Gincana integra Unidades no IDB
31/05/2022Análise FOFA*, Seminário Seja Voz e Visita a Casa do Povo
08/06/2022No dia 27 de maio, foi realizada a Parada Técnica do Instituto Dom Bosco São Paulo, com a presença dos Educadores de todas as Unidades: Castelinho Dom Bosco Zona Sul, Vila Paulistana Zona Norte e Bom Retiro. A realização do momento aconteceu na Unidade da região central, com a Equipe Aliança Verde de Dom Bosco e Susi Uhren, Ambientalista na empresa Singular Ambiental.
O primeiro momento contou com a reflexão da equipe de Pastoral: “Mães no papel de quem acolher, na influência socioeducativa”, em homenagem ao mês das mães. Na sequência, a equipe da Aliança Verde de Dom Bosco (Don Bosco Green Alliance) iniciou o momento formativo voltado para a Sustentabilidade, apresentando a Conferência das Partes COP – Conference of the parties – é o órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, adotada em 1992.*, e os compromissos assumidos pelo Brasil em 2021 na COP 26, como o combate ao desmatamento ilegal e diminuição da emissão de metano. Dando continuidade foi apresentada a Encíclica Laudato Si’ – Louvado Seja, do Papa Francisco, onde o Papa Chico traz a reflexão sobre o Cuidado da Casa Comum, explica-nos o que é a ecologia integral e relembra-nos que tudo está interligado e é interdependente e que as dimensões humana, social, cultural, económica e ambiental da vida e das crises que vivemos não estão separadas. No total são seis capítulos do documento e, de forma dinâmica, os Educadores foram separados em grupos a fim de interpretarem um dos capítulos, sendo que todos deveriam incluir o cáp. 05 que trata das nossas iniciativas. A pergunta deixada pelo grupo foi: “O que nós, quanto IDB, iremos fazer para práticas mais sustentáveis?”.
Após a reunião dos integrantes, um único foi eleito para falar sobre o seu capítulo e ações. Compostagem e combate ao desperdício de alimentos, cartilhas informativas, interesse em políticas públicas e reciclagem foram temas citados pelos grupos no momento de partilha.
No segundo momento do dia, o Instituto contou com a formação de Susi Uhren e Clara Uhren, da Empresa Singular Ambiental com o tema: Sustentabilidade na prática. Durante sua fala, a ambientalista Susi, explicou de forma pedagógica o impacto de nossas ações no meio ambiente, trouxe a questão cultural e a importância de nos reconhecermos como parte do processo. Reforçou que sustentabilidade é tudo aquilo que se sustenta ao longo prazo; Durante a sua fala recordou de tragédias criminosas como de Brumadinho – Minas Gerais, provocados pela manutenção inadequada da empresa Vale e nos alertou entre a diferença de situações naturais e situações provocadas no que diz respeito às tragédias no meio ambiente. Susi, pediu a atenção quanto a importância do tripé da Sustentabilidade: Ambiental; Social e Econômica, salientou ainda a realização dos 3’RS – Reduzir – Reutilizar e Reciclar, lembrando que a reciclagem deve ser a última. A ambientalista falou ainda sobre a importância da Educação, Empatia e Cultura em todo o processo. Para concluir a formação, a equipe da Aliança Verde, apresentou os números enviados pela empresa de reciclagem quanto a coleta de descartáveis na casa, o papel reciclado chegou a mais de 500kg. Os colaboradores do mês também foram homenageados com suas práticas de sustentabilidade. Encerrando o primeiro horário, Laryssa Neves, Recursos Humanos, apresentou os novos colaboradores.
Na parte da tarde os Educadores seguiram para as reuniões de setor e, a equipe do Green, permaneceu com Susi, alinhando ações e iniciativas para a semana do meio ambiente (31 de maio até 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente). Ao fim do dia, palmas para os aniversariantes do mês.