Conheça a Obra

EDUCANDO E TRANSFORMANDO REALIDADES
A Obra Social Salesianos São Carlos, desde 1978 é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, e atua no município de São Carlos (SP), em três localidades distintas. As unidades de atendimento são espaços de atendimento social e educacional.
Hoje, a Obra Social atende gratuitamente mais de 800 crianças, adolescentes e jovens diariamente, nas atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes no contraturno escolar e na execução do Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de – Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade.
A Obra Social Salesianos São Carlos, faz parte da Rede Salesiana Brasil de Ação Social, tem uma identidade única e o trabalho é desenvolvido por meio da Pedagogia Salesiana, cuja essência é o Sistema Preventivo de Dom Bosco.
MISSÃO
Educar crianças, adolescentes e jovens, através do Sistema Preventivo de educação, visando o exercício da cidadania, a formação humana, a vivência de valores éticos e solidários, favorecendo autonomia e envolvendo suas famílias.
VOCAÇÃO
Somos educadores de crianças, adolescentes e jovens, detentores de uma tradição secular e profética, construída em ambientes educativos qualificados e com equipes comprometidas, num processo constante de formação, atuando com uma pedagogia própria que estimula o protagonismo juvenil e interagindo com as forças vivas da sociedade.
OBJETIVO DA INSTITUIÇÃO
Contribuir para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, além de e famílias atendidas pelos programas e projetos desenvolvidos pelos Salesianos São Carlos. A Instituição que tem como prioridade o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social e pessoal, estimulando-os ao acesso dos direitos fundamentais para o exercício da cidadania.
VALORES
Respeito: Aos direitos humanos, ambientais, diversidade de ideias, crenças e pessoas.
Ambiente Educativo: Vivência do Sistema Preventivo de Dom Bosco.
Trabalho em Rede: Valorização do trabalho de todos que se empenham em defesa da vida e da dignidade humana para atender pessoas em situação de vulnerabilidade.
Ética: Compromisso com os valores autenticamente humanos e transparência de atitudes na construção da cidadania.
Solidariedade: Atuação pautada na fraternidade e no compromisso com as urgências da realidade.
Competência: Capacidade responsável de exercer significativamente a missão, com criatividade empreendedora, dinâmica e participativa.
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
INÍCIO
Fundação “Amigos da Vila Nery”
No dia 15 de agosto de 1946, reuniu-se um grupo de pessoas de São Carlos com a finalidade de tratar sobre a fundação de um orfanato, sob orientação católica da Diocese de São Carlos que na época tinha à sua frente o bispo diocesano D. Ruy Serra. Chamada inicialmente de “Associação de Amigos de Vila Nery”, se tornando pessoa jurídica no ano de 1947.
A Associação foi inaugurado solenemente no dia 16 de outubro de 1949, recebendo os 20 primeiros meninos. E ao longo das décadas foi se consolidando como uma referência na cidade e na região.
Educandário São Carlos
Em 1978 a razão social passa a ser denominado “Educandário São Carlos”, a obra tinha como finalidade prestar assistência a crianças e adolescentes vulneráveis do sexo masculino, desde recém-nascido até os 18 anos, na modalidade de orfanato.
Chegada dos Salesianos em São Carlos
Quando os salesianos chegaram em São Carlos, o diretor presidente do Educandário era o Padre Tombolato. Um grupo de salesianos ficaram uns 6 meses aproximadamente no Educandário sob a coordenação Padre Manoel Leonardo que foi encarregado de preparar a casa, para a chegada não só dos novos salesianos que iriam administrar a casa, mas também os noviços que estavam antes em Pindamonhangaba.
Após a tramitação dos papéis passando a obra da diocese aos salesianos, estes assumem a diretoria no dia 5 de fevereiro de 1978, sendo o Padre Doutor João Corso o salesiano a assumir a direção da Obra.
Transformações necessárias para atender novas demandas sociais
A Obra Social passou por transformações significativas para atender às novas demandas sociais. Em 1992 o número de adolescentes morando no abrigo era bem baixo, aproximadamente 40, isso devido ao fato de que foram interrompidos os convênios que se tinha com a FEBEM na época e que mandava crianças e adolescentes de São Paulo, para serem internados nas instituições do interior do estado.
Tanto o município quanto os salesianos, tinham interesse em começar uma atividade de complementação ao período escolar, sendo então possível dar início ao PROVIM – Programa Vida Melhor, atendendo crianças e adolescentes da região do extenso território do Cidade Araci.
Na ocasião os Salesianos tinham recebido da Alemanha um valor significativo de recurso financeiro, para se comprar equipamentos, máquinas, sendo possível também instalar o Centro Profissionalizante Dom Bosco oferecendo aos jovens, oficinas: de datilografia, de costura, de tricô, de marcenaria, oficina elétrica e de sorveteria.
Além disso, em 1999, os Salesianos de São Carlos estabelecem uma parceria com o município para executar Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, atendendo adolescentes em conflito com a lei por meio dos programas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).
No início dos anos 2000, a instituição implementa o Programa de Medida Socioeducativa em Semiliberdade, tornando-se um dos principais polos de atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no Estado de São Paulo. O trabalho realizado nesse período foi fundamental para a reintegração social de centenas de jovens. Posteriormente, no dia 10 de maio de 2002 tem a mudança da razão social a Obra Social, que passa então a ser denominada – Salesianos São Carlos.
Expansão do trabalho para outros territórios
Espaço – Dom Luciano Mendes de Almeida
O Espaço “Dom Luciano Mendes de Almeida”, é a segunda unidade do Salesianos no município de São Carlos e está situada no Bairro São Carlos VIII. Nasceu como o primeiro equipamento social para atender crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade, que vieram habitar no novo bairro da região Leste, da Cidade de São Carlos. Os Salesianos, atentos a esta nova realidade, buscaram parceria com a Prefeitura Municipal para a cessão de uso de uma área no local. Ali foi construído o Espaço Dom Luciano e ofertado o primeiro atendimento social naquela região. A Empresa Faber Castell foi uma importante parceira na construção, arcando com 80% dos investimentos.
Distrito de Santa Eudóxia
Mais recentemente, a presença salesiana também se consolidou no distrito de Santa Eudóxia que está localizado em zona rural pertencente ao município de São Carlos. A estimativa populacional é de aproximadamente 3 mil habitantes. No ano de 2023 o Salesianos São Carlos em parceria com a Prefeitura Municipal, abre sua terceira unidade – Centro Educacional e Cultural Tinho Leopoldino, onde são realizadas atividades pastorais, educacionais e sociais no contraturno escolar para crianças e adolescentes.
Desafio – A Pandemia do COVID-19
Suspensão das atividades presenciais
Devido à pandemia, as atividades presenciais foram temporariamente suspensas, como medida preventiva para garantir a segurança de todos. Mantivemos os serviços essenciais – gerência, coordenações, administrativo e serviço social de forma remota e presencial para atender as demandas das famílias.
Os educadores trabalharam de forma remota e as ações foram adaptadas para a versão para a modalidade online via mídia social – por meio de lista de transmissão via grupos de WhatsApp e outras ferramentas tecnológicas como Google Meet. As estratégias construídas pelos educadores proporcionaram o desenvolvimento de atividades artísticas, esportivas, lúdicas, educacionais, socioemocionais, aproximação e manutenção de vínculos com os atendidos e seus familiares.
O Serviço de Proteção Social Especial – Programa de Medidas Socio educativas, por sua especificidade teve sua rotina reorganizada para trabalho presencial e trabalho remoto.
Retomada das atividades presenciais
Com a flexibilização das normas sanitárias, todos os ambientes da Obra Social foram organizados para que pudéssemos acolher de forma segura as crianças, adolescentes e jovens e suas famílias, aos poucos as atividades foram sendo retomadas. Após um período de adaptação e seguindo os protocolos sanitários o atendimento presencial foi restabelecido em 100% de sua capacidade em nossas unidades. Adotamos estratégias para a continuidade do cuidado e prevenção como: disposição de álcool em todos os espaços, adesivos de conscientização para higienização das mãos e uso de máscaras, disposição de termômetro para aferição de temperatura corporal, limpezas periódicas de maçanetas, higienização dos espaços de convivência entre os atendimentos.
Cenário e fortalecimento do Carisma Salesiano
A dinâmica juvenil sofreu grandes transformações nos últimos anos, as novas realidades familiares e o avanço das tecnologias trouxeram impactos na forma como os jovens se relacionam, aprendem e constroem sua identidade. Diante desse cenário, a presença Salesiana de São Carlos busca renovar suas metodologias e estratégias para continuar atendendo às necessidades atuais da juventude com a mesma paixão e zelo característicos do carisma salesiano.
Os ambientes da Obra Social continua sendo um lugar onde a juventude se encontra, e através de processos educacionais, sociais, culturais e esportivos, encontram sentido para a elaboração e vivência do seu projeto de vida.
Como forma de garantir a efetivação do trabalho, a Instituição tem se comprometido com toda a rede de atendimento, tanto na execução de programas diretos com crianças, adolescentes e jovens, como pelo apoio, participação na mobilização social local, regional, nacional e internacional.
O Salesianos São Carlos não poupa esforços para melhorar a qualidade das ações realizadas, tendo como premissa a formação continuada de seus educadores. Como reconhecimento pelos resultados obtidos já conquistou prêmios como o “BEM EFICIENTE” (nas quatro edições em que participou) e também prestígio nacional.
O reconhecimento do trabalho, tem nos possibilitado desenvolver projetos em parceria com órgãos públicos Municipal e Estadual; SESC – Programa Mesa Brasil; empresas e universidades públicas e privadas.