PROJETO JATAÍ

A Associação dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba, fundada em 06 de agosto de 2002, é popularmente conhecida por Projeto Jataí devido às árvores de fruto, existentes há anos neste espaço. Atende, em seus diversos cursos e oficinas, cerca de 600 pessoas, anualmente, em situação de risco e vulnerabilidade social do Distrito de Moreira César.

 QUEM SOMOS?

Somos um grupo de pessoas unidas e organizadas em torno de um mesmo ideal, com o objetivo de realizarmos juntos o que não somos capazes de conseguir sozinhos.

Salesianos Cooperadores são leigos seculares, católicos, agindo na Igreja local com o Carisma e a Espiritualidade Salesiana, vivendo nossa fé inspirando-nos no Projeto Apostólico de São João Bosco. 

 

Nos reunimos toda primeira sexta-feira do mês na

Rua São João Bosco, nº 727 – Santana – Pindamonhangaba/SP

 

 SALESIANOS COOPERADORES

Os Salesianos Cooperadores nasceram com o projeto apostólico de Dom Bosco em favor dos meninos pobres. Ampliando-se a sua obra, Dom Bosco sentiu uma necessidade crescente de Cooperadores (sacerdotes também, mas principalmente leigos), ligados à missão salesiana. Desde 1841, ele recorreu à colaboração de muitas pessoas para levar adiante a sua “obra dos oratórios”. O que ele, de fato, pretendia era fundar uma sociedade cujos membros partilhassem o mesmo projeto. Uns como membros externos (leigos vivendo no mundo – salesianos cooperadores) e outros como membros internos (religiosos consagrados vivendo em comunidade).

Depois de muitas tentativas para realizar o projeto inicial, fundou dois grupos distintos: os Salesianos Consagrados (1859) e a Associação dos Cooperadores Salesianos (1876), aos quais deu um regulamento específico com um título já por si elucidativo: Salesianos  Cooperadores, ou seja, um modo prático de fazer o bem em defesa dos bons costumes e a serviço da sociedade civil. A primeira e mais insigne cooperadora foi certamente a sua mãe, Margarida Occhiena, trabalhando no Oratório desde 1846 até à morte, em 1856.