No Sonho que nos Faz Sonhar, nossa tarefa amorosa de cuidado, proteção e Transformação – Dia da Família CEDESP Vila Paulistana
04/09/2024Educação Financeira – Jovem Aprendiz IDB
11/09/2024No dia 15 de julho o Instituto Dom Bosco – CEDESP Vila Paulistana, participou do Compartilhando Saberes 2024, na Fábrica de Cultura Jaçanã, junto de todos os Serviços socioassistenciais do território Jaçanã e Tremembé, reunindo aproximadamente 100 pessoas. O objetivo principal do evento é promover a integração das equipes da rede socioassistencial, estimulando e evidenciando o potencial criativo de todos os profissionais dos serviços que possuem parceria com a Prefeitura; além de proporcionar um espaço de valorização e reconhecimento da riqueza cultural.
A atividade foi dividida em 2 momentos: inicialmente para todos uma palestra sobre meditação e atenção plena com Mario Henrique, Instrutor de Meditação Transcendental credenciado pela Maharishi European Research University – MERU – Holanda e posteriormente os funcionários foram divididos por área de atuação.
Neste segundo momento, as atividades foram as seguintes:
- Educadores de sala – formação sobre “Metodologia e práticas pedagógicas” com o Prof. Antônio Ribeiro Santos Junior;
- Equipe de cozinha – oficina de “Boas práticas e manipulação de alimentos”, com Nilma Cristina Feitosa de Souza;
- Equipe de limpeza e secretaria – palestra “Fortalecendo o SUAS” com Mariana Ugolini e Geraldo Brito Junior.
Como o objetivo do evento é compartilhar conhecimentos, foram produzidos 2 livretos de “cases de sucesso”: um projeto efetivo e uma comida que a comunidade gosta. Assim as equipes possam experimentar produzir receitas do outro serviço, quanto realizar atividades que consideram diferenciadas e adequadas para o seu público.
A alimentação de sucesso compartilhada pelo CEDESP Dom Bosco Vila Paulistana foi a famosa “Lasanha da VP”; e o projeto efetivo foi o “Bom dia e Boa tarde”, o qual a equipe compartilhou com muita alegria, já que é uma atividade típico de toda casa salesiana e foi inserido na metodologia salesiana, através de uma prática do próprio Dom Bosco e de sua mãe Margarida com os jovens da época.
“Eu fico muito feliz em participar desses momentos, pois são ricos em conhecimento. Todo aprendizado deve ser compartilhado e não acumulado. O conhecimento é infinito, por isso nunca devemos parar de aprender. ”, Rosa Maria Tomé Telis – Supervisora Técnico II SMADS/ SAS Jaçanã / Tremembé.