Rede Eclesial Pan-Amazônica se reúne em Bogotá em novembro
30/10/2015Sociedade se mobiliza para ajudar refugiados em São Paulo
30/10/2015“Espero que o CELAM seja cada vez mais partícipe, amparo e ímpeto irradiante do movimento evangelizador a todos os ambientes e confins”: estes são os votos do Papa Francisco ao Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), nos 60 anos de sua fundação. Para recordar a data, o Pontífice recebeu em audiência na manhã de sexta-feira (30/10) a presidência da entidade.
Na mensagem, Francisco ressalta que é importante que nossas comunidades sejam “casa e escola de comunhão”, e “ajudem a manter sempre viva na Igreja latino-americana a paixão por nossos povos, a assunção de seus sofrimentos e a capacidade de discernimento cristão das vicissitudes de sua história presente, para abrir caminhos de maior igualdade, paz e justiça”.
Para o Pontífice, a prioridade do CELAM deve ser a conversão pastoral e missionária. E a abertura do Jubileu extraordinário da Misericórdia será um acontecimento de graça em que a entidade poderá prestar um serviço fundamental de animação, intercâmbio e celebração.
Ao conceder sua bênção a todos os membros e colaboradores do CELAM, e a todo o episcopado latino-americano e caribenho, Francisco deposita todos esses propósitos no manto de Nossa Senhora de Guadalupe, para que, por sua intercessão, Jesus “suscite sempre novos e mais santos discípulos missionários em nossas igrejas, e mais valentes construtores de paz e justiça em nossas nações”.
Integram a presidência do CELAM o Cardeal colombiano Rubén Salazar Gómez (Presidente); Dom Carlos Maria Collazzi Irazàbal, (Primeiro Vice-Presidente – Uruguai); Dom José Belisário da Silva (Segundo Vice-Presidente – São Luís do Maranhão); Dom Juan Espinoza Jiménez (Secretário-Geral – México); Card. José Luis Lacunza Maestrojuán, (Presidente para os Assuntos Econômicos – Panamá); Padre Leonidas Ortiz Losada, (Secretário-Geral Adjunto).
Por Rádio Vaticano