Páscoa Artesanal no NCI
05/05/2022Atendidos dos CEDESP Vila Paulistana desenvolvem o “Jornal Cria VP”, Visitam o Museu da Casa Brasileira e participam de reunião com os familiares
10/05/2022No dia 29 de abril, foi realizada a Parada Técnica do Instituto Dom Bosco São Paulo com a participação de todas as Unidades: Bom Retiro, Vila Paulistana e Castelinho Dom Bosco. O momento formativo contou com a participação do Diretor Padre Hélio Espinula e com a Advogada Doutora Ingrid Brabes, que trouxeram a temática: “Por um olhar sobre as diversidades”. Destaque para Biblioteca Itinerante que promoveu a entrega de livros e para Equipe da Aliança Verde que reciclou e presentou com mudas adubadas em cápsulas de café.
A abertura do dia contou com a Equipe de Pastoral, relembrando a comemoração dos 103 anos do Bom Retiro, comemorado no dia 19 de março. Em uma das falas, o reforço de que todos os membros são fundamentais para a Instituição: “Somos um corpo só, compostos por diversos membros. Todos somos importantes e fundamentais.
No momento formativo, Padre Hélio falou sobre o Estado Laico, que é quando acontece a separação entre Estado e religião. A partir da ideia de laicidade, o Estado não permitiria a interferência de correntes religiosas em assuntos estatais, nem privilegiaria uma ou algumas religiões sobre as demais. Por tanto, nenhuma religião deve ser absoluta, todas devem ser respeitadas. Trouxe também em sua fala, a importância do diálogo, do respeito e das diversidades de todos os âmbitos, como: cultural, sexual, religiosa, étnica e linguística. Orientou como lidar com ações agressivas feitas em nome da religião ou de valores invertidos que ferem a dignidade humana. Defendeu a Liberdade, reforçou que a intolerância é crime e pediu respeito à diversidade por uma sociedade pluralista. Na sequência os Educadores foram convidados a debater questões cotidianas atreladas à multiplicidade do dia a dia. No segundo momento, a Doutora Ingrid, enfatizou a fala do Pe. Hélio, pautada na lei, falou sobre a liberdade, igualdade e bem estar. Destacou o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…). Dentro deste Artigo há uma série de orientações quanto a importância do respeito aos Direitos.
Encerrando a parte da manhã, a Equipe do Aliança Verde de Dom Bosco (Don Bosco Green Alliance) apresentou os momentos realizados com os Atendidos durante os momentos de Bom dia e Boa tarde, em todas as Unidades, onde foram trabalhadas as temáticas do mês de abril, como: Dia da Terra, da Caatinga, entre outros. Para os atendidos foram entregues mudas e porções de terra adubada e, para os colaboradores, não foi diferente. Além disso, a Equipe plantou as mudas em embalagens de iogurte utilizadas, cápsulas de máquina de café, entre outras, arrecadadas ao longo do mês. No mesmo momento foi liberada a Biblioteca Itinerante, promovida por Ângela Lopes, Responsável pela Biblioteca. Esse modelo trabalhado durante o mês de março/abril com os Atendidos e Familiares, chegou para os Educadores, a fim de promover a leitura, celebrando também o mês que celebrou o Dia Mundial do Livro (23 de abril), permitindo assim que cada um levasse para casa até dois livros. Os exemplares foram doações da Rede Salesiana Brasil.
Após os recados de Recursos Humanos e almoço, todos seguiram para as reuniões de setor. No final do dia, palmas para os aniversariantes do mês.