Editora Itagyba contempla unidades de norte a sul do IDB SP
02/08/2021IDB promove Cordel Encantado
04/08/2021No mês de julho a Parada Pedagógica mensal aconteceu no formato presencial em ambas unidades: Castelinho Dom Bosco Zona Sul no dia 19 e Bom Retiro e Vila Paulistana no dia 30. Desde fevereiro deste ano (2021) o momento acontecia via on-line devido o agravamento da pandemia provocado pelo coronavírus. Com 99% da equipe vacinada, o momento, seguindo os protocolos sanitários, teve sua retomada. O Castelinho DB ZS, é uma nova unidade assumida pelo Instituto Dom Bosco desde o início do ano, portanto, as paradas pedagógicas acontecem em dias diferentes temporariamente, é somente o tempo de que a mais nova casa da região Sul e o IDB possam alinhar missão, visão e valores.
A Parada no Castelinho…
No dia 19, Larissa Borges e Marcos Roberto, Equipe de Pastoral, deram inicio ao momento, lamentando as mais de 550 mil vítimas da covid e dando abertura a um breve momento de intenções, onde os Educadores poderiam expressar seus anseios. Na sequência, foi momento de falar sobre sistema preventivo e o caderno de identidade. No segundo momento, a equipe da Aliança Verde – Don Bosco Green Alliance, apresentou-se e pode realizar pela primeira vez uma formação presencial. Neste momento estiveram presentes: Ângela Lopes, Fabiana Santello, Larissa Borges e Pâmela Fernanda, Educadoras na Unidade Bom Retiro, mas a formação foi realizada pelas integrantes dos Verdinhos: Diomara Lima, Jéssica Gomes, Joselma Lima e Marineusa Silva. Neste momento a equipe falou sobre o: Plástico: Mocinho ou Vilão?”. Após a apresentação, para motivar a redução de descartáveis, foi entregue para cada colaborador uma squeeze personalizada com os logos do IDB e do DBGA.
Na parte da tarde, a equipe da Zona Sul contou com a formação do Padre Rafael Galvão. “Eu amei esse momento! Achei sensacional a forma prática e simbólica de como ele manteve o diálogo de agregar a parte espiritual e profissional com as nossas experiências e a dos educandos do dia a dia. Fica algo mais “palpável” e prático na forma de lidar com as situações!”, declarou Jéssica Gomes, Assistente Técnica Centro para Juventude, Castelinho.
A Parada no Bom Retiro…
No dia 30 a equipe de Educadores do BR e da unidade Vila Paulistana, receberam na entrada do Teatro, afim de motivar a redução de descartáveis, uma squeeze personalizada com os logos do IDB e do DBGA. Ao iniciar o momento de formação, os Educadores contaram com a abertura do Pe. Hélio Espinula, Diretor Presidente do IDB. Na sequência, André Naccarato, Paula Macedo, Maria Clara Leme, Larissa Borges, Vinicios Trindade e Marcos Roberto, representando a Equipe de Pastoral, deram início ao momento, lamentando as mais de 550 mil vítimas da covid e dando abertura a um breve momento de intenções, onde os Educadores poderiam expressar seus anseios. No segundo momento, hora de falar sobre rotina e retomada, tanto para o Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor CCA PROVIM, quanto para o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP. A pergunta era: “O retorno das atividades presenciais: como os conhecimentos e competências podem garantir a segurança no retorno?”. O momento foi moderado pelo Padre William Lima, que contribuiu compartilhando sua experiência e desafios quanto Missionário em Angola. Trouxe ainda a reflexão sobre a infinidade de realidades ao nosso redor e a alegria do Educador diante de tudo.
Durante o intervalo, foi proposto pela equipe de Pastoral uma reflexão sobre os momentos vividos, sobre seus pensamentos e incertezas. No retorno, os Educadores deveriam escrever em um papel tudo aquilo que os incomoda para seguir a diante em suas missões, depois as mãos de cada um foram lavadas, a fim de simbolizar a libertação daquelas angústias. Os papéis, foram queimados posterior ao momento. A segunda parte da reflexão veio com a proposta de que cada um escrevesse desta vez a primeira palavra de motivação que lhes viesse a cabeça quando o pensamento fosse em nossos atendidos, na sequência, velas eletrônicas e, poucas de cera, foram acendidas ao redor das pequenas flores douradas de papel onde foram escritas as boas palavras, formando um caminho iluminado, pelas palavras e pela luz das velas. “O contrário do amor, não é o ódio, é a indiferença, então refletindo sobre a indiferença, em um mundo que age indiferente a resistência é o amor!”, disse Ronnaldh Oliveira, Coordenador de Pastoral
A formação seguiu com a atualização em protocolos sanitários da COVID 19: Normas de segurança para prevenção da infecção pelo SARS-COV2 e a fala sobre a importância da vacinação. Além disso, dúvidas e esclarecimentos em: “Como lidar com a ansiedade diante das incertezas do dia a dia?”; O fluxo de informação e a incerteza; Como diferenciar o que pode e o que não pode ser controlado; Estratégias de enfrentamento da ansiedade, finalizando com a Avaliação dos trabalhadores do retorno dos serviços CCA e CEDESP.
Durante a Parada no Bom Retiro, a Banda IDB composta por: André Reis, Bruna Miranda, Marcos Paulo e Marcos Ribeiro, fizeram melodia e animaram a todos.
No final do dia de ambas as unidades (Castelinho e Bom Retiro), as palmas para os aniversariantes do mês seguido de bazar solidário.
Clique aqui e veja todas as fotos dos momentos