Parada Pedagógica Online traz a vivência de Dom Bosco em tempos de Pandemia

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Ainda que a Pandemia provocada pelo COVID permaneça em todo o mundo, o Instituto Dom Bosco – Bom Retiro (IDB), em São Paulo (SP), desde o início do isolamento social promove reuniões e integração entre colaboradores e educandos. No dia 28 de agosto, não foi diferente, toda a última sexta feira do mês acontecem as Paradas Pedagógicas e, ainda que em isolamento, o IDB realizou a sua formação online.  

Na abertura Flávia Sousa, Responsável pelo área de Recursos Humanos, apresentou o tema que seria abordado no decorrer da manhã: Esperança; Na sequência Marcos Roberto, do Relacionamento Institucional, realizou o sorteio de imagens de Dom Bosco, fortalecendo ainda mais o mês do Padroeiro, que completaria 205 anos no dia 16 de agosto. O sorteio foi realizado para os colaboradores que enviaram mensagens no novo formato de comunicação do IDB, via WhatsApp (https://api.whatsapp.com/message/PHF4NFQJGMREA1). Em continuidade Everton Ramon, Educador do CEDESP Vila Paulistana, homenageou e agradeceu os Profissionais da Saúde que estão em batalha na luta contra o Coronavírus.

A primeira formação foi conduzida por Magno Fonzar, Diretor de Pastoral da Instituição, trazendo a seguinte reflexão: “É tempo de Cuidar – O Instituto Dom Bosco e a atual Pandemia”. De maneira bem elaborada, Magno, relacionou o atual vírus a Epidemia vivida por Dom Bosco em 1854, a cólera-morbo invadira Turim de modo violento e as palavras mais utilizadas naquela época não se distanciam das usadas atualmente, eram elas: higiene, política, cuidados, coletividade (…) entre outras.

Durante a explicação Magno acendeu a Esperança, mostrando como Dom Bosco conduziu o momento, como não permitiu que o cansaço o abate-se, como posicionou-se e orientou seus jovens, sendo então reconhecido publicamente. “Uma vida virtuosa. Quem ama cuida, quem ama antecipa-se. Qual ambiente e cultura pensamos para o retorno das atividades e acolhida de nossos educandos e família? Alegria; Responsabilidade e Respeito – ARR, devem ser lembrados ao pisar na porta, antes mesmo de entrar na Instituição!”

Após a contribuição Magno, abriu um debate para que cada um opinasse sobre o abordado. “Devemos tomar cuidado com o tal do “Novo Normal”, para que isso não descarte nossa responsabilidade diante da situação, naturalizando a Pandemia.”, declarou Israel Marques, Educador do CEDESP VP.

Em continuidade na formação Monique Carvalho, Psicóloga e Ana Claudia, Dentista, ambas atuantes no IDB, trouxeram a pergunta: “Quais os impactos da Pandemia na vida de vocês?” Após o debate e partilha de ideias entre os colaboradores, as responsáveis pela formação apresentaram uma imagem (abaixo) e perguntaram o que os participantes enxergavam. Entre muitas opiniões: “O outro da cor na vida da gente!”, considerou Flávia.

A transmissão da Parada Pedagógica – Julho, aconteceu via TeamLink e Grupo do Facebook, para aqueles que a internet estava oscilando. Além disso, o IDB disponibilizou aos colaboradores um espaço seguro e com acesso, na obra, para aqueles que não possuíam ferramentas para acessar os canais. O momento rendeu mais de 70 participações.

Por Fabiana Santello – Comunicação do Instituto Dom Bosco Bom Retiro  

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: