Campanha Novembro Azul NCI
25/11/2021Avaliação e Desenvolvimento Durante Parada Técnica no IDB
02/12/2021No mês de Outubro a unidade foi contemplada com as orientações de Profissionais e Voluntários da Empresa Parceira Cummins sobre as mais diversas temáticas, além das atividades práticas de culinária e a presença de Wesley Diniz ensinando Técnicas para corte de cabelo
Plano de Carreira
No dia 20 de Outubro, os Atendidos do Centro para Juventude CJ do Instituto Dom Bosco São Paulo – SP, Unidade Castelinho Dom Bosco Zona Sul, participaram da Roda de conversa com a Empresa Parceira CUMMINS. O tema abordado através do formato on-line, trazia a reflexão para o Plano de carreira. O objetivo da atividade, era em demonstrar o desenvolvimento de uma carreira e trazer uma consciência sobre como desenvolver metas para alcançar objetivos.
A Equipe da CUMMINS iniciou o momento com uma roda de conversa, onde foi colocado como estabelecer metas alcançáveis para alcançar os objetivos. Depois foi aberto um diálogo para os adolescentes indicarem e estabelecer metas, e como chegar ao objetivo esperado. Durante o bate papo estiveram presentes Jéssica Gomes e Fabiola Aparecida, Técnicas Especializadas na Unidade.
“Foi muito interessante a palestrante falou sobre suas experiências dela e como conquistou seus objetivos através de metas.”, declarou Fabiola.
Capacitismo
Já no dia 21, os atendidos do CJ, contaram a formação sobre: Capacitismo, também ofertada pela empresa CUMMINS. O objetivo da atividade em formato on-line, era de combater o preconceito com pessoas com deficiência.
O momento consistiu em trazer a reflexão, promovendo consciência aos jovens sobre os preconceitos contra pessoas com deficiência e mostrar que elas são tão capazes quanto uma pessoa que não tem deficiência.
“Eu gostei bastante de descobrir que alguns termos que usamos são ofensivos para as pessoas com deficiência, termos do qual vou ter mais cautela ao dizer.”, disse Marcos Souza, Atendido do CJ.
LGBTQIA+
Ainda no mês de outubro (26), a palestra abordada pela empresa parceira, trouxe a temática: LGBTQIA+ – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual, + (pluralidade). O objetivo era em desenvolver e identificar diversas formas de preconceito contra a comunidade LGBTQIA +, promovendo assim o respeito com todos. O momento foi realizado com a turma do CJ.
Durante o momento foi Promovido um diálogo onde foram apresentadas diversas falas e ações presentes no nosso cotidiano, e que são preconceituosas, foi colocado o significado de cada sigla e a representatividade. Logo depois foi feito um debate onde os adolescentes colocaram situações do cotidiano onde já se vivenciou e presenciou ações preconceituosas contra a comunidade LGBTQIA+.
“Foi um diálogo onde pude me expressar e falar abertamente sobre minha orientação e dizer como é difícil viver com olhares preconceituosos e sendo julgada. Achei interessante e essa temática deveria ser abordada mais vezes.”, complementou Emilly Nicolly, Atendida do CJ.
Oficina de Culinária
No dia 26, foi realizada com a turma do CCA PROVIM DB ZS e CJ a Oficina de Culinária da Unidade.
O objetivo era de promover o aprendizado brincando, desenvolver habilidades motoras, melhorar a habilidade de organização, aprender a trabalhar em grupo, entre outros.
Os jovens do CJ junto com as crianças do CCA PROVIM fizeram brigadeiros que não precisam de fogo. Além de aprenderem a história do brigadeiro e se divertirem cozinhando, puderam celebrar com o doce os aniversariantes do mês.
“Foi divertido desenvolver novas habilidades, interessante, criativo e prático. Pude interagir com as crianças e me deliciar com os brigadeiros.” Feedback dos Atendidos. Responsável: Fernanda Nascimento dos Santos Educadora Social – CJ
Finalizando as Oficinas do mês, no dia 29, foi realizada a Oficina corte de cabelo masculino degradê, disfarce e navalha. Os participantes foram os jovens do CJ e Wesley Diniz, Profissional e Voluntário.
Oficina Específica de Corte de Cabelo Masculino
O objetivo era orientar os atendidos quanto as técnicas e práticas de cortes personalizados. Durante o momento, Wesley, enquanto realizava na prática, foi sanando as dúvidas, depois os jovens aplicaram a técnica uns nos outros.
“Gostei, achei que me ajudou bastante, produtivo e ele deveria vir mais vezes.”, concluiu Yasmin Ribeiro, atendida do CJ.