Pe. Reginaldo Manzotti: não podemos ser católicos pela metade
25/03/2019Vaticano publica programa da viagem do Papa Francisco à Romênia
26/03/2019
Acredite, é possível viver sem colocar olho grande naquilo que é do outro. Ou exterminamos a inveja ou ela destrói os relacionamentos e os ambientes, porque ela mata.
Existe dentro do ser humano o desejo de possuir algo, de ter coisas que o satisfaçam, e esse desejo é bom. Mas quando a inveja entra em cena, é prejudicial e não faz bem, pois é um pecado capital. O significado da palavra inveja é: sentimento de desgosto ou ódio em face da felicidade ou da prosperidade de alguém, desejo de possuir o que é da outra pessoa, ciúme, cobiça, medição de força.
Exame de consciência
Os exames de rotina são importantíssimos para a saúde do homem e da mulher em todas as fases da vida, e para muitas pessoas esse procedimento já se tornou um hábito. Claro que cuidar da saúde é fundamental, então, é importante ampliar o cuidado com o corpo humano. Sempre é bom fazer um exame de consciência para perceber se a inveja está na nossa mente, no nosso olhar e no coração. Afinal, é muito triste quando percebemos que o desejo invejoso nos deixa tristes por ver alguém feliz.
Você se alegra ou se entristece com as conquistas do próximo?
Qual é a sua reação diante das conquistas dos outro? Você se alegra ou isso lhe causa tristeza? Decidir por exterminar a inveja significa viver melhor. Precisamos vencê-la por meio do direcionamento de Deus: não cobiçar as coisas alheias. Assim, colocamos em ordem o nosso interior e experimentamos que se alegrar com as conquistas do outro faz bem para o nosso coração, e os ambientes melhoram.
A partir do momento que nos alegrarmos com as vitórias do outro, venceremos a inveja. Sim, tem jeito de viver sem invejar alguém!
Por Cleto Coelho – missionário da Comunidade Canção Nova, via Canção Nova