propusemos também que sentimento, palavra eles queriam que fosse mais presente em suas vidas, em grupo e muitos disseram em voz alta: amor, carinho, harmonia, compreensão, respeito, etc.

Na mesma ideia de oferecer algo ao lugar que nos trouxe tanto, com a ajuda do Sr. Augusto Pereira, caseiro do sítio, ele nos trouxe uma muda de abacate para plantarmos. Os educandos com o auxílio do Caseiro, colocaram a mão na terra! Plantaram, regaram conforme todas as orientações. Foi um excelente início de atividade no sítio! Todos os meses abordamos assuntos com os Educandos referente a atividades de sustentabilidade, meio ambiente, mas estar no lugar que melhor proporciona a compreensão, entendimento e reflexão desse aspecto, não tem preço. É gratificante ver no jovem a vontade, empenho, dedicação e interesse quando além do dia a dia, conseguimos fazer o prático, como dito anteriormente, colocar a mão na terra, sentir e estar aberto a coisas novas.

Acredito que cada passagem que tivermos no sítio, haverá a curiosidade de saber o quanto a planta cresceu, haverá o sentimento de “Olha fomos nós que plantamos e hoje está dando frutos”, haverá o sentimento de carinho, amor e respeito ao lugar em que está e o agradecimento por nos dias de hoje termos a oportunidade de aprender e ensinar., concluiu Jéssica Gomes, Assistente Técnica CJ Castelinho DB.

Participantes da Atividade: Colaboradores CJ Castelinho Dom Bosco; Educandos do CJ Castelinho – Manhã e Tarde; Padre Hélio Espinula, Diretor Presidente da Obra; Larissa Gonçalves e Leonardo Rodrigues da Pastoral e o Sr. Augusto Pereira, Caseiro em Jarinu.

Clique aqui para ver as fotos

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
04/09/2024
No Sonho que nos Faz Sonhar, nossa tarefa amorosa de cuidado, proteção e Transformação – Dia da Família CEDESP Vila Paulistana 
06/03/2023
Voluntários do IDB promovem interação com novos Atendidos do CEDESP
03/09/2024
Mês de Agosto no CCA PROVIM Bom Retiro