OSSJB e Instituto Algar: parceria beneficiará público acima de 24 anos

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Há algumas semanas o Programa de Voluntariado do Instituto Algar esteve no Núcleo Dom Bosco (Residencial Vida Nova, Campinas-SP) para iniciar o Projeto Clube da Correspondência com as nossas crianças (confira matéria aqui: http://migre.me/tH5i4). Com esta ação em andamento, a parceria do grupo da Algar Tech Campinas com a Obra Social São João Bosco não para e, desta vez, os contemplados foram os educandos dos cursos profissionalizantes do Núcleo São João Batista (Centro).

“Esse ano é um ano completamente diferente aqui para a Obra. A chegada dos adultos, do pessoal acima dos 24 anos foi uma grata surpresa pra gente, porque, até então, trabalhávamos apenas com o público adolescente. Então, as expectativas eram todas voltadas para o primeiro emprego”, conta Angélica Barbosa (Coordenadora do Núcleo).

Assim, como o público alvo é diferente, no dia 3 de maio, a palestrante convidada, Ana Paula Sant’Ana (Analista de Educação Empresarial), apresentou o Projeto Fortalecimento de Carreira aos alunos, dos períodos da manhã e da tarde, acima de 18 anos.

Após a exibição de vídeo Institucional, Ana Paula mostrou alguns slides que resumem o Projeto. “Por que não trazer o que a gente tem como nohall operacional para os cursos que vocês fazem?! Trazendo a realidade do mercado, a fim de vincular o que vocês têm de conceito com o que a gente tem de realidade!”, disse a palestrante.

Esta ação é a concretização de três meses de reuniões consecutivas, entre a Algar Tech Campinas e o Núcleo São João Batista, que resultaram num planejamento promissor que atentará os jovens e adultos na faixa etária de 18 a 50 anos, com ensino médio completo no formato de workshops mensais (com duração de 2 a 4 horas), ao longo de seis meses corridos. O Projeto oferecerá apoio a Obra Social São João Bosco na formação profissional e Fortalecimento de Carreira vinculando a realidade do mercado com o conteúdo aplicado nos cursos oferecidos (Recursos Humanos e Departamento Pessoal; Auxiliar de Escritório e Almoxarifado e Atendimento e Vendas).

“Não é uma promessa de emprego!” – frisou Ana Paula – “A nossa intensão é que, ao final dos próximos seis meses, eles estejam bem preparados para a área que escolheram atuar”.

Após os slides, houve uma dinâmica de apresentação e expectativas por parte dos educandos.

A Coordenadora disse aos alunos: “Nós que observamos ‘de fora’ percebemos que tínhamos um público adulto que sabia muita coisa e, ainda sim, estava sedento por conhecimento e acabou descobrindo um mundo completamente diferente daquilo que estavam habituados. E, a gente viu que os jovens, abaixo dos 18 anos, foram, sim, a nossa principal surpresa! Porque o contato com vocês modificou a maneira deles de pensar e de agir de um jeito impressionante. Eles se espelham em vocês! Se nós tínhamos alguma expectativa com o público adulto aqui dentro da Obra, enquanto educandos, já está muito além daquilo que esperávamos. Já superou!”.

A “turma piloto” é composta por 24 pessoas, que poderão participar de visitas nas operações na empresa Algar, conhecer a estrutura, acompanhar processos seletivos, entrar em contato com o Gerente, Coordenadores… Tudo tende a ser um sucesso e, por isso, o Projeto pretende se estender para futuras turmas nos próximos anos.

Emocionada, Angélica finaliza: “Minha expectativa agora é ver vocês voando! Voando longe mesmo… E voltando pra cá, para me dar um abraço e pra dizer que deu certo!”.

Como primeira atividade, os alunos receberam uma carta de boas vindas e, foram convidados a escrever uma carta para si mesmos, onde só a terão novamente em mãos daqui a seis meses, no término do Projeto.

Texto e fotos: Gabriela Haeitmann

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: