O que é a Rede Salesiana Brasil de Ação Social?
A Rede Salesiana Brasil (RSB) é o resultado de uma iniciativa pioneira que articula todas as Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora presentes no Brasil, em torno de um mesmo projeto educativo-pastoral para o país, promovido de maneira articulada e colaborativa, a partir de segmentos estruturantes (rede de ação social, rede de escolas, rede de comunicação, dentre outros).
A RSB-Social é uma comunidade educativa nacional das presenças salesianas para articulação, promoção e fortalecimento da ação social salesiana em rede no Brasil.
Missão da Rede
Promover o desenvolvimento integral das novas gerações e a superação das diferentes formas de pobreza e exclusão social, tendo as virtudes cristãs e o carisma salesiano como referências para apoiar jovens nas suas opções fundamentais de vida, que constroem uma sociedade em pastoral.
Objetivos Organizacionais da RSB-Social
- Promover a educação social como meio para o desenvolvimento integral da pessoa humana.
- Atuar com abordagem preventiva para a superação e a eliminação de todos os tipos de risco e violência que afetam as crianças, os adolescentes e os jovens brasileiros.
- Promover a participação da família como protagonista do processo educativo das crianças, dos adolescentes e dos jovens.
- Desenvolver e fortalecer as competências e o protagonismo das novas gerações para a vida.
- Apoiar a juventude nas suas opções fundamentais de vida.
- Educar para e aos direitos humanos e promovê-los.
- Construir comunidades educativas inspiradas no carisma salesiano.
Modelo de referência para a identidade da
ação social salesiana em rede no Brasil
Atitudes Pedagógicas
1. Observar e Aproximar-se: Observar é fixar os olhos em alguém, considerar com atenção. Mas não basta observar, é preciso aproximar-se, pôr-se, tornar-se próximo no espaço ou no tempo, avizinhar-se. Esta atitude pedagógica implica em aproximação,
procura, caminhada, levando em conta o que acontece com o atendido. Implica simplesmente em estar com eles para, a partir deles, compreender os seus anseios e sua realidade.
2. Escutar: Não basta apenas observar, estar junto, aproximar-se, é preciso procurar saber o que está acontecendo, inteirar-se, compreender. Para o educador salesiano escutar é estar consciente do que está ouvindo, ficar atento para ouvir, dar atenção. Escutar implica assumir a própria identidade e entrar em relação com o diferente, rejeitando as desigualdades; implica a capacidade de situar-se do ponto de vista das crianças, dos adolescentes, dos jovens.
3. Intervir: Depois de observar, aproximar, dialogar, conhecer mais a fundo o que está se passando com o atendido, o educador salesiano não deve desprezar os sentimentos, a angústia e o conhecimento que ele tem da vida e da realidade. A intervenção leva em consideração o universo do atendido para preparar o ambiente e atividades adequadas que possam responder às suas demandas.
4. Propor: A proposta do educador salesiano está centrada no critério preventivo: presença-participação na vida do adolescente e jovem, preocupando-se com suas carências, seus problemas e suas oportunidades; desenvolvimento de um programa educativo integral com participação juvenil, convivência aberta a todos, destacando o primado da pessoa e das relações interpessoais.
5. Experienciar: Este passo significa para o educador: trocar ideias, partilhar a vida, realizando uma experiência. Experiência vem do latim experientia, significando o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. No filósofo Heidegger, encontramos uma definição que nos ajuda a compreender o sentido profundo da experiência: “fazer uma experiência com algo significa que algo nos acontece, nos alcança; que se apodera de nós, que nos tomba e nos transforma”.
6. Discernir: Esta atitude está expressa no verbo de origem na palavra latina discernere, que significa colocar de parte, dividir ou separar, conhecer ou ver distintamente, avaliar, fazer a distinção entre duas ou mais coisas, perceber claramente, compreender. Discernir implica saber fazer perguntas adequadas, examinar com sabedoria os sinais dos tempos, avaliar com prudência as diversas opções.
7. Comprometer e Partilhar: A palavra comprometimento tem origem no termo latino compromissus, que indica o ato de fazer uma promessa recíproca. Por esse motivo, comprometimento é um sinônimo de compromisso e requer responsabilidade
da parte de quem se compromete a fazer algo. Já o verbo partilhar refere-se à ação de distribuir, ter em comum, repartir algo em várias partes, comunicar, mas é sempre reveladora de um toque de ternura, de atenção ao outro, de sensibilidade para os problemas, as alegrias ou as esperanças, que fazem parte de nosso dia a dia. Partilha-se amizade, conhecimentos, experiências, bens materiais, a palavra, a fé, a alegria, a tristeza.