Outubro: CEDESP Bom Retiro e Vila Paulistana
11/11/2022CEDESP Bom Retiro e Vila Paulistana
11/11/2022Confira as últimas novidades no NCI Castelinho Dom Bosco: Conscientização e empatia no Setembro Amarelo; Sarau intergeracional com crianças e idosos; Matrículas abertas e Ação Saúde 60+ Instituto Pinheiro.
Setembro Amarelo: Conscientização e empatia!
Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. A equipe de Educadores, realizaram um mural com mensagens para que os atendidos retirassem uma mensagem de reflexão, além da entrega de “tags”, e falamos sobre o assunto no Sócio Educativo. Os voluntários fizerem cartazes sobre o setembro amarelo que foram expostos ao longo do mês na Unidade.
“Para alguns parece bobagem, por não acreditarem no assunto. Para outros é perda de tempo, por não acreditarem nos resultados. Mas a verdade é que a campanha do setembro Amarelo é algo muito maior do que falar diretamente sobre prevenção ao suicídio.”, disse Elizete Marinho, Assistente Administrativo do NCI.
Sarau integra crianças e idosos
No dia 14 de outubro, os atendidos do NCI e CCA, participaram do Sarau, com o convidado especial: “Fred”, Oficineiro. O momento é uma proposta do momento sócio educativo Integeracional. Sendo assim, as atividades intergeracionais atingem o objetivo de aproximar as gerações, oportunizar o diálogo e incluir o idoso socialmente.
“Iniciamos o Sarau, com músicas, exercícios, brincadeiras. O Fred falou sobre a ‘’Saudade’’ se ela é boa ou ruim. Cantaram bastante, foi muito divertido. Foi dito também sobre plantar e semear, e todos eles ganharam semente de girassol como lembrancinha. Teve a participação do Gerente Roberto Mendes do CCA junto com o Educador Clayton Santos apresentando uma música junto com as crianças. Teve também a participação de uma idosa Valnice Macedo de 74 anos que se fantasiou para contar histórias engraçadas. Foi uma manhã adorável.”, declarou Elizete.
“Momentos de reencontro, partilha e muita positividade. Sinto que a atividades como está só nos mostra o quanto é importante estar em unidade. Gratidão aos parceiros.”, concluiu Erica Ruiz, Gerente do NCI.
Matrículas abertas NCI
As técnicas Joselma Aparecida e Sara Cristina, realizaram no dia 17 de outubro, a matrícula para novos inscritos nas oficinas que o NCI dispõe.“No primeiro momento os idosos realizaram a inscrição e nesta data compareceram para obter informações sobre as formas de atendimento, oficinas e sobre a rede Salesiana. Este momento é muito importante para esclarecer, tirar dúvidas sobre o serviço do NCI, as parcerias (prefeitura, CRAS, e sua verba pública).”, esclareceu Elizete.
Ação Saúde 60+ Instituto Pinheiros
No dia 18 de outubro, a turma do NCI esteve presente na Faculdade Anhanguera – Vila Mariana, para a realização de mais um momento do: Ação Saúde 60+ Instituto Pinheiros.
O objetivo do Projeto é garantir a Atenção Integral à Saúde das pessoas com 60 anos ou mais, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autonomia, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável. Garantir o envelhecimento saudável é um desafio para a saúde pública. Portanto, é necessário assegurar a atenção integral para proporcionar adequado atendimento ao idoso, com ênfase na promoção à saúde para garantir a prevenção de agravos.
“Iniciamos tomando café da manhã, oferecido pelo Instituto pinheiro, após nossos idosos se dividiram para uma roda de conversa com outras instituições que estava participando, tivemos uma equipe de enfermeiros medindo a pressão e fazendo teste de glucose, outra equipe de jurídico, dentista e psicólogo, depois os colaboradores do instituto pinheiro organizou uma sala onde todos os participantes iria realizar uma atividade de circuito de memória. Foi uma manhã bem bacana.”, declarou Elizete.
“Foi uma manhã maravilhosa, interagir com outras pessoas, as atividades, as esquipes de enfermagem, a última atividade do circuito cognitivo de memória e toda equipe acolhedora, muitas experiências trocada.”, concluiu Efigência Secundina da Silva, de 72 anos.
Clique aqui para ver todas as fotos