Visitas, Formações e Convívio no CEDESP Bom Retiro
04/10/2022Desafio Sustentável IDB engaja jovens e adultos
06/10/2022No dia 30 de setembro, foi realizada a Parada Técnica mensal do Instituto Dom Bosco São Paulo SP, a realização do momento formativo aconteceu na Unidade Bom Retiro com a presença da Equipe Técnica de todas as Unidades: Bom Retiro, Vila Paulistana e Castelinho Dom Bosco Zona Sul. Nesta sexta-feira, foi refletido o tema: Colheita e Semeadura, houve a formação com o Professor convidado Bernardo Parodi da USP sobre Humilhação Social, Preconceito e Estigma e orientações práticas com a equipe operacional sobre informática. Além disso, muita alegria na dinâmica comemorativa pelo Dia Nacional do Educador Social.
A abertura da Parada de setembro foi realizada pela equipe de Pastoral, que trouxe a reflexão sobre o que é passageiro e o que é de verdade. Para enfatizar, a turma ofertou uma semente de mostarda, sendo entregue para cada colaborador que deveria então mentalizar seus objetivos e plantar no “berçário” de terra disponível. A ideia era lembrar sobre a semeadura e a colheita do dia a dia. E a pergunta que concluiu o momento, foi: “O que eu quero colher?”. No segundo momento, a equipe de Pastoral realizou uma gincana festiva, celebrando o Dia Nacional do Educador Social, comemorado no dia 19 do mês. Durante o momento, muita música, conhecimento, diversão, integração de equipes, premiações e sorteios. Os Educadores foram ainda contemplados pela administração com kits exclusivos contendo: agenda, caneta e mochila personalizados com o logo do IDB.
No momento formativo, os Educadores contaram com a palestra do Professor Bernardo Parodi, Professor de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP, que abordou o tema: Humilhação Social, Preconceito e Estigma – Um estudo psicossocial de sofrimentos políticos. Durante o momento, Bernardo abordou pontos como: Educação inclusiva e Psicologia social. Além disso, propôs a reflexão acerca de ações afirmativas e políticas de reparação. Entre o profundo e importante assunto abordado, o Professor reforçou a importância da escuta com o jovem e a relevância da alteridade, quando nos reconhecemos na figura do outro. No final, foi aberta a palavra onde os Educadores puderam contribuir com a suas opiniões e realidades experienciadas com os Atendidos. Já a equipe de Educadores Operacional (cozinha, manutenção e limpeza) recebeu a formação prática do Educador Marcos Nunes e Wesley Gonçalves, sobre informática.
Após o almoço, as equipes seguiram para as reuniões setoriais e, ao fim do dia, palmas para os aniversariantes do mês.