CEDESP VP inaugura Espaço Lúdico de Aprendizagem
19/10/2021O poder das palavras e Arte Brasileira no CCA PROVIM Castelinho Dom Bosco Zona Sul
20/10/2021Entre as caminhadas as quartas-feiras e as oficinas de arte, bordado e renda as terças e quintas-feiras, as Atendidas do Núcleo de Convivência de Idosos do Castelinho DB ZS participaram da Homenagem ao Dia Internacional do Idoso
Caminhada
Com a retomada das atividades presenciais, toda quarta-feira as Atendidas do Núcleo de Convivência de Idosos NCI do Castelinho Dom Bosco Zona Sul – Instituto Dom Bosco São Paulo – SP, realizam uma Caminhada com Oficineiros. O momento se inicia no Castelinho e continua pelas ruas do bairro Vila Missionária, próximo a unidade.
“Caminhar ajuda a perder peso, melhorar o condicionamento físico, fortalecer os músculos das pernas e bumbum, ajuda ainda a reduzir a pressão sanguínea e trabalhar a função cardiovascular. O gasto calórico é de 200 a 400 Kcal/hora e a queima de gorduras depende do sexo, idade e metabolismo. De acordo com o cardiologista Roberto Kalil, ‘A caminhada é uma maneira de prevenir e tratar diversas doenças, como a hipertensão.’ (…) Caminhar relaxa o corpo. Ajuda na circulação de sangue e faz com que o praticante se sinta mais alerta e acordado. Quem pratica exercício físico tem menos dificuldades em adormecer, acabando por ter um sono mais profundo e reparador.”, declarou Elizete Marinho da Silva, Auxiliar Administrativo do NCI, que também participa do momento.
Arte, Bordado e Renda
Toda sexta-feira a Oficineira Delma, vai até o Castelinho Dom Bosco montar os kits para as atendidas retirarem durante a semana. E, então, toda terça e quinta-feira, através do grupo de WhatssApp, realiza a atividade remota com o grupo. Em média são 45 participantes, a equipe de Educadores do NCI também está sempre presente. O objetivo da atividade é de desenvolvimento, interação, além de ensinar artigos que possam ser objetos de decoração, de presente, ou até mesmo de vendas.
“Elas têm respondido super bem às aulas remotas, conseguindo realizar as atividades com muita qualidade e riquezas de detalhes. Estão aderindo bem as atividades e estão reproduzindo às aulas para vender e presentear. Cada aula tenho recebido um ótimo “feedback” das alunas dizendo que estão amando e fica ansiosas em cada aula, porque sempre aprendem algo novo.”, declarou a Oficineira – Email de Contato: [email protected]
Dia Internacional do Idoso e Estatuto do Idoso
No dia 01 de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso, que vai muito além, o momento também é para festejar o Estatuto do Idoso, criado na data pela Lei 10.741 em 2003, quando o Brasil atingiu a marca de 15 milhões de idosos, o estatuto trouxe, de forma inédita, princípios da proteção integral e da prioridade absoluta às pessoas com mais de 60 anos e regulou direitos específicos para essa população. Portanto, com o objetivo de conscientizar os Idosos do NCI Castelinho sobre seus direitos presentes no Estatuto, a Equipe do NCI, homenageou
As atendidas na palestra socioeducativa que acontece toda sextas-feiras na formação com as Técnicas do NCI. A Introdução foi sobre a criação do Estatuto do Idoso, após uma dinâmica com frases dentro de bexigas amarelas sobre o envelhecimento. No final foi entregue um livro do Estatuto do Idoso junto com uma lembrancinha de biscuit, representando o Idoso.
“Elas adoraram, pois o dia do Idoso deve ser todos os dias.”, disse Elizete.
“Este tipo de atividade é muito importante, pois devemos sempre lembrá-las(os) desta data tão importante que é Dia Internacional do Idoso.”, concluiu Joselma Aparecida de Lima, Técnica Social NCI.