Atendidas visitam o Centro de Memória do Circo
14/04/2022Mãos na Terra: Jovens visitam Sítio de Jarinu pela primeira vez e semeiam mudas de abacate
18/04/2022Qualidade de vida, protagonismo e sociabilidade na terceira idade
Começando a semana com Yoga
Todo primeiro dia da semana (segunda-feira), é realizado no NCI, a Oficina de Yoga Adaptada com a Oficineira Juliana Aparecida Rodrigues. O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem-estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres.
“A aula foi bem agradável, os Atendidos da terceira idade são bem receptivos e dedicados, começamos com uma prática de respiração observando o fluxo e o movimento dessa respiração em nosso corpo, em seguida conduzimos a aula com posturas básicas, priorizando força muscular e alongamento. Foi uma prática adaptada e todos conseguiram participar. A prática foi bem tranquila, todos conseguiram acompanhar a atividade que foi proposta, algumas posturas são desafiadoras, mas isso não foi um problema para eles, criamos adaptações e todos participaram ativamente da prática. Percebi que eles gostam bastante desse tipo de experiência, atividades que integra o corpo com uma respiração consciente. ”, declarou Juliana.
Abraço e Prosa: Qualidade de vida, protagonismo e sociabilidade na terceira idade
Uma vez por mês é realizado o momento de: Abraço e Prosa entre os Atendidos do NCI, o objetivo é contribuir para o processo de envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia, de sociabilidades, de fortalecimento dos vínculos sociais e familiares, prevendo situações de vulnerabilidade e riscos sociais. Neste momento participam Sara Cristina Marcos e Joselma Aparecida de Lima, Equipe Técnica.
Este projeto tem como foco favorecer aos idosos momentos de reflexões, discussões, trocas dialógicas e acolhimento com a metodologia de roda de conversa. Mediante a esta concepção, a equipe técnica propõe em oferecer um trabalho que garanta a excelência no atendimento aos idosos, ofertando atividades que contribuam para o envelhecimento ativo, saudável, no fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários, com a intenção de ressignificar as histórias de vida e experiências vivenciadas.
“É de grande importância, pois trabalha com temas pertinentes a terceira idade, para desmistificar conceitos e trazer conhecimento para que o idoso possa buscar seus direitos e possa ser protagonista dentro da sociedade.”, declarou Joselma, Técnica Psicóloga.
Conheça alguns pilares do momento: Apresentar novo conhecimento referente ao processo de envelhecimento; Entender tecnicamente como os idosos se sente nesta realidade; Ressignificar suas histórias de vida; Contribuir para o envelhecimento ativo, autônomo e Independente; Fortalecer os vínculos sociais, comunitários e familiares.