Parada Técnica de Maio reforça fé, cuidado com o outro (Saúde Mental) e união entre equipes

02/06/2025
Autor desconhecido

No dia 30 de maio, aconteceu a Parada Técnica mensal na Sede do Instituto Dom Bosco, reunindo colaboradores das unidades Bom Retiro e Vila Paulistana  em um momento especial de espiritualidade, informação e formação.

Um momento de fé e reflexão
O encontro começou com a fala do diretor Padre Emerson Medeiros, que destacou a importância de Nossa Senhora Auxiliadora para a comunidade salesiana, em menção ao mês de Maio/Mariano e mês das Mães. Ele convidou os participantes a escreverem a tradicional cartinha com seus pedidos e intenções, que foram queimadas simbolicamente em um gesto de fé e devoção.

Alinhamentos institucionais
Na sequência, o momento RH foi conduzido por Laryssa Ferreira, responsável pelo setor, que agradeceu o empenho de todos na festa de Nossa Senhora Auxiliadora, compartilhou comunicados importantes e falou sobre a pesquisa da Inspetoria. Laryssa destacou que, se o IDB alcançar de 90% a 100% de participação, será contemplado com uma premiação.

O Gestor financeiro Alex Brito também reforçou a importância da pesquisa e agradeceu a equipe do Aliança Verde pelos dois finais de semana de drive-thru (coleta de lixo eletrônico), além de reconhecer o trabalho voluntário de todos na festa (Arraiá Mariano). A gerente do CEDESP Vila Paulistana, Pérola Brito, aproveitou o momento para convidar os colaboradores a participarem da 10ª Feira de Profissões na unidade VP que acontece no dia 13 de junho.

Formação sobre saúde mental
Após um breve intervalo, os participantes assistiram à aguardada palestra de Rogério Lima Aguiar sobre Primeiros Auxílios Psicológicos (PAP). Com leveza e profundidade, Rogério abordou a importância de observar e acolher os sinais de sofrimento emocional, tanto em educandos quanto entre colegas. A palestra incluiu dinâmicas em grupo, reflexões sobre transtornos mentais e uma explanação sobre o método CASIC, trazendo à tona temas como ecoansiedade e saúde mental no cotidiano.

Durante o almoço, houve também a comemoração dos aniversariantes do mês. À tarde, a formação continuou com momentos ricos de troca entre os participantes, sempre com a mensagem de empatia e cuidado com o outro. Rogério deixou uma frase marcante: “Não sei da sua dor, jamais saberei, mas sou solidário a ela.” Após o café da tarde, cada colaborador seguiu para sua reunião de setor, encerrando um dia de aprendizado, fé e integração.

Formação na Unidade Pinheiros
Enquanto isso, na Unidade Pinheiros, localizada na região da Lapa, a Parada Técnica teve como foco o estudo do Livro de Identidade Carismática – Volume 2. A formação abordou a importância do trabalho pastoral dentro das obras salesianas e proporcionou uma imersão nos fundamentos da missão deixada por Dom Bosco, conduzida por Pe Magno Fonzar. Os colaboradores refletiram sobre os princípios que guiam o carisma salesiano e como ele se expressa no dia a dia da ação educativa, resgatando a essência do serviço aos jovens e o modo como Dom Bosco iniciou seu caminho de cuidado e acolhimento aos mais vulneráveis.

“Essa fala nos lembra da importância do cuidado ao lidar com a dor do outro, seja essa pessoa alguém que atendemos ou um colega de trabalho. Precisamos, mais do que nunca, de humanidade no nosso olhar e nas nossas ações.”, disse Pâmela Fernanda do Relacionamento Institucional.

Assim, a Parada Técnica de Maio reafirmou o compromisso de todas as unidades com a missão salesiana, unindo espiritualidade, formação e o cuidado com o outro como pilares do trabalho diário.

Clique aqui para ver todas as fotos

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
25/08/2025
Instituto Dom Bosco celebra o Dia dos Pais e fortalece laços familiares
27/06/2023
Instituto Dom Bosco: O Minhocário da Vila 
28/04/2025
Páscoa IDB reflexão e gratidão