Percepção, recreação, educomunicação e papo de homem no CCA IDB

06/09/2022
Autor desconhecido

Confira as atividades do mês de agosto da turma do Centro para Crianças e Adolescentes CCA do Instituto Dom Bosco São Paulo SP, Unidades: Bom Retiro e Castelinho Dom Bosco Zona Sul:

CCA Bom Retiro
Oficina de Fantoches 

A parceria entre a Oficineira Lígia Santana e o Educador José Marcílio, traz como proposta uma Oficina de Fantoches, a fim de desenvolver a expressão oral e artística das crianças, através dos bonecos a ideia é que eles criem e vivam um “mundo de faz de conta”.

Projeto Todos Temos Casa

Ainda em parceiria, Lígia, junto com a Psicóloga Monique Carvalho e Educadores, estão trabalhando a ampliação da percepção e exploração do que está presente em nosso entorno, sejam partes boas ou mais negativas deste, mas que compõem o todo do nosso território: bairro, casa, família, cidade, instituições, escolas, redes de apoio, saúde, praças, parques, ruas, lazer, amigos, social, espiritual, dentre outros.

Despertando os Sentidos no Parque e Atividades

A ideia dos educadores José Marcílio e Bruna Miranda era proporcionar uma vivência diferenciada no Parque da Luz. A proposta era despertar os 5 sentidos humanos por meio de experiências sensoriais em histórias com valores humanos, favorecendo a consciência crítica, percepção do meio onde se vive (território e ambiente familiar) e a vivência de momentos de cultura com a literatura.

Marcílio realizou junto com as turmas a dinâmica: “O QUE VOCÊ PARECE PRA MIM?” A finalidade foi fortalecer a interação do grupo. Os educandos tinham que destacar nos colegas as qualidades ou sentimentos que devem ser trabalhados por eles.

Já a Educadora Bruna, está trabalhando com os educandos a mágica do teatro de sombras, arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa bonecos de sombra.

Saúde Masculina é Papo Sério em todas as idades 

Doutora Rosangela Pimenta que já realizou um momento formativo somente com as jovens do CCA, desta vez, conversou com os jovens do Serviço a respeito de: anticoncepção, DST’s e saúde do homem. “A roda de conversa foi bem interativa e dinâmica, eles participaram muito, são uns fofos”, declarou a Doutora.

CCA Castelinho Dom Bosco Zona Sul

Atividade Esportiva e Recreativa

No dia 31, foram realizadas atividades com o Oficineiro Marcos Augusto e os Atendidos do CCA Castelinho. A proposta da atividade está relacionada com a inclusão social através da prática esportiva e recreativa, mostrando para as crianças e os adolescentes, uma nova realidade durante a prática de desenvolvimento. Além de fortalecer a noção de espaço, fortalecimento de vínculo, respeito, confiança, comunicação como meio de resolução.

As dinâmicas foram realizadas através de som com referência (voz e a palma); Travessia com bambolê às cegas; Trabalho coletivo tendo a comunicação como uma referência; Corrente humana no escuro; Pega bolinha com conhecimento corporal; Caça bolinha tendo o som como referência e comunicação formal dos participantes; Futebol Adaptado como meio de resolução.

“O objetivo é mesmo despertar nas crianças a vontade de estar junto e realizarem atividades que contenham mecanismos para que em o grupo possam se desenvolver.”, declarou Thais Silva, Assistente Administrativo. 

Clique aqui para ver todas as fotos

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
09/12/2021
Filme “Vista Minha Pele” vira reflexão entre os atendidos do Castelinho Dom Bosco
29/06/2022
Parada Técnica de junho reflete: “Educar é uma grande missão. Preciso contar com o próximo!”
31/03/2022
Alimentação Saudável, envelhecimento ativo e elaboração de cardápios no Momento Socioeducativo com os Atendidos do NCI em parceria com INTS