
CEDESP Bom Retiro: Conectando Aprendizado, Família e Sustentabilidade
26/05/2025A Semana dos Jogos de Maio, realizada entre os dias 19 e 23, na Unidade Dom Bosco Pinheiros, foi marcada por momentos de celebração, espírito esportivo e fortalecimento dos vínculos comunitários. Com o tema “Juntos em Todos os Ritmos: A Vitória É Ser de Todos”, a abertura contou com um desfile vibrante das equipes Vermelha, Azul, Verde e Amarela, que lançaram confetes em clima de festa.
As apresentações das oficinas de Circo e Atletismo animaram o público logo após a entrada das equipes. Em seguida, a programação seguiu com uma homenagem a Dom Bosco e Maria Auxiliadora. Jovens do CEDESP, do programa Jovem Aprendiz, e crianças do CCA levaram quadros adornados com flores ao som da música “Foi ela quem tudo fez”. A cerimônia prosseguiu com a entrada da bandeira do Brasil e o juramento coletivo das regras dos Jogos, selando o compromisso com a convivência e o respeito.
O Padre Paulo encerrou a abertura com uma mensagem de reflexão, preparando os participantes para uma semana de atividades intensas e significativas.
Durante a semana, diversas modalidades esportivas foram realizadas, promovendo a participação ativa dos atendidos pelo CCA e pelo CEDESP Pinheiros. A programação incluiu:
- Segunda-feira 19: Futsal entre as quatro equipes, envolvendo crianças, adolescentes e jovens.
- Terça-feira 20: Jogos de mesa como Uno, Dominó e Cubo Mágico, estimulando raciocínio e concentração.
- Quarta-feira 21: Vôlei com equipes mistas, reforçando o espírito esportivo.
- Quinta-feira 22: Circuito esportivo e partidas de tênis de mesa, promovendo diversidade de práticas.
- O encerramento, realizado na sexta-feira (23), foi uma celebração especial com a premiação das equipes vencedoras e dos árbitros, além da festa dos aniversariantes do mês. O cardápio festivo incluiu hambúrguer, batata frita, refrigerantes, sucos, bolo e sorvete.
”O evento foi considerado um sucesso tanto pelos participantes quanto pela equipe organizadora. A Semana dos Jogos de Maio teve como objetivo democratizar o acesso ao esporte, promover práticas saudáveis e incentivar a cooperação e o desenvolvimento das potencialidades individuais. A parceria entre CCA e CEDESP se mostrou fundamental para o êxito da iniciativa, que permanece como um marco importante na trajetória educativa e comunitária dos envolvidos.”, concluiu André Gabriel, Gerente do CCA.