Um dia dedicado às famílias no Cei Coração de Jesus
07/10/2021Atividade lúdica proporciona benefícios indiscutíveis no desenvolvimento e no crescimento da criança. Por meio dos jogos e brincadeiras, elas exploram o meio, as pessoas e os objetos que as rodeiam e, assim, aprendem a coordenar as suas ações com as outras pessoas.
Outros aspectos ampliados com essas atividades são as questões afetivas e emocionais. Dado que o contato com bonecos e diferentes objetos estimula a imaginação e se enxergam em situações relacionadas ao seu cotidiano, em diferentes contextos, como os conflitos sociais.
Desta forma, elas brincam, se divertem, envolvem seu raciocínio lógico, intelectual e ampliam o amadurecimento social.
Vygostky (1989), na situação de brincadeira, a criança se protege das atividades adultas, de sua cultura e ensaia seus futuros papéis e valores. Ela começa a adquirir a motivação, as habilidades e as atitudes necessárias para sua participação social, que só pode ser completamente atingida com a interação dos companheiros da mesma idade.
Nesse sentido, as brincadeiras usadas no ambiente escolar criam condições para que a criança avance em todos esses aspectos cognitivos, porém, elas precisam ser cuidadosamente planejadas pelo professor.
Todas essas atividades necessitam de um bom e efetivo planejamento por parte dos adultos que acompanham estas crianças, desde a educação infantil, já que nesta etapa da vida, dá-se o início de formação do indivíduo.
Vale realçar que o Cei Coração de Jesus demonstra especial cuidado as crianças atendidas. Neste espaço, elas têm voz e oportunidade de se desenvolverem de forma assertiva.
Por: Chirliane Ferreira Rodrigues