OSSJB realiza formação sobre identidade salesiana e violência doméstica

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Palestras trataram ambiente educativo-pastoral, a exemplo de Madre Mazzarello, e como identificar e intervir em violências sofridas por crianças em casa

Os colaboradores da Obra Social São João Bosco, em Campinas, participaram de sua formação mensal na sexta-feira, 25 de agosto. O evento reuniu cerca de 120 membros dos oito núcleos da obra para um dia de confraternização e aprendizados.

No início do encontro, Carlos Eduardo Sacolli lembrou que o tradicional “Bom Dia/Boa Tarde” – momento realizado ao início de cada período do dia com os atendidos -, começou com uma prática de Mamãe Margarida, mãe de Dom Bosco. O coordenador do Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora também fez uma reflexão a respeito das vocações, salientando que a primeira vocação é amar. Os colaboradores do Núcleo São João Batista continuaram no tema, com a oração inicial, que levou em conta o tema mensal das vocações e fizeram um discernimento com os colaboradores sobre a Parábola dos Talentos.

Os novos integrantes do time de colaboradores da obra foram apresentados e Padre Glauco Landim, Diretor Presidente, fez a abertura da atividade explicando o que seria realizado e desejando um bom dia de formação a todos.
Irmã Dorcelina Rampi, Ecônoma da Inspetoria Santa Catarina de Sena e Diretora da Comunidade Religiosa Filhas de Maria Auxiliadora, apresentou o filme “Maín – Casa da Felicidade” aos integrantes da obra, que, após assistirem à história de Madre Mazzarello no filme, tiveram um momento de discussão com a irmã sobre o ambiente educativo-pastoral vivenciado pela freira em Mornese – onde a congregação se iniciou –, e como essa experiência contribui para que possamos continuar a ação educativa nos dias atuais.

Irmã Dorce também fez um paralelo em relação à identidade salesiana vivida não apenas por Dom Bosco, mas pela própria Madre Mazzarello antes mesmo de conhecê-lo, ressaltando o que o filme mostra: uma espiritualidade e santidade da madre que se constituiu no dia a dia. “Uma santidade que se constrói não no extraordinário, mas no cotidiano da vida”, destacou a irmã.

Na parte da tarde, o tema apresentado aos participantes foi “Violência Doméstica: manifestações e possíveis intervenções”. A professora Lilian Rosária Gonçalves de Freitas, da unidade Campinas do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Pauo), juntamente com alunos do Grupo de Estudos Sobre Violência na Escola e suas manifestações, fizeram uma atividade com os colaboradores a fim de exemplificar a sensibilidade que se precisa ter para notar possíveis situações de vulnerabilidade que o atendido possa sofrer.

Durante a palestra, a professora explicou que Dom Bosco já vivia isso na época, uma vez que lidava com crianças em situações mais vulneráveis e orientou os colaboradores a terem atenção a reações agressivas, que podem ser um reflexo do que elas vivem em casa.

Lilian argumentou também que os casos de violência doméstica são caracterizados por qualquer ação violenta que prejudique o bem-estar, a integridade física e psicológica, a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família, reforçando que a negligência também é uma violência. Como orientação, a professora trouxe exemplos do que pode ser feito em situações suspeitas e a quem recorrer, direcionando os colaboradores da obra para uma ação concreta a fim de que casos assim não aconteçam.

Por fim, a Santa Missa encerrou o evento de muitos aprendizados e trocas de experiências em diversas áreas do conhecimento que buscam, sempre, melhorar o trabalho da obra social com seus atendidos.

Mariana Ignácio – Comunicação Social – Obra Social São João Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: