Visita ao Mercadão, bate papo com empreendedores, integração com o CEDESP, efetivação e novas contratações movimentam o NEP e o Jovem Aprendiz IDB
19/05/2022Passa ou repassa, conscientização nas urnas e Logística na Prática com a Empresa Cummins
25/05/2022No mês de maio os jovens do Centro para Crianças Adolescentes Programa Vida Melhor, do Bom Retiro, refletiram sobre sentimentos como automutilação, com a orientação da Psicóloga Monique, campanha do dia 18 de maio e a rotina árdua de profissionais que realizam entregas por aplicativos.
Emoções no bate-papo com a Psicóloga…
No dia 17 de maio, os adolescentes da turma: verde e vermelha do CCA PROVIM participaram da “Roda de conversa: sobre nossos sentimentos, emoções e automutilação”, mediada pela psicóloga Monique Carvalho. A proposta teve como finalidade abordar a temática da automutilação, de forma preventiva, através de psicoeducação, fortalecimento de fatores protetivos e partilha de informações sobre redes de ajuda existentes, reforçando pessoas, locais, instituições com quem podem contar e ou buscar, caso eles mesmos ou quem conheçam, precisem de ajuda ou estejam passando por momentos difíceis.
“Fiquei muito contente com o convite e confiança depositados em mim para essa proposta da roda de conversa sobre a automutilação com nossos educandos do CCA, embora confesso que inicialmente fiquei preocupada, por compreender que se trata de um assunto desafiador de ser trabalhado junto com as crianças e adolescentes estando em grupo de maior número, tendo cada qual sua história de vida, seus desafios, probleminhas e problemões, realidades e formas diferentes de ser, sentir e agir no mundo.”, declarou Monique.
Fazendo Bonito o ano todo…
Ainda no mês de maios, os jovens trabalharam a campanha referência do mês: “FAÇA BONITO” – Pelos direitos da Criança e do Adolescente.Debates, rodas de conversa, Bom dias e Boa tardes, foram realizados para informar e alertar nossas crianças e adolescentes de atos que violam a sua integridade e dignidade. A Oficina de Formação Humana e Participação Cidadã, Marcos Ribeiro, Educador, realizou pesquisas e reflexões para preparar o material exposto no Instituto, localizado na escada de acesso ao 1º andar; Nos momentos de acolhida, João Paulo da Silva, Educador, trabalhou o tema: “Você sabe quais são os tipos de violência contra a criança eo adolescente?” Para completar, Monique, psicóloga, apresentou as redes de apoio para os enfrentamentos das diversas violências.
As famílias dos atendidos receberam informativos sobre a campanha, via WhatsApp, e puderam acompanhar através das redes sociais as ações do IDB.
Marcos Ribeiro e José Marcílio Francisco, Educadores, participaram do seminário promovido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS com a temática: “Seja a Voz contra o Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes”.
Realidade dos entregadores de aplicativos em pauta…
O Projeto Circuito Difusão desse mês trabalhou o exibiu o documentário: Vidas Entregues. Que traz a rotina árdua dos profissionais que fazem entregas de encomendas feitas por aplicativos.
“Não é nenhuma novidade que a taxa de desemprego no Brasil, é grande. Não se trata de falta de interesse e sim de possibilidades. As pessoas que trabalham com entrega sofrem diariamente sem ter salário fixo no final do mês, com imprevistos e com a falta de benefícios.”, Refletiu Maria Gabriela, Atendida do CCA PROVIM BR.