Ave Maria Cheia de Graça, o Senhor está contigo! (Lc 1,28)
20/05/2021Participe da novena dedicada à Nossa Senhora Auxiliadora
20/05/2021Por Aline Amorim – Pascom
“Apareceram, então, umas línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo” (At 2,3).
Pentecostes ou Festa do Divino é a celebração que acontece 50 dias depois do domingo de Páscoa, e sete dias após a celebração da Ascensão de Jesus. Maria e os apóstolos estavam reunidos no Cenáculo, em Jerusalém (local historicamente importante, pois ocorreu a Última Ceia e a vinda do Espírito Santo) quando sentiram um forte vento, e conta-se que línguas de fogo sopraram sobre eles, e ficaram cheios do Espírito.
Um dos símbolos dessa celebração é a visita da bandeira do Divino, feita pelos devotos, onde várias casas são visitadas e recebem a bandeira, arrecadando doações para serem entregues posteriormente às famílias necessitadas. Fitas são amarradas na ponta da bandeira em sinal de agradecimento por uma graça alcançada ou por um pedido especial.
Acredita-se que esse costume teve origem na promessa da rainha Isabel de Aragão, por volta de 1320. A Rainha teria prometido ao Divino Espírito Santo peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto da coroa, que é o símbolo do Divino Espírito Santo, arrecadando donativos em benefício da população pobre, caso o esposo, o rei D. Dinis, fizesse as pazes com seu filho legítimo, D. Afonso, herdeiro do trono. De acordo com os documentos, D. Isabel não se conformava com o confronto entre pai e filho legítimo em vista da herança pelo trono, pois era desejo do rei que a coroa portuguesa passasse, após sua morte, para seu filho bastardo, Afonso Sanches. Diante do conflito, a rainha Isabel passou a suplicar ao Divino Espírito Santo pela paz entre seu esposo e seu filho. A interferência da rainha teria evitado um conflito armado, denominado a Peleja de Alvalade.
Os dons do Espírito
Os dons do Espírito são as graças de Deus que nos auxiliam para crescermos e nos desenvolvermos na virtude e perfeição de uma vida cristã, eles são: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus. Para clamar por esses dons podemos rezar a seguinte oração:
Vinde, Espírito Santo,
E dai-nos o dom da sabedoria,
Para que possamos avaliar todas
As coisas à luz do Evangelho
E ler nos acontecimentos da vida
Os projetos de amor do Pai.
Dai-nos o dom do entendimento,
Uma compreensão mais
Profunda da verdade,
A fim de anunciar a salvação
Com maior firmeza e convicção.
Dai-nos o dom do conselho,
Que ilumina a nossa vida
E orienta a nossa ação segundo
Vossa Divina Providência.
Dai-nos o dom da fortaleza.
Sustentai-nos, no meio de tantas
Dificuldades, com vossa coragem,
Para que possamos
Anunciar o Evangelho.
Dai-nos o dom da Ciência,
Para distinguir o único necessário
Das coisas meramente importantes.
Dai-nos o dom da piedade,
Para reanimar sempre mais
Nossa íntima comunhão convosco.
E, finalmente, dai-nos o dom do
Vosso santo temos,
Para que, conscientes de
Nossas fragilidade,
Reconheçamos a força de vossa graça.
Vinde, Espírito Santo, E dai-nos um novo coração.
Amém.