Abade beneditino pregará Retiro espiritual ao Papa e à Cúria Romana
01/03/2019Como ser feliz agora, mesmo quando você não tem tudo
01/03/2019
Com a chegada da Quaresma, na próxima Quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, a Igreja no Brasil inicia a Campanha da Fraternidade que este ano traz como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. (Is 1,27).
Este ano, a temática traz uma reflexão de como as políticas públicas impactam a vida cotidiana das pessoas. Além disso, é um momento de mostrar a realidade e chamar a atenção de que ainda é preciso lutar por garantias de direito para a população, em especial, as mais pobres.
Nesse contexto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou um documentário sobre a CF 2019 que apresenta explica o processo e o ciclo das políticas e apresenta experiências da própria Igreja com ações concretas que fazem diferença na vida de milhares de pessoas que tanto necessitam.
O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, faz um convite aos cristãos que reflitam e se engajem na luta por uma sociedade justa:
“Somos convidados a refletir uma realidade nossa. Vamos participar, vamos refletir, vamos rezar essa realidade para que assim nós ajudemos a ter um Brasil mais justo, mais fraterno baseado no direito e na justiça”, ressalta.
O documentário, que tem dois blocos, será veiculado nas principais emissoras de TVs de inspiração católica do país. O material que tem 11 minutos de duração traz ainda depoimentos de especialistas e lideranças religiosas que trabalham em prol da justiça social e mostra a realidade de comunidades que são beneficiadas com essas ações.
“É importante lembrarmos que as polícias públicas são a maneira com que o Estado efetiva ações em nome do bem público, destaca a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)”, Elisabetta Recine, ex-presidente do extinto Consea.
Desde a criação da CF, em 1964, já se passaram 55 anos buscando despertar nas pessoas o senso de justiça social, de fraternidade e de amor ao próximo. Ela nasceu no contexto do Concílio Vaticano II, que iniciou um tempo de renovação na Igreja, trazendo muitas luzes para todas as realidades da Igreja. A cada ano, a Igreja no Brasil escolhe uma temática que ajuda as comunidades e toda a sociedade civil a ampliar sua reflexão sobre o tema em questão.
Confira a lista com as datas e horários de exibição do documentário nas emissoras de TV
TV Evangelizar – 01/03 às 16h15 e reapresentação dia 02/03 às 9h30
TV Imaculada – 02/03 às 17h30
TV Aparecida – 03/03 às 23h
TV Horizonte – 03/03 às 18h15
TV Canção Nova – 05/03 às 17h35
Via CNBB