ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL – 17 de dezembro Advento
17/12/20164º DOMINGO Advento
18/12/2016
FOLHETO DE MÚSICAS DO ADVENTO (CLIQUE AQUI)
TEMPO DO ADVENTO
MISSA DE NATAL (CLIQUE AQUI e confirme sua participação em nossa página no Facebook – No dia 24/12, faremos uma breve preparação espiritual, a partir das 19h45, meditando as leituras que antecipam a vinda do salvador, para darmos início à missa de Natal, às 20h. Convidamos a todos para participarem desta celebração de preparação!
- Ferial da Semana Santa do Natal, Cor Roxa, Prefácio do Advento II
- Ofício das grandes antífonas do Advento
- Advento
- 1ª Leitura – (Gn 49,2.8-10)
- Salmo – Salmo 71
- Evangelho – (Mt 1,1-17)
INTROITO: Alegrem-se os céus e exulte a terra, porque o Senhor nosso Deus virá e terá compaixão dos pequeninos (Is 49,13).
Oração: Ó Deus, criador e redentor do gênero humano, quisestes que o vosso Verbo se encarnasse no seio da Virgem. Sede favorável à nossa súplica, para que o vosso Filho unigênito, tendo recebido nossa humanidade, nos faça participar da sua vida divina. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
COMUNHÃO: Eis que vem o desejado de todas as nações: ele encherá de glória a casa do Senhor (Ag 2,8).
O Advento é um tempo de duração variável, pois dependerá do dia em que o Natal ocorre na semana (domingo, segunda, etc). A cada ano, a partir do dia 17 de dezembro, suspendemos a liturgia corrente da semana (3ª semana do Advento) e celebramos a Semana Santa do Natal, período equivalente à semana Santa da Páscoa. O 4º domingo do Advento está localizado em um destes dias e equipara-se ao Domingo de Ramos, como situação imediatamente anterior ao acontecimento definitivo.
Ontem (sexta-feira – 16/12) celebramos a liturgia da 3ª Semana do Advento. Hoje, no lugar de celebrarmos o sábado da respectiva semana, tomamos a liturgia ferial solene do dia 17 de dezembro. Neste período, costuma-se cantar as “Grandes Antífonas”, ou “Antífonas do Ó”. Emprestadas da liturgia das horas da Semana Santa do Natal, a Novena de Natal utiliza estas antifonas, como forma de ampliar a preparação ao Natal e exibir, aos fiéis, um pouco do Ofício Divino (Liturgia das Horas).
A diferença entre a Novena de Natal e a Semana Santa do Natal ocorre na duração de cada uma, pois a novena conta com 9 dias, e a Semana Santa, com 7 dias. Nos dois dias iniciais, duas novas antífonas foram acrescentadas, mas a partir do dia 17 de Dezembro, a letra cantada na Novena corresponde à da liturgia das horas daquele dia.
Observe que o título “Ó, Sabedoria”, “Ó, Adonai”, etc, aparecem na proclamação do Evangelho nesta semana santa.
Primeira Leitura
Leitura da Livro do Profeta Isaías.
Leitura do Livro do Gênesis.
Naqueles dias, 2Jacó chamou seus filhos e disse: “Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará?
10O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Responsório
— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância para sempre.
— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
— Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.
— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
— Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!
Evangelho
R: Aleluia, aleluia, aleluia.
V:. Ó sabedoria do altíssimo, que tudo determina com doçura e com vigor: oh, vem nos ensinar o caminho da prudência!
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.