OSCAR IDB traz reflexão, trabalho em equipe e improviso

11/03/2025
Autor desconhecido

No dia 13 de fevereiro, como acolhida aos novos educandos, a turma do Voluntariado junto com os Educadores do CEDESP Bom Retiro, propuseram um momento diferenciado, chamado: Oscar IDB. Como temática da estreia do ano de 2025 “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”, os voluntários contaram a história da caixa de Pandora. Movida pela curiosidade, ela abre, liberando todos os males do mundo, como doenças e tristezas. No entanto, no fundo da caixa, permanece a esperança, que simboliza a capacidade humana de lidar com as adversidades. Assim, apesar dos sofrimentos liberados, a esperança permanece como um consolo para a humanidade.

Assim separamos vícios e virtudes que os educandos deveriam trabalhar, desenvolvendo uma apresentação. E cada grupo, teria um gênero diferente, desde comédia, romance até ação e terror. Para concorrer ao Oscar IDB de melhor apresentação. Nesta atividade, foi trabalhado: Integração e fortalecimento de vínculos; Estímulos da criatividade e imaginação; Desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e improvisação; Trabalho em equipe; Desenvolvimento da autoconfiança e autoestima; Reflexão crítica e empatia.

“O dia foi extremamente proveitoso. Acompanhei a equipe dois, que ganhou o Oscar da manhã. O grupo teve como virtude a coragem e escolheu o gênero ação para sua apresentação. Eles criaram uma rima e encenaram uma crítica à sociedade. A história mostrava alguns jovens atravessando a rua, e uma jovem distraída com o celular não percebeu o carro de um motorista desatento, que também estava trocando de música no celular. A situação quase resultou em um atropelamento, mas a amiga corajosa e atenta da jovem conseguiu empurrá-la, e ambas caíram no chão. O mais chocante, porém, foi que as pessoas ao redor, em vez de ajudar, estavam mais preocupadas em filmar o acontecimento. Eles venceram no quesito criatividade, utilizando diversos efeitos especiais, demonstrando um excelente envolvimento da equipe e, acima de tudo, seguindo fielmente a proposta.

À tarde, a equipe quatro levou o Oscar de Melhor Apresentação, destacando-se pela virtude do amor e pelo gênero romance. Eles contaram a história de um amor proibido entre duas pessoas de classes sociais diferentes, cujos pais não aceitavam o relacionamento. A jovem, então, entrou em depressão, o que fez com que os pais reconsiderassem sua posição e finalmente permitissem o romance.

Todas as apresentações foram altamente criativas e exigiram muito esforço dos jurados para avaliá-las.”, concluiu Larissa Borges, Pastoral.

Clique aqui para ver todas as fotos

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
14/04/2023
Encenação, reflexão e caça ao chocolate para todas as idades 
24/09/2025
CEDESP Dom Bosco Bom Retiro une Inteligência Artificial e Impressão 3D em projeto inovador
08/08/2022
Instituto Dom Bosco promove “Boscolândia” no mês de férias escolares