Jovens do CEDESP Vila Paulistana visitam o centro de São Paulo e ampliam os horizontes culturais no MASP
02/05/2023Retiro Kairós do Instituto Dom Bosco faz jovens colocarem a mão na massa: “Ser Fermento na Família Humana Hoje”
04/05/2023O mês também foi marcado pelos passeios e visitas técnicas e culturais como a Peça de Teatro Família Dim Dim e ainda por deliciosas produções na Oficina de Culinária
Confira as datas celebradas no CCA PROVIM BR ao longo do mês de abril durante as atividades. Algumas delas, além da reflexão e conscientização, também ganharam vida através de apresentações artísticas.
06 de abril – Dia Mundial da Atividade Física
07 de abril – Dia Mundial da Saúde
14 de abril – Dia Nacional da Língua Brasileira de sinais
16 de abril – Dia Mundial da Voz
Gosta da sua voz? Cuide dela!
19 de abril – Dia dos Povos Indígenas
22 de abril – Dia da Terra
14 de Abril – Dia Nacional da Língua Brasileira de sinais
Para celebrar este dia, a Assistente Técnica Regiane Santos, do CCA PROVIM Bom Retiro, fez uma retrospectiva das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência auditiva.
A História…
As dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência auditiva, vem desde os tempos antigos até os tempos do império brasileiro, quando Dom Pedro II, que tinha um neto surdo, convidou o conde e professor francês Eduard Huet para vir ao Brasil e ensinar uma metodologia da Língua de sinais, já adotada na França, e grande parte da Europa, para a educação das pessoas surdas. Huet criou o primeiro Instituto Nacional de Surdos-Mudos, essa fundação ocorreu no ano de 1857 e foi um dos grandes marcos para a história dos surdos brasileiros, onde os meninos surdos eram internados para estudar e só depois que aprendia a língua de sinais era liberados para a sociedade.
Nos dias atuais, o instituto criado por Eduard Huet recebe o nome de Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES. Porém o reconhecimento da Libras tornou-se uma realidade em 2002, com a lei nº 10.436. Essa foi uma das mais importantes conquistas da comunidade surda brasileira.
Por meio deste reconhecimento, foram ampliados o ensino e a difusão da Língua Brasileira de Sinais. Depois de contar um pouco da história dos surdos no decorrer da sua história, fizemos um diálogo em LIBRAS e ensinamos uma música para todas as crianças e adolescentes.
Participação no Bom dia e boa tarde! Priscila do setor Administrativo Kadja e Bruna Educadoras do CCA e Regiane.