CEDESP Vila Paulistana: Bate papo com familiares do CEDESP VP com o tema: “Aborrescência” e Atividade de Excel na Quadra
09/03/2023CEDESP Vila Paulistana recebe elogio do Subprefeito em Reunião Coletiva
23/03/2023Roda Circular, reflexão, homenagens e depoimento inspirador de Ex-Atendida na Unidade Bom Retiro
Educandas do CCA PROVIM, CEDESP BR e Colaboradoras da Unidade, puderam vivenciar uma dança circular sobre o sagrado feminino no Dia Internacional da Mulher.
Na oficina de Arte em Madeira, os educandos(as) fizeram lindos trabalhos guiados por José Luiz, Educador, para homenagear as mulheres especiais que fazem parte da vida deles. Roda de conversa com reflexões sobre as desigualdades de gênero, também foram realizadas com a turma.
O educador José Marcílio, fez uma acolhida especial com a turma dourada que apresentou várias personagens femininas que mudaram a história de muitas pessoas através da sua luta. No final, nossas meninas representaram várias profissões, consideradas masculinas, e que aos poucos estão sendo exercidas pelas mulheres! Com a composição, de autoria própria, a turma Prata homenageou as colaboradoras pelo dia 8 de março.
“Gratidão ao dia de hoje pela manifestação do sagrado feminino. Que nossas meninas se tornem mulheres fortes, corajosas e livres de todo sistema opressor de séculos de história. A cada uma de vocês mulheres do CCA PROVIM gratidão por ser esta luz! Feliz dias das mulheres!”, declarou a Bruna Miranda, Educadora no CCA.
No CEDESP BR, pela manhã, a turma de Comandos falou sobre a importância e o motivo da data, na sequência a turma de elétrica recitou o poema de Paulo Bonfim. A turma de Fabricação também declamou, mas dessa vez um poema de autoria própria de Sergio D. Rocha (abaixo). Na parte da tarde foi a vez das turmas de Logística, RH e ADM, refletirem e homenagearem as mulheres. Em ambos os períodos foi realizada a dança circular junto do CCA.
O dia foi finalizado com uma reunião de família, onde a Ex-Educanda Ana Júlia, esteve presente, contando sua história e motivando a todos lembrando a potencialidade de seus filhos e estimulando a todas as mulheres. Hoje, Ana é advogada.
Ao longo do dia foram entregues bombons a todas as mulheres, pelo CEDESP.
Castelinho em Parceria com o Instituto Embelleze realiza Semana da Mulher para celebrar o Dia 8 de março e recebe palestra sobre “Envelhecimento da Mulher nos Dias Atuais”
Na semana do dia 6 o Castelinho em parceria com o Instituto Embelleze, realizou a Semana da Mulher com as idosas Atendidas. O objetivo da atividade foi trabalhar a autoestima, autocuidado, beleza e empoderamento feminino no mês de março, onde se comemora o Dia Internacional da Mulher. Neste dia foram realizados corte e escova pelos representantes da Embelleze. A fim de potencializar a qualidade de vida das nossas atendidas, seus alunos e o fortalecimento de capacidades locais para o desenvolvimento territorial. Ao término da atividade, lanche para todos os presentes.
“A turma realizou um excelente trabalho!!!”, declarou Elizete Marinho, Administrativo.
“A parceria com o Instituto Embelleze foi de grande valia para ambas as partes, com o objetivo do trabalho alcançado ao vermos nossas atendidas com suas belezas ressaltadas e suas auto estimas elevadas.”, conclui Crislaine Pereira, Técnica Social do NCI.
No próprio dia 8, a Unidade recebeu a visita de Sandra Costa, que bateu um papo com os Atendidos(as) sobre: “Envelhecimento da Mulher nos Dias Atuais”. O processo de envelhecimento é um fenômeno mundial e, considerando-se sua complexidade, a atuação de uma equipe interdisciplinar é fundamental para estabelecer ações relativas à promoção de saúde, prevenção de doenças, qualidade de vida e autoestima do idoso. Ao término do momento, lanche e uma lembrança entregue em nome do Serviço NCI.
“Momentos como este reforçam as pessoas, para que percebam o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, e que essas Idosas participem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades; ao mesmo tempo, propicia proteção, segurança e cuidados adequados, quando necessários. Falar sobre o tema é extremamente importante e necessário.”, concluiu Elizete.
Já a turma do CJ, homenageou Homenagear todas as mulheres, principalmente as que contribuem com o bem-estar na Unidade, sendo o momento personalizado para cada uma. Um dia de reflexão sobre a importância da data, seguido de lembranças etregues para as jovens do Serviço. “Achei fofo a turma do CJ homenagear as mulheres do Castelinho, com cartazes e cartas feitas com carinho.”, disse Elizete Marinho da Silva, Assistente Administrativo NCI.
A turma do CCA também realizou sua homenagem, neste dia, as crianças e adolescentes declamaram poemas e encenaram uma peça de teatro: Cinderela. “Foi um dia especial, em que as crianças preparam um poema e uma peça que valorizaram as mulheres e sua essência. Os meninos se reuniram para declamar um lindo poema que expressaram ternura e respeito por nós mulheres.”, compartilhou Diomara Lima, Educadora do CCA no CDB.
“A Mulher que eu me tornei, a partir das mulheres que me inspiram” é pauta nas homenagens realizadas no CEDESP Vila Paulistana
No CEDESP Vila Paulistana, os momentos de Bom dia e Boa tarde, ao longo do mês, trouxeram reflexões acerca da data. A começar pelos momentos históricos que originaram esta celebração, e perpassam pelos títulos “A Mulher que eu me tornei, a partir das mulheres que me inspiram” e “Mulheres potentes e inspiradoras”. No dia 8, todas as mulheres receberam um doce/mimo criativo, feito carinhosamente pelo RH e pelos voluntários.
“Em todas as reflexões, ficaram claras quais foram as conquistas de equidade até o momento, mas também o quanto ainda falta para avançar em relação ao respeito pelas mulheres. Nos relatos não faltaram lágrimas de saudades, sorrisos de lembranças e gestos de gratidão por todos os cuidados e aprendizados.”, declarou Pérola B Brito, Gerente de Serviço.
“Belo momento onde regressamos as nossas mais significativas lembranças e reconhecimento das grandes mulheres que passaram e que estão em nossas vidas, fortalecendo a nossa jornada cotidiana.”, concluiu Giselia Rodrigues, Administrativo.
No dia Internacional da Mulher foi entregue a todas as Colaboradoras um mimo do Departamento de Recursos Humanos.
MULHER ONTEM HOJE E SEMPRE
Singelas, graciosas e orgulhosas são elas de muita sorte.
Serem mães, as vezes pais, são elas, novamente, que nos dão tal porte.
Pelo pão de cada dia, elas lutam, trabalham, suam e a noite sorriam
Fazem coisas que não podiam.
Desde nascimento do mundo, já se falava dela.
Cheios de abraços apertados, e um sorriso no olhar,
Elas guiam sem pestanejar.
Cansadas ou não, elas sempre dão as mãos pra ajudar
E quando criança elas sempre estão perto pra nos guiar.
Num levante pela liberdade, surgem as mulheres.
Crescentes, vigorosas e reluzentes, vocês mulheres o querem?
Vida, amor, casamento, independência?
Sim, porque não,
são vocês mulheres que carregam o mundo pelas mãos.
Todos nós temos um dever de agradece-las.
Suas escolhas não atrapalham nossas vidas
E nem causam feridas.
Porque você, menina doce.
Transforma o caos em flores
Por serem corajosas, destemidas e fugazes
Ficamos de joelho perante vossa Majestade.
Neste instante o que nos resta é dizer:
Feliz dia das mulheres.
Autor: Sergio D. Rocha, Educando de Fabricação Digital 3D – CEEDESP Bom Retiro.