Parada Pedagógica reúne educadores do Instituto Dom Bosco

No mês de julho, a Parada Pedagógica mensal do Instituto Dom Bosco (IDB) aconteceu de forma presencial. Na unidade Castelinho Dom Bosco Zona Sul, o encontro ocorreu na segunda-feira, 19, e no Bom Retiro e Vila Paulistana no último dia 30. 

Desde fevereiro deste ano, o momento acontecia no formato on-line, devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus. Com 99% da equipe vacinada, optou-se pela realização presencial,  seguindo os protocolos sanitários.

No Castelinho

Os encontros na unidade assumida pelo Instituto no início do ano, têm acontecido, temporariamente, em datas diferentes das demais, pois ainda estão sendo alinhados os conceitos de missão, visão e valores.

A reunião teve início com um momento de memória das mais de 550 vítimas da Covid-19, conduzida por Larissa Borges e Marcos Roberto, da Equipe de Pastoral. 

O momento seguiu com a partilha das intenções dos educadores

Na sequência, foi abordado o sistema preventivo de Dom Bosco e o caderno de identidade.

Houve, ainda, a apresentação da equipe da Aliança Verde – Don Bosco Green Alliance (DBGA), que pela primeira vez realizou uma formação presencial e dialogou sobre a necessidade de redução do consumo de plástico para preservação do meio ambiente. 

Na parte da tarde, a equipe foi contemplada por uma roda de conversa com o Padre Rafael Galvão, SDB, Delegado Inspetorial da Animação Vocacional e Missionária. 

“Eu amei esse momento! Achei sensacional a forma que ele (Padre Rafael) manteve o diálogo -, agregando a parte espiritual e profissional com as nossas experiências e a dos educandos do dia a dia. Fica mais palpável e prático a forma de lidar com as situações”, declarou Jéssica Gomes, Assistente Técnica do Centro para Juventude Castelinho. 

No Bom Retiro e Vila Paulistana

Também para conscientizar sobre o cuidado com o meio ambiente e a diminuição no consumo de descartáveis, os educadores das unidades do Bom Retiro e Vila Paulistana receberam uma squeeze personalizada com os logos do IDB e DBGA. 

Neste encontro, o Padre Hélio Espinula, Diretor Presidente do Instituto deu início as atividades que seguiram com mais um momento de homenagem às pessoas vitimadas pela pandemia e preces pessoais, mediado pela Equipe de Pastoral: André Naccarato, Paula Macedo, Maria Clara Leme, Larissa Borges, Vinícius Trindade e Marcos Roberto.

O dia continuou com o planejamento sobre a retomada das atividades presenciais no Centro para Crianças e Adolescentes, Programa Vida Melhor, CCA PROVIM e Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) e avaliação do que vem sendo realizado por esses projetos. Nesse momento, o Padre William Lima compartilhou sua experiência e desafios como missionário em Angola e das diferentes realidades existentes ao redor da obra social.

A Equipe de Pastoral colaborou, ainda, com outro momento meditativo, onde os participantes puderam expor situações que dificultam a permanência de suas missões. 

Por fim, foi reforçado quais protocolos sanitários deverão ser cumpridos e a importância da vacinação contra a Covid-19.

Durante a Parada no Bom Retiro, a Banda IDB formada por: André Reis, Bruna Miranda, Marcos Paulo e Marcos Ribeiro animou os participantes.

Em ambas as unidades, o encontro foi encerrado com a celebração dos aniversariantes.  

Por: Comunicação Instituto Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: