Festa da Exaltação da Santa Cruz
13/09/2015A Música Litúrgica: 3ª Reflexão
24/09/2015- Festa, Cor Vermelha , Gl, Prefácio dos Apóstolos
- Ofício Festivo próprio
- Tempo Comum
- 1ª Leitura – (Ef 4,1-7.11-13)
- Salmo – Salmo 18
- Evangelho – (Mt 9,9-13)
INTROITO: Ide e de todas as nações fazei discípulos, diz o Senhor, batizando-os e ensinando-os a observar todos os mandamentos que vos dei (Mt 18,19s).
COMUNHÃO: Eu não vim chamar os justos, e sim os pecadores, diz o Senhor (Mt 9,13).
A FESTA De São Mateus é celebrada nesta segunda-feira, 21/09, nas missas às 7:00 e às 19:30, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.
——————————————————————————————————————————————————-
A Festa de São Mateus é celebrada nesta segunda-feira. A cor litúrgica é vermelha, o hino de louvor deve ser cantado com alegria. Há apenas uma leitura, o salmo e o evangelho, além do prefácio eucarístico dos Apóstolos.
Evangelista
Mateus é tido como o redator do primeiro Evangelho do cânone. Desde o início do século passado, pesquisadores da bíblia tem encontrado evidencias de seu Evangelho ser, na realidade, um pseudo-epígrafe. Um Evangelho de autoria desconhecida, dada a outro autor. O Evangelho mais antigo não seria o de Mateus, mas sim o de Marcos.
De acordo com pesquisas atuais, os textos de Mateus e Lucas teriam baseado-se em algumas fontes anteriores, no caso de Mateus, o misterioso Evangelho dos Hebreus, escrito perdido, que sobreviveu, em partes, por citações dos pais da Igreja. A tradição de Mateus viria do Evangelho dos Hebreus, mas também da famosa Fonte Q, do próprio Marcos e de uma fonte comum a Lucas. Estas conclusões aparecem, pois há relatos comuns aos evangelistas. Há relatos descritos nos três evangelhos sinóticos, outros descritos por duplas: (Mateus e Marcos), (Lucas e Mateus) e (Marcos e Lucas).
A Fonte Q compõe grande parte da tradição dos Evangelhos Sinóticos (Marcos, Mateus e Lucas) e um de seus possíveis remanescentes seria o controvertido Evangelho de Tomé.
Por Thiago – Cantinho da Liturgia
São Mateus – Portal Paulus
A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: “Segue-me” deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã!
Mateus era um rico coletor de impostos e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Encontramos no Evangelho de São Lucas a pessoa de Mateus que prepara e convida o Mestre para a grande festa de despedida em sua casa. Assim, uma numerosa multidão de publicanos e outros tantos condenados aos olhos do povo, sentaram-se à mesa com ele e com Àquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores. Chamando-os à conversão e à vida nova.
Por isso tocado pela misericórdia Daquele a quem olhou e amou, no silêncio e com discrição, livrou-se do dinheiro fazendo o bem.
É no Evangelho de Mateus que contemplamos mais amplamente trechos referentes ao uso do dinheiro, tais como:“Não ajunteis para vós, tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem.” e ainda:“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”
Com Judas, porém, ficou o encargo de “caixa” da pequena comunidade apostólica que Jesus formava com os seus. Mateus deixa todo seu dinheiro para seguir a Jesus, e Judas, ao contrário, trai Jesus por trinta moedas!
Este apóstolo a quem festejamos hoje com toda a Igreja, cujo significado do nome é Dom de Deus, ficou conhecido no Cristianismo nem tanto pela sua obra missionária no Oriente, mas sim pelo Evangelho que guiado pelo carisma extraordinário da inspiração pôde escrever, entre 80-90 na Síria e Palestina, grande parte da vida e ensinamentos de Jesus. Celebramos também seu martírio que acabou fechando com a palma da vitória o testemunho deste apóstolo, santo e evangelista.
São Mateus, rogai por nós!
——————————————————————————————————————————————————-
- Festa, Cor Vermelha , Gl, Prefácio dos Apóstolos
- Ofício Festivo próprio
- Tempo Comum
- 1ª Leitura – (Ef 4,1-7.11-13)
- Salmo – Salmo 18
- Evangelho – (Mt 9,9-13)
1ª Leitura
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos em guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.
4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. 7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres.12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.
Responsório
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!
— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia!
— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz!
Evangelho
R. ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.
V. A vós, ó Deus louvamos, a vós, Senhor cantamos, vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos. R — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus.
10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”
12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes.13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.