Reflexão e ação no filme de Dom Bosco e mundo do trabalho, visita a OCA na Exposição de Tim Burton e muito mais no mês de Agosto com a turma do CJ e do CEDESP
01/09/2022Percepção, recreação, educomunicação e papo de homem no CCA IDB
06/09/2022No dia 26 de agosto, foi realizada a Parada Técnica mensal do Instituto Dom Bosco São Paulo SP, a realização do momento formativo aconteceu na Unidade Bom Retiro com a presença da Equipe Técnica de todas as Unidades: Bom Retiro, Vila Paulistana e Castelinho Dom Bosco Zona Sul. Nesta sexta-feira, foi refletido o tema: “Como eu lido com a nova realidade psicológica sem o apoio técnico de um profissional?” – Palestrantes: Dra Myrian Varallo, atualmente Coordenadora do CCA sede e, formada em Psicologia e a Dra Monique Carvalho, Psicóloga atuante no Instituto. Neste dia a equipe de Pastoral realizou um quiz animado com perguntas de Dom Bosco, patrono da Obra que completaria 207 anos (16) no mês, a equipe da Aliança Verde de Dom Bosco também contou com a formação e análise da assessoria da Singular Ambiental.
Ao iniciar, a turma de Pastoral, homenageou Dom Bosco e, realizou o quiz com os Educadores, onde as premiações foram doadas de acordo com as especialidades de cada Unidade, como a geléia de maracujá feita a partir da casca da fruta pela equipe de cozinha do Castelinho. Quem acertava a pergunta, levava o prêmio. A Pastoral, que já havia entregue cartões com perguntas de autocuidado para os colaboradores durante a semana, pediu para que todos respondessem e deixassem no papel a resposta.
Após o primeiro momento, Dra Myrian e Dra Monique conduziram a parada trazendo os impactos da pandemia nas questões psicológicas e emocionais. Falou sobre as patologias que mais acometem as pessoas neste período sequencial, mais ameno, da Pandemia, sendo elas: Depressão; Ansiedade; Síndrome do pânico; Síndrome de burnout e ações provocadas por essas doenças como o Suicídio. Orientaram como identificar e agir em muitos casos, ainda que sejam leigos na condição medicinal. A escuta foi a dica chave para a facilitação no processo de melhoria. Autocuidado e saúde mental pessoal, também foi levado em conta. De forma interativa, as Dras disponibilizaram links para gerar chuvas de palavras de acordo com sentimentos antes, durante e neste momento de pandemia. Palavras como alegria (passado), medo (durante) e fé (hoje), surgiram durante a atividade. Para concluir, a dinâmica proposta foi para que grupos se formassem, de acordo com os setores, para a partilha e respostas de perguntas como: “Como eu lido com a nova realidade?”, “O que oferecer para as famílias?”, e, etc. Por fim, cada equipe compartilhou suas conclusões. Trabalhar a escuta, buscar o novo e fazer parceria com as UBS, foram alguns exemplos citados. O momento foi de partilhas fortes com relação as realidades vividas em cada Unidade.
Na sequência do almoço, momento verde: Turma da Aliança Verde DB apresentou os resultados da Campanha: “Um faz Diferença” e seus impactos ambientais, além de perguntas animadas sobre sustentabilidade e premiações com as respostas e sorteio do mês no projeto do descarte correto do papel de ponto. Susi Uhren e Clara Uhren, da empresa parceira Singular Ambiental, realizaram um momento formativo com a equipe de serviços gerais a respeito do descarte de orgânicos e recicláveis. Susi aproveitou ainda para realizar uma visita técnica nos espaços do IDB a fim de definir melhorias respeitando a sustentabilidade. Em continuidade, os Educadores seguiram para as reuniões de setor. Ao fim do dia, palmas para os aniversariantes do mês.